Governo canadiano vai introduzir uma sobretaxa de 100% a todos os automóveis elétricos fabricados e importados da China a partir de 1 de outubro. Os híbridos, os híbridos Plug-In e os modelos equipados com pilhas de combustível (Fuel Cell) também não escapam.
Muito tem sido escrito sobre as taxas adicionais a aplicar aos veículos produzidos e importados da China, sendo o Canadá o mais recente país a expor a sua visão perante a situação. De acordo com a notícia avançada pela agência Reuters, o Canadá prepara-se para aplicar uma taxa de 100% sobre os automóveis elétricos chineses, bem como uma sobretaxa sobre matérias-primas como o aço ou alumínio importadas do mesmo país. De acordo com um membro do governo citado na notícia, as medidas serão aplicadas já a partir de 1 de outubro.
Esta sobretaxa aplica-se a qualquer veículo com motor elétrico de propulsão, seja autocarro, camião ou ligeiro de passageiros
A lista de veículos sobre os quais será aplicada a sobretaxa inclui qualquer veículo que inclua um motor elétrico como meio de propulsão, seja um autocarro, camião ou automóvel de passageiros. E nem os automóveis Tesla vão escapar. “Trata-se de uma sobretaxa de 100% sobre todos os veículos elétricos fabricados na China. Se as empresas que atualmente fabricam veículos na China optarem por transferir a sua produção para um país diferente, deixarão de ser abrangidas por esta taxa”, disse um funcionário do governo canadiano à Reuters.
No que diz respeito às matérias-primas, cuja importação incluirá uma sobretaxa de 25%, depois do alumínio e do aço, componentes como os chips eletrónicos e células fotovoltaicas poderão ser os próximos alvos do governo liderado pelo Primeiro-Ministro Justin Trudeau: “Penso que todos sabemos que a China não está a jogar pelas mesmas regras. As taxas aduaneiras serão impostas a partir de 1 de outubro.”
コメント