top of page

Caixa manual: fim cada vez mais próximo

Entre a eletrificação e a opção automática, o número de automóveis com caixa manual tem vindo a diminuir significativamente ao longo dos últimos anos, conclui estudo britânico.



A oferta de automóveis com caixa manual reduziu-se substancialmente ao longo dos últimos seis anos, preconizando dessa forma um cenário de extinção de larga escala deste tipo de tecnologia em virtude não só da adoção de caixas automáticas cada vez mais avançadas, mas também da própria eletrificação, que dispensa este tipo de solução.

 

De acordo com um estudo elaborado pela CarGurus, site britânico de compra e venda de automóveis usados, a quantidade de automóveis novos lançados nos últimos seis anos com caixa manual decaiu grandemente, existindo uma redução de mais de metade (-55%) quando analisados os lançamentos das 30 marcas mais populares no Reino Unido.



Assumindo que estes dados referem-se apenas ao Reino Unido, não é difícil perceber que também são, em larga medida, adaptáveis ao mercado europeu, uma vez que a grande maioria dos fabricantes têm estratégias de produto semelhantes entre os dois mercados – o europeu e o britânico.   Desta forma, a análise da CarGurus mostra que apenas 89 modelos novos podem ser comprados com caixa manual em 2024, uma redução de 55% face aos 197 modelos que se podiam comprar com caixa manual em 2016 (mantendo-se esse número constante até 2018).

 

Porém, a partir de 2019, o número de automóveis novos de caixa manual começou a cair e, atualmente, apenas estão disponíveis 89 modelos com caixa manual no Reino Unido. E a extinção pode acontecer ainda este ano. O CarGurus indica que, mantendo-se o ritmo atual de eliminação dos carros de caixa manual, esta tecnologia pode deixar de existir em 2029, pelo menos em larga escala. Alguns modelos de nicho poderão ainda ter caixa manual, sobretudo para os mais puristas da condução.



Volkswagen é a que oferta tem 

Ainda que algumas marcas já não disponham no seu catálogo de modelos com caixas manuais, como a Volvo, Mercedes-Benz, Jaguar, Ferrari ou Lexus, outras destacam-se por uma oferta ainda com alguma escolha.

 

O destaque é dado à Volkswagen, marca que disponibiliza 10 modelos novos com opção de caixa manual (Amarok, Caddy California, Golf, Polo, Taigo, T-Cross, Tiguan, Touran, Transporter e T-Roc), enquanto a Ford e a Hyundai oferecem seis opções cada uma (Ecosport, Fiesta, Focus, Kuga, Puma e Ranger na marca americana e Bayon, i10, i20, i30, Kona e Tucson na marca sul-coreana).

 

Outras, ainda, oferecem uma escolha bastante limitada, como a Jeep (Avenger), Land Rover (Evoque), MINI e Honda (Civic Type R), com um modelo novo cada uma.



“Entre a crescente procura de automóveis com caixa de velocidades automática por parte dos consumidores e a rápida expansão dos novos modelos de veículos elétricos que chegam ao mercado, podemos estar a aproximar-nos do fim da estrada para a caixa de velocidades manual”, afirma Chris Knapman, diretor da CarGurus U.K., referindo-se a estes dados.


“Historicamente, as caixas de velocidades manuais têm sido favorecidas pelo seu custo mais baixo em comparação com as automáticas, bem como pela sua natureza mais reativa e maior economia de combustível. No entanto, as atualizações tecnológicas significam que muitas das caixas automáticas modernas são, pelo menos, tão eficientes como uma alternativa manual e muito mais reativas do que os sistemas instalados em anos passados”, complementa.



Os destaques por segmento 

A CarGurus faz ainda uma seleção dos melhores modelos de caixa manual por segmento. Para os citadinos, elege o Kia Picanto pela competência de condução, equipamento e funcionalidade, enquanto nos utilitários a escolha recai sobre o SEAT Ibiza pela combinação de bons atributos na economia, versatilidade e condução. Nos SUV-B, o Ford Puma é a escolha pela condução de sensação desportiva, mas também pelo espaço a bordo, ao passo que no segmento acima, é o Skoda Karoq a receber a eleição do CarGurus, baseando-se na eficiência, equipamento e habitáculo espaçoso.

 

A carrinha Skoda Octavia é eleita para o segmento dos automóveis grandes para a família, sobretudo pelo espaço e funcionalidade a bordo, ao passo que o Dacia Jogger é eleito o SUV de grandes dimensões (o que não deixa de ser estranho uma vez que o Jogger não é, propriamente um SUV).



 Outra escolha inusitada é a do Honda Civic Type R para familiar compacto médio, já que, embora esteja nessa classe em termos de dimensões, o Civic Type R é claramente um modelo desportivo de caixa manual. No âmbito dos desportivos, é o Mazda MX-5 que é eleito pelo CarGurus como o melhor com caixa manual. 

 

Outro modelo a ter em conta na abordagem às caixas manuais é o Ford Ranger, segundo o CarGurus.

 

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page