Citroën C5 Aircross Concept prevê futuro modelo de estilo SUV da marca francesa, C5 Aircrossenaltecendo o foco no conforto e nas tecnologias de ponta. O desenho deste protótipo também valida a nova filosofia estética da companhia, com a Citroën a descrever este protótipo como um modelo de carácter forte.
Confiando que os automóveis de estilo SUV irão manter a sua supremacia nos mercados globais, a Citroën revelou no recente Salão Automóvel de Paris (Mondial de l’Auto Paris 2024) o C5 Aircross Concept, um estudo que exprime a visão do que poderá ser o próximo modelo da marca dentro do segmento SUV no cruzamento entre os segmentos C e D.
Concebido sobre a plataforma STLA Medium do Grupo Stellantis, o C5 Aircross Concept poderá integrar diferentes unidades motrizes, pelo que poderá ser comercializado em versões elétricas, híbridas e até apenas de combustão, consoante as necessidades. Não obstante, o seu desenho foi “esculpido” para uma elevada eficiência aerodinâmica, com superfícies fluidas e traseira prolongada, num conjunto que mede 4,65 metros de comprimento (mais 15 cm do que o atual C5 Aircross) e 1,66 metros de altura.
Na frente, a extremidade do capot é rebaixada, demarcando-se pela nova assinatura luminosa de três pontos em contraste com os aspetos técnicos da grelha e dos faróis. Já na traseira, o tejadilho aparenta uma linha descendente, mas “entrecortada” pela porta da bagageira muito vertical. Outro aspeto destacado são as luzes traseiras “Citroën Light Wings”, recortadas e embutidas para orientar o fluxo de ar. A faixa preta no portão da bagageira foi elevada para dar ao automóvel uma presença mais larga.
Conforto e espaço de mãos dadas
No interior, a marca francesa promete espaço bastante amplo e esconde outras inovações, embora a Citroën não tenha revelado quais são essas mesmas novidades. No entanto, a marca do “double chevron” revela que foi concebido um “espaço de bem-estar no espírito de um lounge, onde os cinco ocupantes poderão relaxar e viajar com toda a serenidade”.
A plataforma STLA Medium permitirá também aos clientes beneficiar de uma série de ajudas à condução e de uma interface de conectividade e de infoentretenimento de última geração.
Embora não tenha passagem à produção confirmada, a Citroën deixa no ar a ideia de que este modelo poderá mesmo ser um dos novos lançamentos da marca, já que, em relação ao interior, aponta que as novidades do interior, as quais forma mantidas em segredo, são para “descobrir em 2025”.
Comments