O desportivo de 1300 cv de potência consegue atingir os 390 km/h e acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 2,36 segundos. Mas o Yangwang U9 também se destaca pelos atributos de condução autónoma e pela sua capacidade de saltar por cima de buracos na estrada e de espigões, conforme demonstra a BYD no seu vídeo mais recente.
Concebido como um desportivo 100% elétrico e altamente avançado, o Yangwang U9, pertence à marca “premium” da BYD, está a ser desenvolvido para quebrar várias barreiras na indústria automóvel, indo além dos meros atributos de desempenho.
Dispondo de quatro motores elétricos para uma potência combinada de 1300 cv (960 kW) e 1680 Nm de binário, o Yangwang U9 tem por base a plataforma mais recente e4 da BYD e apresenta sistemas avançados como a suspensão Disus X, o qual lhe dá a possibilidade de circular em três rodas ou, como no vídeo recém-lançado, saltar a 120 km/h por cima de buracos e de espigões dispostos na estrada.
O desportivo elétrico consegue saltar por cima dos obstáculos graças à sua suspensão adaptativa pneumática em associação aos sistemas de condução autónoma.
No vídeo, o U9 é mostrado – numa combinação de imagens reais e de trabalho CGI – a acelerar de forma autónoma até aos 120 km/h, sendo a essa velocidade que salta por cima de um buraco com 2,5 metros de comprimento e, também, por cima de um conjunto de espigões com 3,5 cm de altura. Um terceiro obstáculo, um monte de terra colorido, assume-se como o último desafio a superar pelo Yangwang U9. A distância até ao primeiro obstáculo – o buraco com água – é de 200 metros, estando os outros separados por 180 metros.
Também veloz
O Yangwang U9 também não desaponta nas prestações, com o modelo de 1300 cv a acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 2,36 segundos. Mas, ao longo dos últimos meses, este modelo também se destacou por dois registos capazes de impressionar, realizados na Alemanha.
Em novembro, o U9 efetuou uma volta ao circuito de Nürburgring, conhecido como “Inferno Verde”, em 7:17.9 m, e no Centro de Testes Automóveis de Papenburg, atingiu a velocidade impressionante de 391,94 km/h. Oficialmente, o Yangwang U9 tem uma velocidade de ponta de 309,19 km/h.
O U9 foi lançado na China em fevereiro de 2024 por um preço de 1.68 milhões de renmimbi (cerca de 220 mil euros), com as primeiras entregas a decorrerem em agosto.
Comments