top of page
Logotipo | e-auto

BYD explora lítio no Brasil

Construtor chinês, de acordo com diversas fontes, adquiriu o direito de exploração de lítio em duas localizações no Brasil.



A BYD garantiu os direitos de exploração mineira de dois locais com grandes depósitos de lítio no Brasil. A notícia carece ainda de confirmação oficial, mas a Reuters avança que, desta forma, o gigante chinês terá assim entrado no setor na exploração mineira naquele que é o seu maior mercado fora da China.


De acordo com a notícia, o negócio prevê a exploração de lítio numa área de cerca de 852 hectares no Brasil, perto da cidade de Coronel Murta, no estado de Minas Gerais, zona igualmente conhecida como o “vale do lítio”. A BYD não é a única empresa com interesse em realizar exploração mineira naquela zona. A empresa norte-americana Atlas Lithium também já terá demonstrado interesse em fazê-lo.



Recorde-se que o Brasil é um mercado de extrema relevância para a BYD. A marca chinesa está a construir três unidades de produção numa antiga zona industrial da Ford na Estado da Bahia: uma para automóveis elétricos e híbridos, outra para autocarros e camiões elétricos e a terceira para o processamento de lítio e fosfato de ferro com destino ao mercado internacional.


No entanto, a BYD já produz chassis para automóveis elétricos em Campinas, no Estado de São Paulo, bem como opera uma fábrica de baterias em Manaus. Tudo indica que a nova unidade de produção automóvel irá entrar ao serviço com uma capacidade de produção anual de 150 mil automóveis, mas com potencial para a duplicar.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page