Apresentado no México, o Shark (tubarão, traduzindo do inglês para o português) introduz a chinesa BYD em segmento muito popular no mercado americano. Na primeira "pick-up" da marca, motorização híbrida Plug-In. A promessa é de capacidades fora de estrada acima da média associadas associadas a níveis invulgares de eficiência.
A marcha de expansão da Build Your Dreams (BYD) não abranda. Prova-o a apresentação de automóvel novo no mercado americano, o Shark, que teve lugar no México. A primeira "pick-up" da marca chinesa especializada em automóveis eletrificados e elétricos, consolida a tendência de atribuição de nomes inspirados nos oceanos e na vida marinha (Ocean, Seal e Dolphin), e foi desenvolvida com o objetivo de propor muita versatilidade dentro e fora de estrada com consumos de combustível moderadíssimos.
O Shark aproxima-se dos 5,5 m de comprimento: A distância entre eixos é de 3,260 m. Na "pick-up", capacidade de carga acima da média e cinco lugares
O desenho é de Wolfgang Egger, responsável de "design" da BYD, que decidiu inspirar-se tanto na agilidade como no comportamento dominante dos tubarões. Na frente, destaque para as luzes LED e o logótipo tridimensional da marca em posição suspensa, o que explica a imagem robusta da dianteira do Shark. Atrás, abordagem ainda mais moderna aos grupos óticos, enquanto a denominação da marca aparece destacada na porta da caixa de carga.
O Shark baseia-se na plataforma DMO da BYD, nome que evoca o conceito “DM” de “Dual Mode” (leia-se híbrido). Já o “O” remete para “off-road”, o que denuncia as capacidades do automóvel para a condução fora de estrada, qualidades que resultam da disponibilidade de sistema inteligente de tração integral, bloqueio de diferencial virtual, altura ao solo elevada e três modos de ação: Areia, Lama e Neve. A marca chinesa anuncia até 1450 kg de capacidade de carga e 2500 kg de reboque.
O sistema híbrido Plug-In da "pick-up" associa motor 1.5 turbo a gasolina (231 cv, 310 Nm) no eixo dianteiro a motor elétrico (150 kW/204 cv, 340 Nm) no traseiro. A potência combinada supera os 430 cv, o que explica a aceleração 0-100 km/h em 5,7 s. A velocidade máxima encontra-se limitada a 160 km/h.
O consumo médio homologado é de 7,5 l/100 km, enquanto a autonomia do modo EV (WLTP) atinge os 100 km, graças à bateria com 30 kWh de capacidade que pode carregar-se com potências até 40 kW (DC). Assim, 30 a 80% da capacidade de armazenamento recuperada em 20 minutos.
Interior tecnológico
O desenho do interior, da autoria de Michele Jauch Paganetti, combina a funcionalidade deste tipo de automóveis com a modernidade estética associada aos estilos de vida mais aventureiros. O painel de instrumentos digital tem um ecrã LCD de 10,25''. Complementa-o um sistema Head-Up Display de 12''.
Ao centro, como já é hábito, o destaque recai no ecrã tátil de 12,8'' com comandos por voz, sistema de infoentretenimento de nova geração e, ainda, conectividade com Android Auto e Apple CarPlay.
O Shark deverá comercializar-se noutros países do continente americano, de Norte a Sul, considerando a popularidade do formato no lado de lá do Atlântico. De acordo com várias fontes da indústria, em Detroit (EUA), a cidade de Chrysler, Ford e General Motors, teme-se o sucesso da primeira "pick-up" da BYD!...
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