top of page
Logotipo | e-auto

BYD “ataca” Tesla Model Y

Atualizado: 7 de out. de 2024

Chama-se Sealion, tem formato de SUV Coupé, baseia-se numa variante nova (3.0 Evo) da plataforma elétrica da BYD e é apresentado como rival do automóvel mais vendido na Europa em 2023! No Mondial de l’Auto, entre os dias 14 e 20, estreia na Europa…



A BYD ainda comemora a produção de nove milhões de automóveis, mas a marca chinesa já está de olho na edição de 2024 do Mondial de l’Auto, certame em Paris, França, entre os dias 14 e 20, que o fabricante escolheu para a estreia europeia do Sealion, SUV Coupé apresentado com concorrente do Tesla Model Y, o carro mais vendido no Velho Continente em 2023!


O SUV Coupé é o automóvel mais avançado tecnologicamente da BYD

 

O SUV Coupé é o automóvel mais avançado tecnologicamente da BYD, desde logo por assentar na variante de ponta da plataforma 3.0 (recebe a designação de Evo), que tem a particularidade de permitir recarregamentos mais rápidos das baterias, por admitir potências até 240 kW (corrente contínua). Na Europa, posicionamento abaixo do topo de gama Tang, na mesma categoria do Seal U, SUV que os chineses propõem quer como elétrico, quer como híbrido Plug-In.


No mercado chinês, onde é proposto sob a designação de Sealion 7, o SUV Coupé conta com dois pacotes de baterias LPF (combinação química de fosfato de lítio e ferro), com 72 kWh e 81 kWh de capacidade, ambos produzidos pela BYD. No ciclo de homologação chinês, a segunda permite até 610 km de condução entre cargas. Neste automóvel, a BYD também propõe tecnologia de recarregamento inovadora, por permitir a utilização simultânea de dois carregadores – e, assim, até 500 kW de potência máxima carregamento!



A versão básica do Sealion 7 apresenta-se com motor traseiro de 230 cv, existindo, ainda, modelo mais potente (308 cv) com a mesma configuração técnica. No topo de gama, SUV Coupé com motores nos dois eixos e 523 cv (arranque 0 a 100 km/h em 4,2 s, de acordo com o fabricante). Este automóvel mede 4,830 m. Por isso, no “frente a frente” com o Tesla Model Y, é 80 mm mais comprido.

 

Em Paris, no Mundial de l’Auto, outro SUV novo na área de exposição da BYD: o U8 com motorização híbrida Plug-In comercializado pela divisão de luxo Yangwang. A expetativa é de que o fabricante anuncie planos para a introdução desta marca na Europa. Nos primeiros nove meses do ano, apenas a Tesla entregou mais elétricos do que a empresa chinesa, que vendeu um total de 1.119.579 automóveis (23.878 na Europa, de janeiro a agosto, 217% mais do que mesmo período de 2023!).

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page