O foco da marca chinesa na eletrificação estende-se aos veículos pesados para transporte de passageiros. Maior operador de transportes públicos elétricos do Uruguai adquiriu uma centena de autocarros com 12 metros à BYD.
A Cutcsa, a maior empresa de transportes públicos elétricos do Uruguai, adquiriu 100 autocarros elétricos BYD. Embora a marca chinesa não tenha revelado quaisquer detalhes técnicos sobre as versões entregues à empresa uruguaia, os modelos deverão sido adaptados às exigências daquele mercado tendo por base a variante comercializada no continente europeu.
O modelo K9UD de 19,5 toneladas - proposto pela BYD Europe - tem 12,2 metros de comprimento e uma distância entre eixos de 5,9 metros, estando equipado com uma bateria LFP de 422 kWh de capacidade, o suficiente para uma autonomia média de 450 quilómetros. O seu carregamento pode ser feito por cabo CSS (na Europa) ou através de um pantógrafo.
Focando-se, de acordo com a marca chinesa, “na sustentabilidade ambiental, eficiência energética, tecnologia inteligente, segurança e conforto”, os autocarros agora adquiridos são um passo importante para que a rede de transportes públicos do Uruguai evolua no sentido da total eletrificação. A empresa Cutcsa tem como objetivo eletrificar a totalidade da sua frota até 2040.
Comments