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BMW Série 1 novo mais eficiente e tecnológico

Atualizado: 7 de jun.

Ignorando a regra da atualização do automóvel a meio do ciclo de vida, a marca da hélice "acelerou" para o que apresenta como geração nova do Série 1. Embora seja evolucionário em muitos aspetos, este compacto distingue-se, principalmente, por atributos importantes como o comportamento mais dinâmico, as motorizações eletrificadas e o equipamento reforçado.



O Série 1, um dos automóveis mais importantes da BMW no mercado europeu, recebe uma renovação profunda. A marca alemã confere-lhe mesmo o estatuto de geração nova (F70), apresentando-o como sucessor do F40, numa decisão muito pouco comum. Mas, mesmo mantendo laços com o antecessor, o modelo novo consegue destacar-se pela imagem mais desportiva e moderna, a tecnologia no interior e o temperamento dinâmico mais vincado.

 

Com 20 anos de “vida”, o Série 1 também contribui para o cumprimento do compromisso da marca para com a eletrificação do automóvel, por contar com variantes "mild hybrid" de 48 V, a que se juntam alterações no chassis para progressos no comportamento. A chegada ao mercado está prevista para outubro. A produção mantém-se em Leipzig, Alemanha.



Aura desportiva 

O desenho do Série 1 recebe diversas alterações, embora o formato seja mantido – "capot" alongado, linha de tejadilho dinâmica, habitáculo mais recuado e traseira "musculada". Porém, as suas dimensões mudaram ligeiramente: o comprimento aumentou 42 mm, para 4,361 m, enquanto a altura progrediu 25 mm, para 1,459 m. A distância entre eixos (2,670 m) e a largura (1,800 m) mantêm-se.


A dianteira está mais direita e próxima do asfalto, destacando-se a grelha tradicional da BMW mais ampla com barras verticais e diagonais

 

Os faróis com tecnologia LED foram redesenhados, nomeadamente na iluminação diurna e nos indicadores de mudança de direção. Opcionalmente, os clientes poderão dispor de tecnologia adaptativa de matriz LED, capaz de adaptar o foco às condições da estrada e com funções de luz de curva.



De perfil, o equipamento de série Shadow Line em preto brilhante inclui um elemento gráfico com o número 1 no pilar C, enquanto a traseira tem "spoiler" de tejadilho mais longo com defletores laterais e um difusor preto integrado no para-choques.


Os clientes que pretenderem um visual mais desportivo poderão selecionar entre os packs opcionais M Sport Package e M Sport Design, os quais alteram a estética dos para-choques, saias laterais e juntam outros elementos mais dinâmicos (como a suspensão rebaixada em 8 mm)

Quanto às opções de pintura, o novo Série 1 dispõe de duas tonalidades sólidas e sete metalizadas, surgindo ainda como possibilidades as cores da BMW Individual (quatro), embora existam várias outras alternativas à disposição do cliente. Novidade absoluta é a possibilidade de contar com tejadilho em cor contrastante (preto brilhante), sendo mesmo o primeiro modelo da marca alemã a oferecer tal opção. As jantes de série são de 17'', mas existem opções de 18'' e 19''.



Interior mais ecológico 

O habitáculo destaca-se pelo facto de ser oferecido de série sem qualquer revestimento em pele, numa decisão de maior sustentabilidade, embora mantendo a tónica mais desportiva.


Os bancos têm novo desenho, com a marca a disponibilizar opções de bancos mais desportivos (incluindo versão M Sport) na lista de opcionais, bem como função de massagem

O reforço do lado ecológico parece ser mesmo parte da essência desta renovação, com com superfícies perfuradas em versão Veganza com propriedades semelhantes às do couro. O equipamento de combinação Veganza/Alcantara faz parte do pacote M Sport Package e é de série no modelo mais potente da gama, que tem tecnologia M, o M135 xDrive. O volante desportivo "standard" pode ser substituído por elemento M em pele, fazendo parte do M Sport Package, com patilhas para controlo manual/sequencial da caixa.



A marca destaca, também, a introdução de um novo "airbag" central entre os bancos dianteiros, para maior proteção em caso de embate lateral, impedindo que as cabeças de condutor e passageiros choquem entre si. A capacidade da bagageira varia entre 380 litros (300 nos 120 e 120d, devido ao sistema “mild hybrid”) e os 1200 litros (1135 nas versões eletrificados, uma vez mais). A abertura da porta da bagageira pode fazer-se eletricamente.

 

Por outro lado, além de trabalhar nos revestimentos e nos equipamentos do interior, a BMW conferiu um aspeto tecnológico mais moderno ao Série 1, com novo seletor de condução ao centro e tecnologia de ecrã curvo que conjuga dois ecrãs, um de 10,25'' para a instrumentação e outro, de 10,7'', para o infoentretenimento, no qual se concentram agora mais funções, depois de a marca ter reduzido o número de botões físicos na consola central: a climatização, por exemplo, passa a ser controlada digitalmente.



O sistema de infoentretenimento é o de mais recente geração (BMW Operating System 9), com função QuickSelect para operação mais intuitiva das principais funções, já que dispensa os submenus em muitos casos.


O controlo por voz foi melhorado, bem como o nível de conectividade digital, muitas das quais melhoráveis com o tempo por via de atualizações “over-the-air”

O novo conjunto BMW Digital Premium permite utilizar apps e serviços específicos para um país como parte de conteúdos por subscrição. Neste âmbito, também o sistema de navegação BMW Maps e a seleção de modos de condução (“My Modes”) e a iluminação de boas-vindas e de despedida podem ser incluídos no BMW Digital Premium. A integração do "smartphone" por via de Android Auto e Apple CarPlay continua a ser de série, ao passo que a chave digital com tecnologia "wireless" de banda ultralarga passa a estar disponível e compatível com os sistemas iOS e Android. 



Gama eficiente 

Toda a gama de motores do Série 1 é de última geração, sendo composta por duas variantes a gasolina e duas turbodiesel. Todas estão associadas a uma caixa automática de dupla embraiagem Steptronic, de 7 velocidades, pelo que a caixa manual foi abandonada neste modelo.


Novidade: remoção da letra “i” nas versões a gasolina. Nos Série 1 a gasóleo, o “d” mantém-se. O “i” passar a utilizar-se somente nos automóveis elétricos da marca alemã

 

De base, o motor de 3 cilindros e 1,5 litros a gasolina do BMW 120 debita 170 cv e 280 Nm, sendo suportado por sistema de eletrificação ligeira “mild hybrid” de 48 V que melhora a eficiência graças à integração de um motor de arranque/gerador. Este sistema permite incrementar a suavidade de funcionamento nas fases de paragem e arranque, na atuação do start-stop, bem como auxiliar as prestações quando tal é necessário, fornecendo um suplemento energético de 20 cv (15 kW) e 55 Nm nas acelerações fortes. O arranque de 0 a 100 km/h cumpre-se em 7,8 s.



Também o 4 cilindros 2.0 turbodiesel do 120d, com 163 cv e 400 Nm, tem aquela tecnologia de eletrificação “mild hybrid”, com valências idênticas de eficiência e refinamento. A BMW, para esta versão, anuncia 0 a 100 km/h em 7,9 segundos. Na gama, no patamar abaixo, versão 118d, também com o 2.0 turbodiesel, mas numa variante com 150 cv e sem sistema “mild hybrid” (aceleração 0-100 km/h em 8,3 segundos).

 

Na versão de topo, M135 xDrive com motor de 4 cilindros, 2 litros, 300 cv e 400 Nm de binário. Apresenta-se em combinação com tração integral e chassis adaptativo M com direção desportiva para competências dinâmicas muito otimizadas

Desde logo, a aceleração dos 0 aos 100 km/h cumpre-se em 4,9 segundos. Visualmente, distingue-se por grelha M com barras horizontais, quatro saídas de escape e jantes específicas de 18''. Opcionalmente, pacote M Technology com suspensão específica, componentes aligeirados, sistema de travagem com discos dianteiros carbocerâmicos e jantes forjadas de 19''. 



Transversal a toda a gama, independentemente da versão, são as melhorias na rigidez da carroçaria e de diversos elementos estruturais, por exemplo, com nova tecnologia de amortecedores e diferencial autoblocante de série, numa série de adições que visam melhorar o dinamismo da condução.

 

O equipamento também foi revisto e, agora, apresenta uma lista mais recheada de assistentes de segurança, oferecendo de série itens como o assistente de travagem autónoma com aviso de colisão frontal, aviso de saída da faixa de rodagem, reconhecimento de sinais de trânsito e assistente de estacionamento com assistente de marcha-atrás, entre outros. O equipamento do novo Série 1 também inclui ar condicionado automático, alarme, espelhos retrovisores exteriores rebatíveis eletricamente e BMW Live Cockpit Plus, incluindo o sistema de navegação baseado na nuvem BMW Maps.

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