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BMW M5 abraça eletrificação com PHEV de 727 cv

À sétima geração, o BMW M5 alinha-se com a tendência de eletrificação e passa a contar com um sistema híbrido “plug-in” com 727 cv de potência e 1.000 Nm de binário, numa solução idêntica à do sumptuoso XM



O BMW M5 entra numa nova era: com 40 anos de história e agora na sua sétima geração, o modelo desportivo da marca alemã passa a contar com uma motorização híbrida “plug-in”, alinhando-se com as exigências atuais em termos de eficiência, mas também utilizando esse mesmo sistema híbrido para benefício das prestações.

 

Embora já fosse esperada, a adoção da tecnologia híbrida para o M5 concretiza-se agora com a sétima geração desta berlina com base no Série 5, recorrendo ao sistema híbrido de altas prestações decalcado do XM, SUV de grandes dimensões.


Foco no desempenho 

Assim, o novo M5 assenta na combinação entre o motor V8 de 4.4 litros com uma potência de 585 cv e 750 Nm de binário e um motor elétrico de 197 cv (145 kW) e 280 Nm (embora possa ser elevado para 450 Nm através de um sistema de pré-acoplamento). A potência combinada é de 727 cv, enquanto o binário máximo ascende aos 1.000 Nm.



O modelo conta ainda com uma bateria de alta voltagem situada sob o piso com uma capacidade útil de 18,6 kWh, o que autoriza uma autonomia elétrica em ciclo combinado WLTP de 67 a 69 km. Esta bateria pode ser recarregada a um máximo de 7,4 kW, demorando 3h15 a passar dos 0 aos 100%.

 

O novo M5 acelera dos 0 aos 100 km/h em 3,5 segundos, podendo chegar aos 250 km/h de velocidade máxima. Esse limite pode ser levantado com a opção pelo M Driver’s Package, que aumenta o valor máximo para os 305 km/h. Já em modo 100% elétrico, a velocidade máxima é de 140 km/h.

 

O conjunto conta também com uma caixa M Steptronic de oito velocidades e tração integral M xDrive, o qual oferece modos 4WD Sport e 2WD, permitindo diferentes experiências de condução, incluindo simulação de um tração traseira. O diferencial ativo M Differential trata de melhorar a motricidade em curva e a colocação da potência no asfalto.



A marca bávara introduz também um novo sistema “Boost Control”, que coloca todos os sistemas e a unidade motriz em configuração mais dinâmica de forma imediata, bastando pressionar de continuada e por alguns segundos a patilha esquerda no volante, geralmente utilizada para a troca de velocidade.

 

Na vertente técnica, o M5 dispõe também de suspensão adaptativa M com direção ativa integral, podendo assim incrementar a estabilidade a alta velocidade ou a agilidade a baixas velocidades, como em manobras de estacionamento, virando as rodas traseiras em até 1,5º.

O sistema de travagem M Compound é de série, e tem como opção os travões M Carbon para maior eficácia de paragem. O sistema de escape desportivo de série é composto por duas saídas de escape duplas, com controlo eletrónico de “flaps” para controlo do ruído, algo que no caso do funcionamento em modo elétrico apenas é produzido com recurso ao som fictício do conceito BMW IconicSounds Electric.



Desenho agressivo 

Quanto ao desenho, o modelo volta a apostar em formas agressivas, jogando bastante com as interseções de linhas, sobretudo na dianteira, onde a grelha em forma de rim volta a ser estilizada, sendo agora parcialmente tapada. A abertura inferior do para-choques é generosa para efeitos de refrigeração, destacando-se também pelo desenho dos faróis, com assinatura luminosa em forma de seta.


As jantes de liga leve M (20 polegadas no eixo dianteiro e de 21 polegadas na traseira) são de série e estão equipadas com pneus de alta performance em medidas 285/40 ZR20 à frente e 295/35 ZR21 atrás.

De resto, o novo M5 é marcado pelas cavas das rodas proeminentes, saias laterais volumosas e vários detalhes estilizados, como o logótipo “M5” no pilar C. Atrás, nota ainda para a tampa da bagageira em sentido descendente, incorporando um pequeno spoiler na extremdidade, farolins LED horizontais e um generoso difusor.



A bordo, este novo BMW procura oferecer elementos de maior refinamento e conforto com características tendencialmente desportivas e inerentes ao Pack M, como o volante desportivo M, os bancos multifuncionais M e o BMW Curved Display, que combina um ecrã de 12,3 polegadas para a instrumentação e um de 14,9 polegadas para o sistema de infoentretenimento 8.5 com tecnologia BMW Live Cockpit Professional, podendo aceder a partir daí à navegação BMW Maps e à climatização de quatro zonas.

 

O sistema operativo BMW 8.5 foi concebido para ser utilizado através de controlo tátil e do discurso natural, com a marca a optar por eliminar mais uma série de botões físicos – o controlo digital abrange agora também as funções da climatização.



Equipamento mais completo 

A versão M5 conta com equipamento de série bastante alargado, valendo-se ainda de sistema de som Bowers & Wilkins Surround, head-up display com projeção no para-brisas, iluminação ambiente específica e menus específicos para o funcionamento do grupo motor – agora também com a inclusão de grafismos referentes ao sistema híbrido “plug-in”.

 

No que toca aos sistemas de assistência à condução, inclui o Driving Assistant Professional e o Parking Assistant Professional, que auxiliam na condução e no estacionamento.



 Entre os itens da lista de opções estão o pacote exterior M Carbon, o forro em Alcantara, o aquecimento do volante, ventilação ativa dos bancos e um engate de reboque. Peças específicas BMW M Performance também serão oferecidas para o novo BMW M5 a partir do lançamento, como jantes de liga leve forjadas M Performance e componentes exteriores fabricados de plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP).

 

A estreia mundial do novo BMW M5 acontecerá no Festival da Velocidade de Goodwood, já no próximo mês de julho, com produção a decorrer na fábrica de Dingolfing na Alemanha, também em julho.

O lançamento mundial está previsto para novembro de 2024, juntamente com o BMW M5 Touring. Os principais mercados para o novo BMW M5 serão a América do Norte e a Europa, destacando-se os EUA como o maior mercado individual, e seguidos pela Grã-Bretanha, Alemanha, Coreia do Sul, China, Japão e Canadá.

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