BMW M3 GTR: era virtual, é real
- Pedro Junceiro
- 12 de dez. de 2024
- 2 min de leitura
Encontrava-se na capa de um dos videojogos mais populares durante da década de 2000 e, agora, foi tornando realidade: a BMW concebeu M3 GTR com as cores e o estilo do modelo produzido virtualmente para “Need for Speed: Most Wanted”. Em breve, poderá ser visto em exposição no museu da marca da hélice, em Munique, Alemanha.

Na comemoração dos 30 anos da série de videojogos “Need for Speed”, que é assinada pelo estúdio Electronic Arts, a BMW M produziu versão real do M3 GTR virtual apresentado na capa de “Need for Speed: Most Wanted”, título lançado em 2005.
No "argumento" do jogo, este M3 GT3 de 2001 pertencia a Clarence Callahan, o “Razor”. A decoração impressionante em azul e prateado e o “kit” estético ajudaram a distinguir este automóvel num jogo de "corridas de rua". Mais de duas décadas depois, este BMW M3 GT3 não foi esquecido, pois tornou-se num ícone tanto do jogo como da cultura “pop”.

Dessa forma, a BMW M GmbH decidiu homenagear o modelo, com recurso a materiais como alumínio e fibra de carbono. O carro apresentado no título teve por base o M3 GTR Strassenversion, versão de homologação criada para permitir à marca alemã a participação no campeonato American Le Mans Series (ALMS). A base do M3 GTR Strassenversion e do GTR de competição era o M3 E46, modelo muito bem-sucedido no ALMS: a marca venceu a categoria GT em 2001 e Jörg Müller sagrou-se campeão de pilotos. O motor era um V8 4.0 capaz de 450 cv e que permitia velocidades máximas na ordem dos 260 km/h.
Além disso, os jogadores poderão voltar a assumir o volante virtual do M3 GTR, já que o carro vai estar disponível no mais recente título da EA Games: “Need for Speed Unbound Vol. 9: Prepare for Lockdown”. No mesmo título, os jogadores poderão divertir-se na BMW S 1000 RR 2019, a primeira moto num "Need for Speed"!
Comments