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BMW M2 mais potente e fiel à caixa manual

Definindo-se como um modelo dedicado aos puristas da condução, o BMW M2 foi renovado em diversas áreas, elevando a potência para os 480 cv, mas sem abandonar a caixa manual de seis velocidades.



A BMW atualizou o M2, modelo desportivo de elevadas performances, mantendo-o como um automóvel dedicado aos puristas. Entre as alterações está a estética aprimorada para maior eficácia e mais 20 cv de potência extraídos a partir do motor M TwinPower Turbo de seis cilindros em linha, chegando agora aos 480 cv. A tecnologia interior também não passa incólume, recebendo agora o sistema BMW Operating System 8.5 com a mais recente geração do iDrive.

 

Agraciado com um pacote completo de melhorias, o BMW M2 mantém o seu estatuto como uma das berlinas compactas premium desportivas de maiores credenciais, valendo-se do seu conceito de elevada rigidez, tração traseira e opção de caixas automática M Steptronic ou manual de seis velocidades (opcional).

 

O grande destaque desta atualização vai para o motor 3.0 de seis cilindros em linha a gasolina, com 480 cv de potência máxima e 600 Nm de binário disponível entre as 2.650 e as 6.130 rpm (550 Nm no caso de dispor de caixa manual).

A forma como entrega a potência e binário foi revista, podendo o condutor ajustar melhor a sensibilidade do pedal do acelerador em todos os modos de condução a partir do menu M Setup, numa melhoria que é válida para ambas as caixas de velocidades. 



Os engenheiros da BMW melhoraram diversos elementos do motor com base na sua experiência da competição automóvel, como o cárter extremamente rígido com uma construção diferenciada, a cambota forjada com um design leve ou o núcleo impresso em 3D para a cabeça do cilindro. Além disso, mantém tecnologias como a injeção de alta precisão ou o sistema de controlo variável das válvulas (Valvetronic).


O sistema de refrigeração específico dos modelos M foi pensado para funcionar em condições de utilização mais exigentes, bem como o circuito de óleo, pensado para suportar situações de condução mais exigentes em circuito.

Para o efeito, dispõe de bomba de óleo controlada eletronicamente para que o óleo chegue a todos os locais em momentos mais exigentes de aceleração longitudinal ou lateral.

 

De série, conta com caixa M Steptronic de oito velocidades com Drivelogic para alterar os parâmetros de passagem de caixa, dispondo de três configurações disponíveis, podendo o condutor gerir as passagens de caixa pelas patilhas atrás do volante.

Opcionalmente, a caixa manual de seis velocidades foi desenvolvida para oferecer desempenho maximizado e controlo mesmo nas reduções de caixa mais fortes. O sistema de escape também é específico com flaps ajustáveis para controlo da sonoridade.



Seja qual for a opção de caixa, a aceleração dos 0 aos 100 km/h é reduzida em 0,1 segundos: 4,0 segundos na versão M Steptronic e 4,2 segundos na versão de caixa manual. A velocidade máxima está limitada a 250 km/h, mas pode ser incrementada para os 285 km/h com o pack M Driver’s.

Mudanças visuais

 

Não mudando as suas dimensões, o M2 retém o carácter musculado e robusto, com elementos estéticos necessários para a refrigeração e para fins aerodinâmicos. Destaque para a grande grelha dianteira em forma de rim, típica da BMW, secção inferior do para-choques tripartida para máxima refrigeração e faróis LED com iluminação circular para os máximos e mínimos. Opcionalmente, o M2 pode receber faróis adaptativos LED com assistente de luzes de máximos para evitar encandeamentos de condutores em sentido contrário.



O novo M2 também pode ser equipado, opcionalmente, com um tejadilho M Carbon que não só reduz o peso do carro em cerca de seis quilos, como também aumenta a agilidade ao baixar o seu centro de gravidade. Na traseira, o para-choques está mais agressivo com um difusor semelhante aos dos carros de competição, integrando duplas saídas de escape.

 

Existirão três cores sólidas, cinco metalizadas e seis acabamentos de pintura BMW Individual, numa gama que passa a incluir as tonalidades “Sao Paulo Yellow” sólida, “Fire Red” metalizada,  “Portimao Blue” metalizada e Skyscraper Grey metalizada.

Quanto às jantes, surge de série com unidades M de 19 polegadas à frente e 20 polegadas atrás, com raios duplos e acabamento “Jet Black”. Uma nova adição à lista de opções são as jantes de liga leve M com design de raios duplos e com as mesmas dimensões, mas com acabamento na cor Silver. Podem ser combinadas com pneus de pista se for especificado o pacote opcional M Race Track.



No interior, o M2 recebe novos volantes, sendo de estilo M em pele de série com base plana. Este volante apresenta ainda marcação central superior em vermelho, patilhas e dois botões M para confirgurações M individuais. Opcionalmente, há um volante M Alcantara com o mesmo design. A função de aquecimento é opção nos dois volantes.

 

Os bancos M Sport em pele Vernasca, opcionais, podem agora ser encomendados também numa variante bicolor vermelho/preto. Para além disso, os bancos tipo “bacquet” M Carbon com peso reduzido deixam de estar apenas disponíveis em conjunto com o pacote M Race Track, mas agora também como uma opção individual.



Novo sistema operativo 

O conteúdo específico M no painel de instrumentos curvo (BMW Curved Display) de 12,3 polegadas e no head-up display opcional incrementa a sua funcionalidade. Adicionalmente, há um ecrã tátil de 14,9 polegadas, que é agora o centro de controlo para a mais recente evolução do sistema BMW iDrive baseado no BMW Operating System 8.5.


As funções do sistema de climatização são agora também operadas digitalmente: as configurações de temperatura e ventilação, bem como o aquecimento dos bancos e - se especificado - o aquecimento do volante podem ser controlados por toque ou por comando de voz com a ajuda do Assistente Pessoal Inteligente da BMW.


Assim, a marca reduz o número de botões a bordo, fazendo-se acompanhar por um novo desenho do painel de instrumentos. Os elementos de acabamento interior no painel de instrumentos e na consola central do novo M2 são fornecidos de série em “Dark Graphite” mate, estando disponíveis opcionalmente os acabamentos interiores em alumínio “Rhombicle Anthracite”, fibra de carbono M ou o novo alumínio “Fine Brushed”.



Importa mencionar o comando específico de ajuste dos modos de condução M a partir do botão “Setup”, permitindo acesso direto aos ajustes de motor, suspensão adaptativa M, direção M Servotronic, sistema de travagem e controlo de tração M. O assistente de passagem de caixa nos modelos com caixa manual também pode ser ativado ou desativado nesse menu.

 

De série, dispõe de ar condicionado de três vias, sistema áudio de três vias, BMW Live Cockpit Plus com navegação BMW Maps, Apple CarPlay e Android Auto.

 

O novo M2 será produzido na fábrica mexicana de San Luis Potosí, juntamente com o Série 2 Coupé, esperando-se a sua chegada aos concessionários em agosto. Mais de 40% das suas vendas são registadas na Europa, o que atesta a importância deste mercado.

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