Em julho, pela primeira vez, a marca alemã "venceu" a norte-americana Tesla! No número de matrículas e na quota de mercado dos elétricos registou-se, porém, um abrandamento.
De acordo com os dados recentemente divulgados pela Jato Dynamics, o mercado europeu de automóveis elétricos registou no passado mês de julho um ligeiro abrandamento, com um volume de cerca de 139.244 veículos a representarem uma descida de cerca de 6% comparativamente ao período homólogo de 2023. A quota de mercado conquistada de 13,5% ficou também um pouco aquém dos 14,6% conseguidos em julho do ano passado.
A BMW superou pela primeira vez a Tesla, com aumento de 35%, comparativamente mesmo período do ano passado.
A marca que mais elétricos vendeu durante o mês de julho foi a BMW, superando, pela primeira vez, a Tesla e registando uma subida de 35% comparativamente ao ano passado. Já a marca de Elon Musk registou uma quebra de 16%, mantendo, no entanto, os seus Model 3 e Model Y no topo do ranking considerando o volume de vendas acumulado até ao momento em 2024. Para além da BMW e da Tesla, a Volkswagen é a marca que ocupa também o pódio das vendas de elétricos referente a julho.
“A falta de clareza em torno dos incentivos - e do futuro - dos veículos elétricos continua a representar uma barreira para os consumidores que consideram adquirir um elétrico. Estes fatores, em conjunto com o seu baixo valor residual, contribuíram para o recuo registado em julho”, refere Felipe Munoz, da JATO Dynamics.
Em termos de modelos, o Model Y liderou a classificação com 9.544 unidades vendidas, seguido do Volvo EX30 com 6.573 unidades e do Volkswagen ID.4 com 5.295 matrículas registadas. Logo atrás surge o Tesla Model 3, seguido de perto pelo Skoda Enyaq. O top 10 dos BEV mais vendidos na Europa durante o mês de julho conta ainda com os seguintes modelos: BMW iX1, BMW i4, Audi Q4, MG 4 e Cupra Born.
Comentários