A BMW, na edição-2025 do CES de Las Vegas, EUA, maior exposição mundial de eletrónica de consumo, apresentou o Panoramic iDrive, sistema multimédia com introdução comercial planeada para o final do ano, coincidindo com o arranque da carreira do primeiro membro da “família” nova de automóveis elétricos, o SUV antecipado pelo "concept" Neue Klasse X.
A BMW apresentou o sistema iDrive em 2001, na quarta geração do Série 7 (E65). À época, tratava-se de tecnologia revolucionária, devido à centralização do controlo de diversas funções do automóvel num comando rotativo posicionado na consola entre os bancos dianteiros. Inicialmente, a complexidade da fórmula deu origem a muitas críticas, mas a verdade é que a marca alemã nunca abandonou o conceito original e, progressivamente, tornou-o mais intuitivo.
No CES-2025, em Las Vegas, nos EUA, a marca promoveu a versão mais moderna do sistema multimédia. Chama-se Panoramic Drive e equipará a geração nova de automóveis elétricos antecipada pelo Vision Neue Klasse de 2023 e o Vision Neue Klasse X de 2024. O segundo, um SUV fabricado em Debrecen, Hungria, encontra-se programado para o final do ano, enquanto o primeiro, uma berlina produzida na unidade industrial de Munique, Alemanha, ficará disponível em 2026.
O sistema baseia-se no “software” Operating System X desenvolvido pela empresa para a geração nova de automóveis planeada para “acelerar” a transição do motor térmico para o elétrico. O “hardware” também muda de forma significativa, com o posicionamento longitudinal de monitor que preenche toda a largura do painel de bordo. O programa admite personalização e, devido à sua disposição, permite que as informações sejam apresentadas a todos os ocupantes do BMW.
“Optámos por introduzir elemento novo atrás do volante do BMW, para ‘mergulhá-lo’ na essência dos Neue Klasse, desenvolvendo algo que inventámos há quase 25 anos”, explicou Frank Weber, diretor de desenvolvimento da marca alemã, durante a apresentação do Panoramic Drive, que tem quatro elementos interativos: o BMW Panoramic Vision, um ecrã para projeção de imagens tridimensionais, um monitor central e, ainda, um volante multifunções inédito.
O monitor instalado de extremo a extremo no painel de bordo, na seção inferior do para-brisas, assume a forma de Head-Up Display, enquanto o monitor frontal com tecnologia 3D é opcional e apresenta as informações da condução autónoma e da navegação no campo de visão do condutor. Já o ecrã no centro do “tablier” dispõe de “widgets” que podem mover-se para o Panoramic Vision e o volante conta com comandos que possuem “feedback” tátil e são iluminados, o que facilita bastante a utilização na condução, o que beneficia o conforto e, sobretudo, a segurança. E a BMW também desenvolveu a tecnologia de reconhecimento de voz, tornando-a muitíssimo mais capaz do que a atual.
Até seis “Neue Klasse”
A BMW, muito recentemente, na fábrica nova de Debrecen, Hungria, iniciou a pré-produção dos primeiros automóveis elétricos baseados na Neue Klasse, nome de batismo da arquitetura que estreará no Sport Utility Vehicle (SUV) antecipado pelo Vision Neue Klasse X apresentado em março do ano passado. O modelo sucederá ao iX3 produzido na China desde setembro de 2020, provavelmente com a mesma designação comercial.
Para o fabricante de Munique, o primeiro modelo da família Neue Klasse marcará o início de era no desenho e na tecnologia. A BMW precisa de aumentar depressa as vendas de automóveis elétricos, desde logo por estar confrontada com a exigência de diminuição exponencial nas emissões poluentes e o ponto final (ou a limitação) do comércio de mecânicas de combustão interna, sobretudo na Europa. Por outro lado, a empresa alemã também enfrenta a concorrência das marcas chinesas em muitos mercados que dominava, somando-lhe, ainda, a desvantagem tecnológica para a norte-americana Tesla.
Sexta geração do sistema eDrive
Nos automóveis da “família” Neue Klasse, sexta geração do sistema eDrive, que os responsáveis do fabricante esperam que garante progressos de até 25% nos níveis de eficiência, comparativamente aos elétricos que a marca vende atualmente. Os modelos contarão com baterias cilíndricas em vez de prismáticas, o que aumenta a densidade energética (mais energia, mais autonomia…) e a velocidade de carga, e quatro supercomputadores para o controlo de todos os sistemas fundamentais, da propulsão elétrica às assistências à condução e ao sistema multimédia
A BMW planeia produzir até seis automóveis com base na arquitetura técnica nova (fá-lo-á na Europa, na América do Norte e na China), mas a marca alemã confirma apenas o lançamento em 2026 de berlina com dimensões semelhantes ao Série 3, que fabricará em Munique. Seguir-se-ão um Coupé, uma carrinha um SUV topo de gama.
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