top of page
Logotipo | e-auto

Rolls-Royce Black Badge Spectre tem 659 cv

A Rolls-Royce apresentou o automóvel mais potente em quase 100 anos de história e sob controlo do Grupo BMW desde 1998, que tem a particularidade de ser... elétrico! O Black Badge Spectre com 659 cv foi desenvolvido para proporcionar prestações superiores e está equipado com muitos elementos visuais que lhe conferem um aspeto ainda mais dinâmico.


Rolls-Royce Black Badge Spectre

Criado a pedido de muitos dos clientes da Rolls-Royce, a versão Black Badge dá ao Spectre um estatuto emblemático na longa história da companhia. Como destaque, a potência total de 659 cv (485 kw) e o binário de quatro dígitos (1.075 Nm) fazem deste modelo 100% elétrico o Rolls-Royce mais potente de sempre.

 

Na fase de desenvolvimento, um grupo de proprietários da Rolls-Royce concedeu aos engenheiros acesso aos seus dados de condução anónimos, permitindo aos especialistas na afinação do conjunto motriz analisar quantitativamente o seu comportamento ao volante durante milhares de quilómetros. Após a análise, os engenheiros da marca chegaram à conclusão de que os clientes exploravam mais a potência máxima em impulsos curtos do que em períodos prolongados. Este foi o mote por detrás da conceção do Black Badge Spectre.


Rolls-Royce Black Badge Spectre

“O desenvolvimento do Black Badge Spectre começou com a nossa profunda compreensão da natureza intransigente do carácter do Black Badge, sobreposta à análise detalhada do ‘feedback’ dos clientes e do seu estilo de condução. Os proprietários de Black Badge de todo o mundo permitiram que os nossos especialistas acedessem aos seus dados anónimos, o que nos permitiu criar uma nova experiência de condução perfeitamente adaptada – e validada – pela forma como os nossos clientes utilizam o seu automóvel. Após o desenvolvimento interno, foi construído um pequeno lote de Spectres Black Badge ‘secretos’ para um grupo de clientes que solicitou o acesso mais rápido possível a este automóvel. Eles aprovaram enfaticamente a nossa resposta de engenharia, destacando a poderosa ligação entre a Rolls-Royce e os seus clientes”, afirmou Bernhard Dressler, Diretor de Engenharia da Rolls-Royce Motor Cars.

 

O sistema motriz conta com duas inovações em modelos da Rolls-Royce, embora apenas no campo automóvel, já que na aviação os conceitos “Infinity Mode” e “Spirited Mode” já existiam – mesmo que com designações diferentes. Utilizado nos aviões de combate como o Supermarine Spitfire, os motores Merlin permitiam que os pilotos acedessem a uma dose suplementar de energia através da pressão num botão posicionado no quadrante.


Rolls-Royce Black Badge Spectre

Essa mesma ideia é replicada no Black Badge Spectre, com o “Infinity Mode” a ser ativado através de botão no volante com o símbolo “∞”: após pressão no botão, o condutor tem acesso aos 659 cv de potência, com resposta do pedal do acelerador mais direta e alteração do grafismo no painel de instrumentos para acompanhar a mudança de carácter. Já o “Spirited Mode” é uma variante do controlo de arranque: quando o veículo está parado, o condutor pressiona o pedal do travão e o acelerador ao mesmo tempo, esperando então um sinal visual e háptico para indicar que o conjunto motriz está pronto para um arranque “feroz”. Neste modo, a aceleração dos 0 aos 96 km/h cumpre-se em 4,1 segundos.

 

O chassis também teve algumas alterações para lidar com o aumento de potência, desde logo com alteração da direção assistida, melhoria da suspensão por via de novos amortecedores que reduzem os efeitos longitudinais na carroçaria (de levantamento da dianteira no arranque e de afundamento da dianteira na travagem), a que se junta ainda um controlo mais eficaz do rolamento da carroçaria. Apesar de um sentido ligeiramente mais dinâmico, a Rolls-Royce coloca este modelo também como um exemplo de suavidade.



Visual sombrio 

A sigla Black Badge altera também alguns detalhes visuais do veículo, sempre com uma tonalidade obscura. Assim, a estreia deste modelo faz-se com a nova cor “Vapour Violet” que evoca os ambientes néon das décadas de 1980 e de 1990, enquanto o capot está pintado em preto “Iced Black” para maior contraste visual. Mas, a Rolls-Royce coloca à disposição dos seus clientes um total de 44.000 cores de carroçaria! E, para quem não achar isso suficiente, há ainda a possibilidade de criar a sua cor à medida, em colaboração com os engenheiros da marca.

 

Para além das opções existentes de linhas de carroçaria para a “cintura” e guarda-lamas (feitas à mão por artesão especialista), os clientes podem agora encomendar uma linha de carroçaria “waft”, localizada na metade inferior deste coupé. O Black Badge Spectre também apresenta novas jantes de alumínio forjado de 23 polegadas com cinco raios (disponíveis em acabamento parcialmente polido ou totalmente preto.


Rolls-Royce Black Badge Spectre

Como é hábito nos Black Badge, os elementos usualmente cromados nos outros modelos são aqui pintados com cores pretas, como a moldura da grelha dianteira ou a própria estatueta “Spirit of Ecstasy” na dianteira. A grelha pode ser também iluminada, agora com a possibilidade de optar entre cinco tonalidades distintas: “Tailored Purple”, “Charles Blue”, “Chartreuse”, “Forge Yellow” e “Turchese”.

 

Por dentro, há também um reforço mais exclusivo da iluminação ambiente e dos materiais, não faltando opções de peles diferentes, carbono e madeira para uma sensação única por parte dos ocupantes. O símbolo do infinito está presente em vários locais, deixando-se ver, por exemplo, na secção em couro que separa os bancos traseiros.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page