A Bentley adiou para 2026 a apresentação do seu primeiro automóvel de luxo sem motor de combustão interna, inicialmente previsto para 2025, ao mesmo tempo que aponta para um potencial reforço no desenvolvimento da tecnologia PHEV
A marca de luxo do Grupo Volkswagen havia apontado 2025 como o ano de apresentação e de lançamento do seu primeiro automóvel 100% elétrico, mas alguns problemas técnicos sentidos no desenvolvimento desse automóvel levaram a Bentley a alterar a sua estratégia a curto prazo.
Segundo o CEO da marca, Adrian Hallmark, o compromisso da Bentley para com a eletrificação total não se alterou, mas as datas tiveram, efetivamente, de ser revistas, como adiantou em conferência de imprensa de apresentação de resultados.
O atraso de um ano no lançamento do primeiro elétrico foi justificado com alguns problemas técnicos e de software relacionados com a plataforma a utilizar, com as primeiras entregas a clientes previstas para 2027. O que também se altera, de acordo com Hallmark, é a data de passagem exclusiva para os veículos 100% elétricos, antevendo agora que os híbridos plug-in possam ser vendidos também na próxima década.
“Esperávamos uma queda [na procura] por híbridos em 2028, 2029 e 2030, mas agora esperamos que, na verdade, possam manter-se e continuar. Dá-nos maiores oportunidades e protege-nos face à adoção mais lenta dos elétricos a bateria”, é citado Hallmark no site Automotive News Europe, que deu conta dos novos desenvolvimentos na conferência anual de resultados.
Os híbridos plug-in assumem-se assim como uma alternativa cada vez mais válida para os construtores que observam um arrefecimento do interesse dos europeus (e não só) nos automóveis puramente elétricos, com a Bentley a adiantar que o seu prazo limite para vender unicamente veículos eletrificados (2026) se manterá.
“Se investirmos significativamente nos híbridos em 2026-2027, temos de os manter até 2031 ou, talvez, até 2032 para termos a amortização do investimento que realizámos”, é citado ainda Hallmark.
Neste momento, a marca de Crewe já vende automóveis híbridos plug-in nas gamas Bentayga e Flying Spur, mas toda a gama será composta unicamente por versões plug-in a partir de 2026. O que também fica patente nos resultados da Bentley é a atração que os automóveis de estilo SUV ainda granjeiam, com o Bentayga (todas as variantes) a representar 44% do total de vendas globais da marca.
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