top of page
Foto do escritorVítor Mendes da Silva

Ano recorde de automóveis “à medida”

Atualizado: 14 de fev.

Em 2023, terceiro melhor ano de vendas na história centenária da Bentley (e número recorde de pedidos de personalização!)


A procura de produtos de luxo diminuiu de 2022 para 2023, dos relógios ao vestuário, e o automóvel acompanhou tendência que não penalizou todos os fabricantes. Prova-o a Bentley, que não conseguiu ano tão bem-sucedido como a Lamborghini, marca italiana que integra o mesmo consórcio do construtor britânico (os transalpinos registaram um recorde histórico de vendas!), mas conseguiu o terceiro melhor resultado comercial em 105 anos, com 13.560 modelos entregues a clientes. Assim, resistência à desaceleração económica nos três mercados com mais impacto nas finanças: América do Norte, China e Europa.



“O mercado do luxo não passou ao lado dos momentos difíceis vividos no ano passado, principalmente durante o segundo semestre, mas resistimos bem a todos os problemas com que fomos confrontados e abordamos 2024 com doses quase iguais de otimismo e prudência, por contarmos com listas de encomendas robustas em todos os mercados e modelos», disse Adrian Hallmark, “patrão” da Bentley, depois de comentar a quebra de 11% nas vendas, na comparação com 2022, o ano do recorde de 15.714 matrículas.



No entanto, se a procura de automóveis novos abrandou, os pedidos de personalização aumentaram qualquer coisa como 43%, igualmente na comparação com 2022. Durante o ano passado, três quartos dos clientes da marca inglesa apresentaram pedidos muito especiais à divisão especializada Mulliner, que registou 46 mil milhões de configurações dos modelos disponíveis no catálogo do fabricante, com o recurso à madeira ou à pele, por exemplo, a proporcionarem crescimento significativo na rentabilidade da empresa.



O Sport Utility Vehicle (SUV) Bentayga foi o Bentley mais vendido, representando cerca de 44% das vendas, beneficiando de aumento relevante na procura após o lançamento da variante com mais centímetros entre eixos (EWB), enquanto o Continental GT e o GT Convertible, combinados, corresponderam a 31% das entregas a clientes. Finalmente, a berlina Flying Spur valeu 25% dos registos. E as encomendas de automóveis “à medida” progrediram em todos os modelos no catálogo da marca baseada em Crewe, Inglaterra, que o Grupo VW adquiriu em 1998 e, em 2022, colocou sob controlo da Audi.

Tags:

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page