Em 2025, rosto novo no “plantel” de pilotos da Fórmula 1, o que não aconteceuu este ano. A Haas confirmou acordo plurianual com Oliver Bearman, britânico de 19 anos que acelera na Fórmula 2 e competiu na ronda 2 do Mundial de 2024, com as cores da Scuderia Ferrari e no monolugar do espanhol Carlos Sainz, de “baixa por apendicite. Na estreia, em março, em Jeddah, na Arábia Saudita, 11.º na qualificação e sétimo no grande prémio.
Na "antecâmara" do Grande Prémio da Grã-Bretanha, corrida a realizar já este domingo, em Silverstone, Inglaterra, a Haas confirmou a assinatura de contrato plurianual com Oliver Bearman, britânico de 19 anos que compete com a equipa Prema no Mundial de Fórmula 2 e também trabalha para a Ferrari como piloto de reserva e testes. Por isso, esta sexta-feira, no arranque do programa da ronda 12 do Mundial de 2024, o sucessor de Nico Hülkenberg na equipa norte-americana (o alemão está de saída para a Sauber, para preparar a estreia da Audi na categoria de topo do desporto automóvel, em 2026), “teenager” aos comandos do SF-24 da Scuderia no treino livre 1.
O contrato de Oliver Bearman com a Haas, válido só a partir de 2025, consolida a relação da equipa propriedade de Gene Haas e liderada por Ayao Komatsu com a Scuderia Ferrari, fornecedora das unidades de potência montados nos monolugares norte-americanos desde a estreia da formação na Fórmula 1, em 2016.
Atualmente, o "teenagar" britânico (19 anos) acelera no Mundial de Fórmula 2. Recentemente, com a Prema, estreou-se a ganhar em 2024, impondo-se na corrida de Sprint realizada na Áustria.
O britânico compete na Fórmula 2, com uma vitória e um pódio em 2024 (curiosamente, conseguiu-os recentemente, em Spielberg, na Áustria). Paul Aron, piloto estónio de 20 anos que representa a formação Hitech e esteve sob contrato com a Mercedes-AMG entre julho de 2019 a novembro de 2023, comanda o campeonato.
Neste momento, na Haas-Ferrari, desconhece-se “apenas” o nome do parceiro de “Ollie” Bearman em 2025. O dinamarquês Kevin Magnussen, legitimamente, ambiciona manter-se na equipa, mas diz-se que existem dois pilotos mais bem colocados na corrida à posição: Valtteri Bottas e Esteban Ocon. O primeiro, finlandês, está em final de contrato com a Kick Sauber, enquanto o segundo, francês, abandona a Alpine após o campeonato de 2024.
Recorde(s) de precocide
O nome de Oliver Bearman tornou-se (re)conhecido no início de março, no Grande Prémio da Arábia Saudita, em Jeddah. Então, devido a doença súbita de Carlos Sainz (apendicite), britânico "convocado" pela Ferrar!
Em março, ainda com 18 anos, Bearman passou a ser o piloto mais novo aos comandos de monolugares da Scuderia Ferrari em grandes prémios do Mundial, derrubando recorde antigo que pertencia ao mexicano Ricardo Rodríguez.
Bearman, em Jeddah, teve a “oportunidade de uma vida”. Natural de Chelmsford, Inglaterra, o piloto que compete na Fórmula 2 com a Prema, Mundial que terminou na sexta posição em 2023, com pecúlio interessantíssimo (quatro vitórias, seis “pole position”, seis pódios e duas voltas mais rápidas), foi terceiro na Fórmula 3 em 2022 e, em 2021, conseguiu dois títulos de Fórmula 4, na Alemanha e em Itália, os resultados por trás do convite para integrar a Academia Ferrari.
“Ollie”, no ano passado, participou em dois treinos livres 1, ambos com a Haas, no México e no Abu Dhabi, com desempenhos que impressionaram tanto os responsáveis da equipa norte-americana como da Scuderia. Em março, na Arábia Saudita, a doença de Sainz proporcionou-lhe mão cheia registos históricos! Por exemplo, o último piloto a estrear-se na Fórmula 1 num Ferrari era o italiano Arturo Merzario, em 1972, na Grã-Bretanha.
Bearman: primeiro britânico na Scuderia Ferrari desde a estreia de Eddie Irvine pela formação de Maranello, em 1999.
Facto não menos interessante, nunca a Ferrari tivera piloto tão jovem na categoria mais importante da competição automóvel, com o britânico a superar um recorde que pertencia ao mexicano Ricardo Rodrígues (Itália-1961), com 19 anos e 208 dias!
E, assim, Bearman, passou, também, a figurar no “top-3” dos pilotos mais novos de sempre no Mundial, de Fórmula 1, estreando-se na categoria com 18 anos e 305 dias. No topo desta tabela de elite, o tricampeão mundial Max Verstappen, com 17 anos e 166 dias. O britânico "apresentou-se" de forma impactante, terminando as 50 voltas ao circuito (de alta velocidade) de Jeddah na 7.ª posição e somando 7 pontos que valem, ainda, a 14.ª posição no Mundial.
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