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Foto do escritorPedro Junceiro

Batur Convertible: outro Bentley "à medida"

Produzido pela Mulliner, o Batur Convertible apresentado pela marca britânica é o terceiro automóvel produzido por encomenda na era moderna do fabricante propriedade do Grupo VW e, seguramente, um dos últimos equipados com um motor W12.



Reconhecendo a rentabilidade associada aos modelos exclusivos altamente personalizados, a Bentley apresentou o novo Batur Convertible, criado pela Mulliner, divisão de personalização da marca e a pensar, precisamente, nas ambições e na individualidade de cada cliente.

 

Baseado no design do igualmente especial Batur Coupe, a versão descapotável assume a arquitetura de dois lugares, com os clientes a cooperarem com a equipa de design da Mulliner para personalizar cada detalhe, desde a pintura até aos acabamentos, com o intuito de criar um modelo verdadeiramente único para cada cliente.



Segundo a marca, as opções de pintura são praticamente “infinitas”, indo da paleta de cores da Mulliner até às personalizadas pelos clientes, passando pelos gráficos pintados à mão. O brilho exterior pode ser qualquer mistura de claro e escuro, acetinado ou brilhante ou mesmo titânio. Outra opção subtil disponível é uma cor de contraste graduada na grelha dianteira, para um efeito sombreado particular.


O sistema de abertura e de fecho pode ser ativado a velocidades de até 50 km/h, levando 19 segundos a cumprir cada processo, mediante o toque num botão a bordo.

 

O desenho destaca-se por elementos como a carenagem em estilo de ponte atrás do habitáculo, que remete para os desportivos de estilo “barchetta” de outros tempos e que também dão “guarida” a um compartimento de bagagem semi-fechado atrás dos dois bancos dianteiros. O tejadilho de lona mais evoluído recorre a uma combinação de materiais de isolamento, aperfeiçoamentos do sistema de vedação e tratamentos acústicos para criar um ambiente mais luxuoso e acolhedor a bordo quando a capota está fechada. Também a capota pode ser personalizada nas cores e grafismos.



Adicionalmente, o habitáculo demarca-se pela excelsa combinação de materiais, não faltando acabamentos em ouro rosa (impressos em 3D), produzidos em colaboração com ourives especializados. Esses elementos surgem nos principais pontos de contacto para o condutor, como o seletor de modos de condução, que rodeia o botão de ignição do veículo. O ouro rosa também pode ser aplicado aos comandos de ventilação “Organ Stop” no painel de instrumentos e no próprio volante. Os clientes poderão ainda definir como querem o interior em diversos aspetos, nomeadamente nos revestimentos e materiais a equipar o veículo.



Dos últimos W12 

A outra grande particularidade do Batur Convertible é a sua motorização W12 biturbo de 6.0 litros com 750 cv de potência 1.000 Nm de binário máximo, sendo dos últimos automóveis da Bentley a contar com este motor.

 

Trata-se de uma versão aprimorada do bloco a gasolina, surgindo associado a uma caixa automática de dupla embraiagem de oito velocidades, tirando partido também de um novo sistema de escape desportivo em titânio.



Carro Zero 

O carro de desenvolvimento, agraciado com a designação “Car #0”, simbolizando o facto de ser um modelo de engenharia, teve o mesmo nível de atenção ao pormenor que a especificação de um cliente. A pintura exterior é uma cor feita à medida – “Vermillion Gloss” sobre “Vermillion Satin Duo tone” –, ao passo que a carroçaria é realçada por “splitters” dianteiros, saias laterais e difusor traseiro em fibra de carbono de alto brilho.


Sem contar com a versão #0, a produção deste superdesportivo estará limitada a apenas 16 unidades, sendo de crer que todas elas já estarão reservadas.

A grelha dianteira tem acabamento em titânio escuro brilhante, acentuada com “chevrons” de contraste num padrão sombreado horizontal que flui do centro para os lados na tonalidade “Vermillion Gloss”. A linha do “capot infinito” tem acabamento em pintura “Gloss Dark Titanium”, tal como as jantes de 22 polegadas.



 





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