top of page

Targamerica: Battista sem tejadilho

A Automobili Pininfarina revelou um novo projeto único e exclusivo, o Battista Targamerica, um hiperdesportivo elétrico concebido a pedido de um cliente entregue durante a Semana Automóvel de Monterey, na Califórnia, EUA.



Encomendado por um famoso colecionador de automóveis e atual proprietário de um Battista, o Battista Targamerica é resultado de um elaborado trabalho de colaboração entre a Automobili Pininfarina e o cliente, demarcando-se por uma lista de personalização bastante extensa – o ponto mais importante é a transformação em “roadster”.


Este modelo muito especial foi concebido de forma artesanal pela companhia italiana.

 

Este modelo especial foi concebido de forma artesanal pela marca, em Cambiano, também em colaboração com a Pininfarina SpA, sendo um reflexo da personalidade do seu proprietário, da sua história e dos seus interesses, naquela que foi a primeira experiência da marca a conceber um modelo especial para um cliente.



O ponto de partida para este novo exemplar teve lugar, precisamente, no mesmo evento automóvel de 2023, levando um ano em desenvolvimento. Muitos dos pormenores do Battista Targamerica foram inspirados num automóvel único e especial desenhado também pela Pininfarina, o Ferrari Testarossa Spider de 1986. Esse modelo foi criado para Gianni Agnelli para assinalar os seus 20 anos como Presidente da Fiat.

 

Exemplo dessa inspiração está no esquema de cores, de acordo com a Automobili Pininfarina, com o Battista Targamerica a sobressair pelo acabamento exterior prateado, com detalhes em azul e preto no perfil, tal como as linhas horizontais da abertura da bagageira traseira no Battista Targamerica.

 

A parte inferior da asa traseira é acabada à mão por um artesão da Automobili Pininfarina, que pinta cuidadosamente as riscas “Iconica Blu” a toda a largura da asa como demonstração da atenção ao pormenor. O aspeto exterior é completado com jantes de liga leve de cinco raios polidas em cerâmica, com coberturas centrais em contraste de alumínio anodizado preto.



Suporte para charutos também na lista 

Uma caraterística única deste desportivo é o seu suporte para charutos e humidificador, um elemento completamente personalizado, integrado diretamente no habitáculo entre os dois bancos. Esta caixa de alumínio e vidro feita à medida exemplifica a atenção dada a um dos gostos do seu proprietário. Pode conter até três charutos e é iluminado de acordo com as cores correspondentes aos cinco modos de condução: “Calma”, “Pura”, “Energica”, “Furiosa” e “Carattere”, que são verde, azul “Iconica Blue”, laranja, vermelho e amarelo, respetivamente.


Ainda no interior, o Battista Targamerica conta com revestimentos em pele castanha, com volante e painel de instrumentos em pele preta contrastante. Os encostos de cabeça são feitos à medida, com o logótipo “F” da Automobili Pininfarina gravado em relevo, juntamente com uma decoração única e detalhes de design específicos do proprietário.



Foi também especificado um conjunto de malas feito à medida, com acabamento em pele castanha igual à dos estofos e com a silhueta do Battista Targamerica gravada em relevo.


O Battista Targamerica mantém os seus quatro motores elétricos. Combinados, debitam 1900 cv 2340 Nm.

 

Também o nome resulta da cooperação entre o cliente e a equipa de design, fazendo referência à carroçaria sem tejadilho, bem como ao país de registo do automóvel.

O Battista Targamerica mantém os seus quatro motores elétricos independentes, que debitam 1900 cv de potência e 2340 Nm de binário em combinação. Como resultado, pode acelerar dos 0 aos 100 km/h em menos de dois segundos e tem uma velocidade máxima superior aos 300 km/h. O hiperdesportivo é alimentado por uma bateria de iões de lítio de 120 kWh.



De acordo com Andrea Crespi, Diretor Técnico da Automobili Pininfarina, este automóvel de luxo “é o resultado de uma colaboração sem paralelo entre as nossas equipas internas de design e de engenharia, bem como com o cliente. Esta encomenda obrigou-nos a desafiarmo-nos a oferecer níveis de desempenho do Battista sem um tejadilho de carroçaria rígida, levando a equipa a apresentar uma solução criativa e única para satisfazer as necessidades do nosso cliente”.

0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page