A Autoeuropa ganhou a corrida à produção de automóvel elétrico novo da Volkswagen. Trata-se do ID.1 antecipado, recentemente, pelo estudo ID. EVERY1. Antecipa-se preço na ordem dos 20.000 €, antecipando-se que a montagem na fábrica de Palmela, Setúbal, arranque no início de 2027. Reforça-se, assim, o protagonismo da unidade industrial portuguesa na rede de produção europeia da marca alemã.

Foi apresentado na semana passada ainda em formato de protótipo, mas o ID. EVERY1 promete tornar-se num dos modelos mais importantes da Volkswagen, desde logo pelo preço contido em torno dos 20.000€. Agora, sabe-se que a versão de produção deste “concept car” terá “berço” português, sendo confirmada a sua construção na fábrica da Volkswagen Autoeuropa, a partir de 2027.
O ID. EVERY1 (nome do “concept”) terá por base a nova plataforma MEB para automóveis de tração dianteira e será integrado numa “família” de citadinos elétricos, em paralelo com o ID. 2all e com o ID. GTI Concept.
Com um comprimento de 3.880 mm, o ID. EVERY1 está posicionado entre o anterior up! (3.600 mm), o ID. 2all (4.050 mm) e o atual Polo (4.074 mm), com interior para quatro ocupantes e bagageira até 305 litros. Ainda de acordo com as informações preliminares fornecidas pela Volkswagen, o modelo conta com um motor elétrico de nova conceção com 95 cv (75 kW) de potência, enquanto a autonomia esperada ronda os 250 km.
De acordo com a Reuters, a confirmação da produção do ID. EVERY1 em Portugal, a partir de 2027, foi feita pelo diretor executivo da Volkswagen, Thomas Schäfer, durante uma conferência de imprensa realizada com os jornalistas em Wolfsburgo, sede da companhia.
Reforço de peso
A fábrica da Autoeuropa é a mais importante na produção automóvel em Portugal, graças ao sucesso do T-Roc, SUV compacto que é produzido unicamente no nosso país para os mercados europeus. O ritmo de procura do T-Roc tem sido crescente e, em 2024, a fábrica teve mesmo o seu segundo melhor ano de sempre, com 236.100 unidades montadas em Palmela, com os principais países de destino a serem a Alemanha, a Itália e o Reino Unido.
Em breve irá começar a produzir a segunda geração deste compacto, agora já com eletrificação, mas o anúncio de produção do ID. EVERY1 em Portugal tem potencial para robustecer a importância da Autoeuropa a nível nacional, assegurando-se assim a sua continuidade com um modelo de estratégia fundamental para os objetivos de transição energética da Volkswagen, empenhada ainda na conversão para os modelos 100% elétricos.

Nota para o facto de a Autoeuropa ser a terceira fábrica de automóveis em Portugal a produzir veículos elétricos: no Tramagal, na Mitsubishi Fuso Truck Europe, é produzida a Fuso e-Canter, ao passo que em Mangualde são produzidas as versões elétricas dos comerciais da Peugeot, Citroën, Opel e Fiat.
Comments