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EZ-6 é o Mazda6 que a Europa não vai ter

Atualizado: 28 de abr.

Lançado no mercado chinês ainda este ano, o EZ-6 é uma berlina eletrificada de tração traseira que atesta o empenho da marca de Hiroshima, Japão também naquele país asiático. A Mazda, no Auto China de Pequim, também revelou o Arata, "concept" de SUV sem motor de combustão interna.



A Mazda, através da parceira local Changan Mazda, revelou, no Salão Automóvel de Pequim, dois automóveis eletrificados de uma assentada, um já destinado à produção em série, o EZ-6, e o outro como protótipo de um “Sport Utility Vehicle” (SUV) a lançar futuramente. Ambos manifestam o compromisso do construtor de Hiroshima, Japão, com a mobilidade sem emissões.

 

Começando pelo EZ-6, esta berlina de aspeto dinâmico integra o pacote de automóveis novos equipados com “energias do futuro” e desenvolvido e produzido na China pela Changan Mazda, companhia resultante da combinação de esforços da Mazda e da Chongqing Changan Automobile Co., Ltd. (Changan Automobile).



O EZ-6 para lançar apenas no mercado chinês até ao final do ano apresenta uma evolução da linguagem de desenho “Kodo” (termo que a Mazda utiliza para filosofia que simboliza a “alma do movimento”) e do conceito de controlo “Jinba-ittai”, ou seja, a aliança da máquina ao condutor, numa apologia ao prazer de condução.

 

Esta berlina, que poderia suceder ao Mazda6, conta com tecnologia elétrica avançada e baterias fornecidas pela Changan Automobile, sendo disponibilizada com duas motorizações: uma 100% elétrica e outra PHEV, em ambos os casos com tração apenas às rodas traseiras. A marca aponta para autonomia nas ordem dos 600 km para a versão elétrica e mais de 1000 km para o híbrido Plug-In. Não são adiantados valores de potência, nem prestações.



Com quase cinco metros de comprimento (4,921 m), o EZ-6 tem uma distribuição de peso equitativa entre os dois eixos (50:50) na versão elétrica e vale-se, ainda, da suspensão traseira evoluída (arquitetura multibraços) e da otimização aerodinâmica ("spoiler" traseiro elétrico eleva-se a altas velocidades, automaticamente, para melhorar a estabilidade.

 

A bordo, o ambiente tecnológico é combinado com uma tónica de requinte, com sistemas avançados de assistência à condução, mitigação de acidentes, assistente inteligente de estacionamento que permite até controlar o veículo por voz quando o condutor está fora do veículo e sistema multimédia que pode ser controlado pelos ocupantes a partir de toques, voz ou gestos.



A visão do “design” 

Por outro lado, o Arata é uma visão do SUV elétrico a lançar no final de 2025, que visa mostrar, sobretudo, o arrojo estilístico em aliança com a eficiência aerodinâmica fundamental para os veículos elétricos.

 

A vista lateral apresenta portas volumosas e uma configuração tridimensional na zona inferior da carroçaria que salienta a importância da bateria. Atrás, os farolins com estilo horizontal e esguio concedem uma associação à designação da marca, que surge em posição central na tampa da bagageira.

 

O conceito aerodinâmico mais cuidado fica patente nos túneis de ar criados para o escoamento do fluxo de ar pela carroçaria

 

Falando na conferência de apresentação destes dois modelos, Masahiro Moro, Presidente e CEO da Mazda, referiu que ambos os modelos “no futuro, a Mazda continuará a trabalhar com a Changan Automobile para melhorar o negócio na China, introduzindo os seus produtos únicos que vão ao encontro das necessidades dos clientes chineses que preferem veículos avançados”.

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