top of page

Austrália é este domingo; 2025 domina conversas

Mundial de 2024 “acelera” no Albert Park, mas “silly season” precoce discute-se muito mais que o grande prémio em Melbourne! Em 2025, especula-se, Verstappen na Mercedes (ou na Aston Martin), Newey na Ferrari (ou na… Aston Martin), e Sainz ou Alonso na Red Bull!



O Mundial de Fórmula 1 desloca-se do Médio Oriente para a Oceânia, para a ronda 3 de campeonato com 24 corridas. No mapa do campeonato, depois do Bahrain e da Arábia Saudita, grandes prémios dominados pelos pilotos da equipa bicampeã, a Red Bull, com o neerlandês Max Verstappen primeiro e o mexicano Sergio Pérez segundo tanto em Sakhir como em Jeddah, segue-se a Austrália, com 58 voltas ao Albert Park de Melbourne a meio da madrugada deste domingo, 24 (4.00 horas em Portugal Continental).

 

Mas, antecipando-se outra corrida dominada pela escuderia austríaca, tanto mais que venceu Melbourne em 2023, com o tricampeão Verstappen, à frente de Lewis Hamilton (Mercedes) e Fernando Alonso (Aston Martin), é 2025 que está na ordem dia, com uma “silly season” precoce potenciada pelo anúncio da transferência de Hamilton para a Ferrari no próximo ano. Curiosamente, entre as notícias do dia, as mudanças de dois elementos da Scuderia para a equipa alemã, como reforços da estrutura técnica – Simone di Resta, ex-número do “design” dos italianos, e Enrico Sampo, que comandava o trabalho nos simuladores!



Na Red Bull, aumenta a preocupação sobre o futuro de Verstappen na equipa. Max tem contrato até 2028, mas as polémicas na equipa podem originar mudança que poucos antecipariam há poucos meses. Em Melbourne, o nome do neerlandês foi associado à Aston Martin, escuderia inglesa que também está interessada, diz-se, na contratação de Adrian Newey, homem por trás dos sucessos dos austríacos na Fórmula 1.

 

No entanto, o nome do engenheiro britânico de 65 anos que lidera o departamento técnico da Red Bull também é associado à Ferrari, marca que não ganha títulos há anos a mais. Diz-se mesmo que o patrão da Scuderia, John Elkann, está disponível para pagar o que for necessário para contratar Adrian Newey, para poder dispor de monolugar capaz de vencer corridas e campeonatos no próximo ano, com Leclerc e… Hamilton – diz-se mesmo que o italo-americano entregou “cheque em branco” ao inglês!



Sem surpresa, também existem nomes associados à Red Bull, quer pela hipótese de saída de Verstappen, quer pela possibilidade de não extensão do contrato com Pérez, que termina no final de 2024. Na primeira linha de candidatos, os espanhóis Fernando Alonso e Carlos Sainz! E notícia na Fórmula 1 é, também, o empenho da Kick Sauber em colocar ponto final na relação com Valtteri Bottas e Zhou Guanyu, dois pilotos que entram nos planos da Audi para a estreia na categoria, em 2026. A marca contratou o alemão Andreas Seidl para liderar a equipa tanto no período de transição como na estrutura em construção e o objetivo é preparar o futuro o mais depressa possível…



 Max Verstappen, no Grande Prémio da Austrália, ambiciona igualar um recorde de 10 vitórias consecutivas que detém desde 2023 (conseguiu-o entre Miami e Itália, respetivamente, as rondas 5 e 14 do campeonato do ano passado) e 57.º sucesso da carreira na Fórmula 1. Após duas corridas, o neerlandês de 26 anos comando a classificação do Mundial com 51 pontos, “contra” 36 de Pérez e 28 de Leclerc.


A Austrália figura no mapa da Fórmula 1 desde 1985 e Melbourne recebe a corrida, a cidade-anfitriã do grande prémio desde 1996, pela 27.ª vez. Na grelha de partida, Lewis Hamilton como piloto mais bem-sucedido (duas vitórias, em 2008 e 2017) e Michael Schumacher como recordista de triunfos (4). O britânico da Mercedes é o número um em “pole positions” (8). Por equipas, McLaren primeira (10 sucessos), à frente da Ferrari (10). O recordista de triunfos neste circuito semipermanente em que a 1.ª posição no arranque valeu 42,31% dos êxitos, é Michael Schumacher (4). Qualificação na madrugada de sábado (5.00 horas de Portugal Continental).



0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page