Aura, Era e Evo: três Volkswagen ID para a China
- Pedro Junceiro
- há 3 horas
- 3 min de leitura
A gama elétrica da Volkswagen na China vai crescer com versões baseadas nos “concepts” ID. Aura, ID. Era e ID. Evo, desenvolvidos com parceiros diferentes. Este será o início de uma estratégia nova de modelos, que prevê a chegada ao mercado de 30 automóveis novos na China até 2027.

Apresentados no Salão Automóvel de Xangai, os Volkswagen ID. Aura, ID. Era e ID. Evo resultam de parcerias diferentes com construtores chineses, sendo diferenciados para aquele mercado e com tecnologias específicas, dentre as quais se conta a de condução automatizada de Nível 2++, ou seja, um nível já bastante elevado de assistência à condução, mas ainda a depender do condutor em todo o tempo.
Estes três modelos apresentados agora seguem outro “concept” revelado no ano passado, o ID. Code, que delineou o caminho a seguir pela Volkswagen em termos de desenho e de componente tecnológica. Embora não sejam os modelos de produção, as versões finais dos Aura, Era e Evo deverá ser bastante semelhante aos protótipos agora mostrados naquela que é uma das maiores “montras” automóveis do mundo.
Estes três produtos serão lançados naquilo que na China é conhecido como o segmento de NEV (“New Energy Vehicles”), que incorpora os elétricos, mas também os híbridos “plug-in” e elétricos com extensores de autonomia.
Todas as versões de produção dos “concepts” apresentados em Xangai serão equipadas com sistemas baseados em Inteligência Artificial para condução altamente automatizada (Nível 2++), incluindo manobras de ultrapassagem e de viragem e a entrada no trânsito de forma independente – ainda que sempre sob a supervisão do condutor, até porque as regras para este tipo de tecnologias foi apertada na China.
Três conceitos diferentes
Cada um destes modelos teve por base uma das parcerias que a Volkswagen detém na China: o ID. Era foi concebido ao abrigo da SAIC Volkswagen, o ID. Evo resulta da Volkswagen Anhui e o ID. Aura é um produto da FAW-Volkswagen.
O primeiro é um SUV de grandes dimensões com três filas de bancos e demonstra aquele que será o primeiro modelo da Volkswagen com extensor de autonomia – um gerador a gasolina alimenta a bateria enquanto o veículo é conduzido e proporciona mais de 700 km de autonomia, a que se junta ainda a autonomia declarada de 300 km proveniente da bateria para um total superior a 1.000 km.
Por seu turno, o ID. Evo será direcionado aos condutores mais jovens e irreverentes, sendo um SUV 100% elétrico com base em arquitetura de 800 V e pertencente à família ID. UNYX da Volkswagen. Conta com uma arquitetura eletrónica altamente avançada com incorporação de vários serviços digitais e a possibilidade de expandir as suas funcionalidades por via de atualizações “over-the-air”.
O ID. Aura, enfim, estreia a plataforma “Compact Main Platform” (CMP, curiosamente, o mesmo nome de uma outra plataforma agora descontinuada da Stellantis), com arquitetura eletrónica especialmente criada para a China. Através da sua elevada capacidade de computação baseada em IA, o sistema de condução automatizada utilizado nesta plataforma promete “elevar a fasquia para um comportamento de condução inteligente e natural”. O modelo foi concebido para ir ao encontro de clientes que se preocupam com os preços, combinando tecnologia moderna com “design” dinâmico. Dispõe ainda de interação Homem-Máquina semelhante à de um smartphone e de assistente baseado em IA para controlo por voz de várias funções do veículo.
As versões de produção destes três “concepts” farão parte da ofensiva de produto a lançar pela marca alemã ao longo dos próximos meses, tendo previsto a chegada de 30 modelos novos, incluindo 20 NEV, para os segmentos mais importantes do mercado chinês.
“Os três ‘concept cars’ são o resultado visível da nossa estratégia ‘Na China, para a China’. Fizemos, assim, todos os preparativos necessários para permanecer na primeira posição entre os fabricantes de automóveis estrangeiros na China”, afirmou Thomas Schäfer, Diretor Executivo da marca Volkswagen, secundado pelo Diretor Executivo da marca para a China, Stefan Mecha.
“Nos próximos três anos, vamos lançar mais de 20 NEV de última geração, com tecnologias viradas para o futuro, para satisfazer todos os nossos diferentes clientes na China. Com a nossa estratégia ‘Na China, para a China’, vamos agora concretizar todo o nosso potencial e demonstrar a nossa força inovadora a nível local”.
Comments