A Audi anunciou que chegou a acordo com um fundo de investimento do Catar para a venda de uma participação minoritária na estrutura da sua futura equipa de Fórmula 1, que tem ainda a denominação Sauber Holding AG.
A Audi e a Qatar Investment Authority (QIA), fundo soberano de investimento do Catar, chegaram a acordo para que este último possa entrar no capital da Sauber Holding AG, a futura equipa de fábrica da Audi que irá estrear-se na modalidade em 2026, ano em que entram em vigor novos regulamentos técnicos para a aerodinâmica e para as unidades de potência.
Com este novo acordo, a marca dos “quatro anéis” pretende acelerar o investimento na sua estrutura que trabalha no projeto de Fórmula 1, tirando partido deste investimento estratégico que irá “injetar” verbas significativas no esforço da Audi.
Apesar de a percentagem adquirida pela QIA permanecer ainda em segredo, o comunicado aponta para a aquisição de uma “participação minoritária significativa” na Sauber Holding AF.
Com Mattia Binotto (ex-Ferrari) a liderar o projeto, Jonathan Wheatley (ex-Red Bull) a assumir o cargo de diretor da equipa e os pilotos Gabriel Bortoleto (20 anos) e Nico Hulkenberg (37 anos) já confirmados para 2025 e para o ano seguinte, a Audi procura estabelecer os pilares para uma entrada bem-sucedida na modalidade rainha do automobilismo.
Segundo Gernot Döllner, CEO da Audi AG e Presidente do Conselho de Administração da Sauber Motorsport AG, o “investimento da QIA reflete a confiança que o Projeto Audi Fórmula 1 já conquistou, sublinhando o compromisso inabalável da Audi com esta iniciativa. Este capital adicional irá acelerar o crescimento da equipa e representa mais um marco na nossa estratégia de longo prazo. A participação da QIA reforça ainda mais os esforços dedicados nas instalações de Hinwil e Neuburg, à medida que trabalham para a entrada da Audi em 2026".
Por seu turno, Mohammed Al-Sowaidi, CEO da QIA, destaca que este investimento na Audi Fórmula 1 “é uma oportunidade emocionante” enquanto primeira abordagem ao mundo dos desportos motorizados.
"A Audi é um parceiro ‘premium’ de eleição, com um legado rico no desporto motorizado. Como investidor de longa data no Grupo Volkswagen, acreditamos na visão e na direção da Audi ao entrar na Fórmula 1, e o nosso investimento irá apoiar a concretização deste objetivo. A QIA acredita que a Fórmula 1 é um desporto com um potencial de investimento significativo ainda por explorar. A crescente comercialização dos desportos profissionais, como oferta de entretenimento a nível global e a popularidade cada vez maior da Fórmula 1, tornam esta uma oportunidade emocionante para o nosso primeiro grande investimento no desporto motorizado”.
Commentaires