top of page

Audi S3 com dinamismo e potência reforçados

.Modelo desportivo da gama compacta da marca alemã recebe melhorias na potência (agora, 333 cv) e na tecnologia para se tornar mais entusiasmante de conduzir.



A Audi (Audi Portugal » Descubra todos os modelos | Audi Portugal), introduzindo uma série de melhorias técnicas, reforçou o posicionamento do S3 entre os desportivos compacto, beneficiando-o com um aumento de 23 cv e 20 Nm. Esta versão renovada também estará disponível nas variantes Sportback e Saloon (berlina) e já a partir de meados do ano.

 

Em grande destaque está o reforço da potência, com um incremento de 23 cv que lhe permite passar a debitar 333 cv, ao passo que o binário subiu 20 Nm para 420 Nm (entre as 2100 e as 5500 rpm), permitindo melhorar as competências de aceleração do S3: o exercício dos 0 aos 100 km/h cumpre-se em 4,7 segundos, a velocidade máxima mantém-se limitada a 250 km/h.

 

Tanto o motor como a transmissão receberam melhorias para oferecerem uma experiência mais desportiva, nomeadamente com uma atuação distinta e mais apurada do turbo em consonância com a válvula do acelerador, por isso oferecendo uma resposta mais pronta. Por seu turno, agora, a caixa automática S tronic de 7 velocidades permite um arranque mais expedito, melhorando ainda os tempos de passagem entre cada relação no modo D (“Drive”). 



Ensinamentos do “irmão” maior 

Noutra adição bastante relevante, o sistema de vetorização de binário do RS 3 foi aplicado ao S3, melhorando a agilidade e a estabilidade. Esta tecnologia permite uma distribuição totalmente variável do binário entre as rodas traseiras. Para tal, recorre a uma embraiagem multidisco controlada eletronicamente em cada semi-eixo para distribuir de forma otimizada o binário em curva – dependendo da situação de condução e do modo de ação selecionado no Audi drive select.

 

O compêndio de modos de condução compreende um total de seis opções, entre o mais confortável e o mais dinâmico (auto, comfort, dynamic, individual e efficiency), a que se o novo dynamic plus, programa pensado para condução ainda mais desportiva. Neste modo, o sistema de vetorização de binário distribui o máximo de potência possível para o eixo traseiro e, sobretudo, para a roda traseira exterior ao sentido da curva, resultando numa tendência de sobreviragem. O controlo de estabilidade eletrónico (ESC) está automaticamente ativo no modo sport, com pequenos ajustes para o condutor continuar no controlo até em situações limite.



No dynamic plus, a rotação sem carga do motor 2.0 TFSI foi aumentada em 200 rpm para as 1.00 rpm para melhorar a capacidade de “disparo”, a que se junta uma sensibilidade do acelerador mais direta e passagens de caixa mais rápidas.

 

A suspensão foi revista para oferecer maior controlo, com rolamentos mais rígidos e novos suportes que permitem o camber ainda mais negativo para melhoria da resposta da direção, e controlo lateral aumentado, o que beneficia a precisão em curva. A suspensão S desportiva é de série nestes S3, rebaixando a altura ao solo em 15 mm, em comparação com o A3, o mesmo se aplicando à suspensão adaptativa S, afinada para melhor atuação com os modos de condução mais desportivos.

 

O aumento da dinâmica de condução significa uma maior exigência para os travões, pelo que o S3 renovado foi equipado com discos de travão ventilados de maiores dimensões no eixo dianteiro, que são perfurados: têm 18'' e medem 357 mm de diâmetro e, com 34 mm, é 4 mm mais espesso do que anteriormente. As pinças de dois pistões na frente também são novas.



Destaques visuais 

Com a atualização do modelo, o Audi S3 recebe as mesmas novidades que os outros membros da gama do compacto, embora aqui com uma temática mais desportiva. A grelha Singleframe hexagonal e sem moldura apresenta uma nova estrutura que é visivelmente mais plana e mais larga, estando associada a novas entradas de ar laterais para maior carácter dinâmico. Nota, ainda, para o novo "spoiler" dianteiro, com duas aletas verticais inspiradas no automobilismo, que colocam o modelo mais próximo oo solo.


Um novo para-choques também torna a traseira mais dinâmica, tirando partido de avental traseiro em preto brilhante por cima do difusor. O aspeto dinâmico é complementado por quatro ponteiras, outra caraterística do modelo S. O sistema de escape de desempenho opcional proporciona um som mais poderoso e inclui um silenciador em titânio.


O visual do S3 é sublinhado pelas pinturas metalizadas, como a “Verde District”, o “Azul Ascari” e o “Vermelho Progressivo”, a que se junta outra novidade, na forma do “Cinzento Daytona”, que está disponível num acabamento mate.



Maior variedade luminosa 

Tal como a grelha Singleframe redesenhada, o 'design' da iluminação é significativamente mais plano, enfatizando a largura do S3. Porém, o que mais se destaca neste capítulo é o sistema de luzes diurnas LED em ligação aos faróis Matrix LED, com elementos de 24 pixéis agora dispostos em três filas no bordo superior da caixa do farol.

 

Pela primeira vez nos A3, é possível selecionar e alternar entre quatro assinaturas digitais de luzes diurnas no MMI, dando uma possibilidade de personalização adicional a partir do ecrã de infoentretenimento. Os farolins também apresentam um novo "design" de luz e uma nova encenação da função “coming home/leaving home”.



Interior com detalhes desportivos 

A bordo, a marca dos quatro anéis também não poupou esforços para melhorar o ambiente e, por isso, há novidades no desenho da alavanca da caixa, nas saídas da climatização e nos revestimentos decorativos. A iluminação ambiente foi melhorada, com luz disposta agora em frente da alavanca da caixa, nas portas e nas áreas dos pés. Detalhe precioso é o acabamento têxtil nas portas dianteiras que foi cortado a laser 300 vezes. Os seus cinco segmentos são retroiluminados por uma luz no painel das portas, para oferecer uma sensação de luminosidade dinâmica.

 

O interior dos S3 apresenta cores escuras com alguns toques prateados. O forro do tejadilho preto, os pedais em aço inoxidável, as soleiras das portas iluminadas com inserções em alumínio com o logótipo S e os acabamentos interiores em alumínio realçam o carácter desportivo do automóvel. Os apoios de braços em pele artificial e o ar condicionado de conforto, de três zonas, são equipamentos de série. Achatado na parte inferior, o volante desportivo de três raios com contorno em pele inclui botões multifunções e novas patilhas cromadas para controlo da função manual da caixa na parte posterior.

 

Os bancos desportivos com apoios de cabeça integrados e almofadas laterais pronunciadas proporcionam maior apoio lateral. Além da microfibra Dinamica, está disponível um novo tecido técnico texturizado para os revestimentos decorativos, tal como a fibra de carbono, que está disponível no S3 mais equipado.



Integração de aplicações e funções a pedido

Também a nível de conectividade, o S3 sai reforçado, com numerosos serviços connect, funções a pedido e uma loja de aplicações. Além do rádio digital DAB+ e do ecrã tátil de 10,1'', o Audi virtual cockpit plus e um carregador indutivo de "smartphone" são fornecidos de série. Outras características opcionais incluem o MMI navigation plus, juntamente com o portefólio connect completo e o acesso à loja de aplicações, que permite ao condutor utilizar uma vasta gama de aplicações diretamente no monitor central do painel de bordo. As aplicações selecionadas são instaladas no sistema multimédia sem necessidade de recorrer ao "smartphone".

Tags:

0 comentário

コメント

5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません

評価を追加
bottom of page