top of page

Audi RS Q8: Dupla “SUVerdesportiva” até 640 cv

A Audi reforça a gama Q8 com os mais desportivos RS Q8 e RS Q8 Performance, com este último a tornar-se no modelo de combustão de produção em série mais potente da história da Audi Sport GmbH



Num esforço para reforçar a sua gama de modelos desportivos, a Audi renova os RS Q8 e RS Q8 Performance, dando-lhes novos atributos estéticos, técnicos e tecnológicos para oferecerem prestações de alto gabarito e um comportamento dinâmico condizente.

 

Esteticamente, estes dois modelos seguem os conceitos já vistos na renovação do Q8, revelada há algumas semanas, embora aqui com maior agressividade. Assim, contam com um novo para-choques dianteiro, grelha “Singleframe” com estrutura em favo de mel e células tridimensionais e uma lâmina em preto de alto brilho (cinzento mate no RS Q8 performance) para distinguir os modelos de topo da gama.



A secção traseira conta com duas saídas de escape ovais e um novo difusor no para-choques, que é dividido ao meio por um refletor. Um revestimento na cor da carroçaria por cima do difusor traseiro acrescenta uma maior textura visual e atua como uma ligação entre o difusor e o para-choques traseiro.


O RS Q8 e o RS Q8 performance distinguem-se principalmente pelas diferentes cores e materiais de série de muitos componentes exteriores.

Enquanto os espelhos retrovisores exteriores, os elementos do spoiler dianteiro e os frisos das janelas e do difusor traseiro são sempre em preto no RS Q8, a versão Performance apresenta espelhos retrovisores exteriores em cinzento mate, elementos do spoiler dianteiro e um difusor traseiro em cinzento mate, com todo o restante equipamento em preto brilhante.



Duas facetas 

Contando com o motor V8 biturbo, a gama RS Q8 destaca-se por ter duas variantes, a primeira das quais com 600 cv de potência e 800 Nm de binário e a segunda, mais potente sob a designação RS Q8 Performance, capaz de debitar 640 cv e 850 Nm para prestações melhoradas. Assim, a versão de 600 cv acelera dos 0 aos 100 km/h em 3,8 segundos, enquanto a velocidade máxima está limitada eletronicamente a 250 km/h, podendo ser aumentada para 280 km/h ou para 305 km/h como opção (pacote dinâmico plus). Por seu turno, o RS Q8 Performance acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,6 segundos, com os mesmos dados de velocidade máxima.

 

Este é o mais potente motor de combustão produzido em série na história da Audi Sport GmbH, valendo-se de melhorias no sistema de escape no caso do RS Q8 performance, para uma sonoridade mais desportiva.

Opcionalmente, o sistema de escape pode ser substituído pelo sistema de escape desportivo RS, que intensifica ainda mais a experiência sonora com ponteiras de escape em preto brilhante.



 Dinamicamente, ambas as versões do novo RS Q8 surgem de série com tração integral permanente quattro, combinada com a caixa automática Tiptronic de oito velocidades com tempos mais curtos entre as trocas de relação. O diferencial central totalmente mecânico distribui a potência do motor pelo eixo dianteiro e traseiro numa relação de 40:60, embora o valor pode ser variável com até 70% entregue ao eixo dianteiro e até 85% ao eixo traseiro. Ambos estão também equipados de série com suspensão pneumática adaptativa desportiva com amortecimento controlado, afinada especificamente para o RS. A altura ao solo de ambas as versões varia até 90 milímetros.


A direção integral de série contribui para a agilidade e estabilidade, com as rodas traseiras a virarem até 1,5 graus na direção oposta das rodas dianteiras. A velocidades mais baixas, rodam até 5 graus na direção oposta à das rodas dianteiras, o que reduz o raio de viragem.



Como opção, ambos podem dispor do sistema ativo eletromecânico de anti-rolamento (eAWS), que minimiza significativamente os movimentos laterais da carroçaria em curva: em ambos os eixos existe um motor elétrico compacto a ligar as duas metades da barra estabilizadora. Quando em linha reta, as duas metades estão desligadas, o que reduz os movimentos da carroçaria em estradas irregulares.


Esse é um dos sistemas que está presente no pacote dinâmico plus opcional, o qual também eleva a velocidade máxima para os 305 km/h e inclui ainda o diferencial desportivo quattro e o sistema de travagem em cerâmica RS.

Quando em cenário de curvas, os motores elétricos rodam as barras estabilizadoras na direção oposta um ao outro, o que reduz a inclinação lateral. Uma bateria de iões de lítio de 48V fornece energia ao sistema eAWS. A unidade de armazenamento de energia compacta e leve, que pode gerar e libertar correntes elevadas num período muito curto, alimenta os dois motores elétricos com uma potência máxima de 1,5 kW cada.



Mais equipado e novos opcionais 

Tal como na mais recente atualização do Q8, o RS Q8 também conta agora com faróis LED Matrix, enquanto a tecnologia de luz laser está disponível como opção. Uma moldura escurecida distingue visualmente o modelo de iluminação de topo face ao modelo base. A luz laser Audi atua como um farol adicional com um alcance significativamente superior. Os clientes podem, também, optar entre cinco assinaturas luminosas através do MMI, uma das quais é o desenho de bandeira em xadrez exclusivamente disponível para o RS Q8. Atrás, o RS Q8 utiliza faróis traseiros OLED, opcionais, amplamente digitalizados com cinco assinaturas de luz e funcionalidade de segurança com indicação de proximidade.

 

Para a carroçaria, está disponível uma vasta gama de opções de pinturas, incluindo três novas cores metalizadas: “Gold Sakhir”, azul “Ascari” e vermelho “Chili”, além das cores Audi Exclusive personalizadas.



 Ambas as versões de topo estão equipadas com jantes de liga leve de 22 polegadas com pneus 295/40 R22, havendo opcionalmente novas jantes de 23 polegadas com design de seis raios em “Y” e pneus 295/35. Os modelos tiram partido de sistema de travagem RS com discos de travão ventilados em material compósito (420 mm à frente e 370 mm atrás), com pinças de travão em preto (podem ter acabamento a vermelho). Outra opção passa pelo sistema de travões cerâmicos RS (de série no RS Q8 Performance) com discos de 440 mm (à frente) e 370 mm (atrás).


Como opção exclusiva para o RS Q8 performance, estão disponíveis jantes de liga leve de 23 polegadas, fabricadas através de um processo de forja e fresagem de alta tecnologia. Inspirado nos desportos motorizados, o design dos raios em “Y” assegura um arrefecimento melhorado dos travões e a massa não suspensa em cerca de 5 kg quilos cada, em comparação com as jantes de 22 polegadas de série (redução total de cerca de 20 kg). Estão disponíveis em preto metalizado polido, cinzento mate ou preto mate. Os clientes também podem escolher os pneus Pirelli P Zero 295/35 R23 de alta performance.



Estão disponíveis packs de design RS vermelho, cinzento ou azul para o interior, este último exclusivo para o RS Q8 performance, cada um com detalhes coloridos específicos da variante. Por exemplo, os cintos de segurança são totalmente em azul oceano no pacote de design RS azul.

 

Características especiais adicionais para a performance do RS Q8: além da luz LED de entrada que projeta a inscrição "RS performance" no chão, o Audi virtual cockpit plus de 12,3 polegadas apresenta um indicador luminoso para troca de relação de caixa em modo manual, mudando o indicador das rotações do motor de verde para amarelo e para vermelho, piscando de forma idêntica à utilizada nos desportos motorizados para indicar o momento ideal para troca de caixa. O Audi virtual cockpi também inclui grafismos especiais para a tecnologia “Launch Control” para grandes arranques.

0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page