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Audi RS 3 ainda mais desportivo

Atualizado: 21 de ago.

O RS 3, modelo compacto desportivo da Audi, beneficia de atualização estética e técnica que reforça tanto a capacidade de atração como o potencial dinâmico. Mantém-se o motor 2.5 TFSI com 400 cv, mas o chassis otimizado e os pneus novos permitiram obter recorde novo no circuito de Nordschleife-Nürburgring, Alemanha.



A Audi Sport melhorou os atributos do RS 3, tanto na versão Sportback, como na berlina, passando a ostentar novos detalhes estéticos e alguns retoques técnicos que auxiliam o modelo alemão a manter-se como uma das propostas mais interessantes de conduzir no segmento dos compactos desportivos.


O RS 3 melhorado conta com aparência mais desportiva.

 

Na vertente do aspeto, o RS 3 melhorado conta com aparência mais desportiva, sobretudo por mérito da grelha “Singleframe” hexagonal com contornos mais vincados. Mais plana e consideravelmente mais larga do que antes, a grelha ajuda a uma sensação mais imponente da dianteira graças também às duas entradas de ar laterais funcionais - acentuadas por lâminas verticais pretas - e às três aberturas acima do “splitter” dianteiro, que agora abrange toda a largura do veículo.



Com luzes diurnas redesenhadas, os faróis exibem assinatura digital com uma bandeira quadriculada, composta por 24 elementos. Além disso, em combinação com os faróis de matriz LED, os condutores podem, pela primeira vez, escolher entre três designs adicionais de luzes diurnas no ecrã tátil do MMI.


A traseira do RS 3 também apresenta referências aos desportos motorizados, como o grande difusor funcional específico com um refletor vermelho no centro e, nas laterais, as duas ponteiras ovais do sistema de escape RS, que parecem ainda maiores nas suas molduras pretas. Os farolins também apresentam um novo grafismo, com “setas” que se iluminam dinamicamente a partir do interior e função “coming home/ leaving home” também nestes grupos óticos.



O exterior é acentuado pelas cores exteriores específicas do RS, as “Verde Kyalami” e “Cinzento Kemora”, mas também por novas tonalidades metalizadas “Azul Ascari” e “Vermelho Progressivo” e, pela primeira vez, o “Cinzento Daytona” num acabamento mate. A grelha “Singleframe” e o difusor têm um acabamento preto, com opção de alto brilho ou mate.

 

O RS 3 vem equipado de série com jantes de alumínio forjado de 19 polegadas em preto mate com um design de 5 raios em “Y”. Opcionalmente, as jantes estão disponíveis em desenho “motorsport”, com dez raios cruzados, em cinzento escuro mate ou em preto metalizado brilhante em design bicolor. De resto, a marca dos quatro anéis propõe ainda diversas opções de personalização, como os pacotes de carbono e preto brilhante, que adornam as entradas de ar dianteiras, as saias laterais e a lâmina acima do difusor.



Volante dinâmico e bancos RS especiais

Também o interior tem aspeto desportivo reforçado, num ambiente que é dominado pelos tons escuros. De acordo com a Audi, a orientação é agora mais vincada para a performance, com o novo volante de topo e base planas, bancos desportivos RS tipo bacquet, elementos em carbono e ecrãs desportivos.

 

O volante tem revestimento em pele perfurada, de série, ou em Dinamica, opcional, com o marcador das 12 horas em cor de realce, ao passo que os bancos RS “bucket” opcionais proporcionam maior apoio lateral. O painel central do banco com costura RS em favo de mel é feito de tecido de microfibra Dinamica, que é combinado com pele “Pearl Nappa” nos apoios laterais. Estes bancos apresentam emblemas “RS” junto aos apoios de cabeça e parte traseira do encosto em carbono mate.



A marca aplicou ainda novos elementos de iluminação ambiente para salientar alguns dos aspetos de design, sobressaindo também a nova fonte de luz no painel da porta que ilumina centenas de losangos de vários tamanhos definidos a laser, proporcionando um efeito visual dinâmico ao trancar ou destrancar o veículo.


Entre outros equipamentos opcionais, a marca destaca pacotes de "design" em vermelho e verde.

Os puxadores das portas, as saídas de ar, bem como as patilhas de mudança de velocidades têm acabamento em tinta de efeito antracite, que brilha de acordo com as condições de luz. Entre outros opcionais, a marca destaca os packs de design em vermelho e verde, com os cintos de segurança, os ombros dos bancos e as saídas de ar a ganharem essas cores. Além disso, a costura de contraste nos bancos, no apoio de braços central, nos apoios de braços das portas, no volante e no marcador das 12 horas é feita na respetiva cor dos pacotes.



A marca também não descurou o elemento tecnológico e o RS 3 renovado conta com o Audi virtual cockpit plus com ecrã digital de 12,3 polegadas com vistas “Sport”, “Performance” e “Runway” e novo grafismo para o conta-rotações no centro do ecrã. Adicionalmente, há grafismos para a entrega da potência, binário, forças g e tempos por volta. Não falta, também, o indicador luminoso para a mudança de velocidade quando em utilização de caixa de velocidade sequencial. O ecrã central tátil de 10,1 polegadas pode complementar essas informações com dados de temperatura do motor, travões e partilha do binário pelo “torque splitter”, entre outros. O sistema de infoentretenimento permite agora instalar aplicações de terceiros.


A Audi diz que foram tomadas medidas para melhorar o cheiro do habitáculo, para otimização do bem-estar a bordo.

 

Num detalhe curioso, a Audi adianta também que foram tomadas medidas para melhorar o cheiro do habitáculo, emanado a partir de materiais de alta qualidade como o couro ou dos plásticos...



Mais ágil e dinâmico 

O “coração” do RS 3 continua a ser o motor 2.5 TFSI de cinco cilindros com a sua ordem de ignição particular 1-2-4-5-3 e sonoridade muito característica, aqui acentuada pelo sistema de escape desportivo com “flaps” para controlo do ruído (sobretudo, quando ativados os modos de condução mais desportivos, os “RS Performance” e “RS Torque Rear”). Porém, a marca garante ter melhorado a sonoridade em todos os modos de condução, entre as 2200 e as 3500 rpm, ajudando a vincar o seu carácter desportivo.

 

Debita 400 cv de potência e 500 Nm de binário, o que lhe permite acelerar de 0 aos 100 km/h em meros 3,8 segundos e atingir os 290 km/h de velocidade máxima. Igualmente relevante é o facto de o RS 3 ter alcançado um novo tempo recorde no “Inferno Verde” de Nürburgring Nordschleife, com o piloto Frank Stippler a cumprir uma volta em 7m33,123s, batendo o anterior recorde de compactos desportivos em mais de cinco segundos.



Elemento chave para esse feito, mas também para a sua grande agilidade, é o sistema “torque splitter” de distribuição variável do binário entre as rodas traseiras, mas também a atuação do controlo de estabilidade e o sistema de controlo seletivo de binário (vetorização de binário por ação de travagem). Estes sistemas em conjunto (por via de sistema eletrónico que congrega todos os dados em cada momento) permitem melhorar a passagem em curva, incrementando a velocidade permitida durante a mesma. A suspensão adaptativa RS Sport também desempenha um papel fundamental, ao controlar a variação lateral da carroçaria em curva, ao passo que os pneus de nova especificação também melhoram a aderência.


O condutor pode acelerar o RS 3 ainda mais cedo e conduzi-lo em curva a velocidades maiores.

Fruto destas melhorias, o RS 3 evita a subviragem à entrada da curva, enquanto a vetorização do binário de travagem (atuando discretamente nas rodas interiores), permite seguir o ponto de corda da curva com maior precisão. Ou seja, segundo a Audi, o condutor pode acelerar o RS 3 mais cedo e conduzi-lo através da curva a velocidades mais elevadas.



A sobreviragem (entenda-se a capacidade para soltar a traseira) também foi um aspeto trabalhado no modo de condução “drift”, com o algoritmo eletrónico de análise a ter agora em maior conta o ângulo da direção e não apenas a pressão abrupta no acelerador.

 

O modo de condução “Performance”, agora, pode ativar-se diretamente no volante, em comando específico.

 

Para a Audi, vale a pena notar que o RS 3 tem sido um modelo de sucesso: desde o lançamento no mercado, em 2011, a marca alemã já vendeu cerca de 80.000 unidades do desportivo compacto, a maioria das quais no ano passado. Os novos modelos RS 3 Sportback e Sedan estarão nos concessionários a partir de outubro.

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