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Audi Q6 e-tron: até mais de 600 km entre recargas

Atualizado: 29 de mar.

Primeiro automóvel da marca dos quatro anéis baseado na plataforma PPE desenvolvida em parceria com a Porsche, base que partilha com a geração nova do Macan, este SUV apresentado com um elétrico de nova geração é proposto com potências até 380 kW/517 cv e opções de baterias que autorizam até 625 km de autonomia entre recarregamentos. Conectividade e funcionalidade também figuram entre os atributos deste automóvel.



Mais eclético, mais funcional, mais avançado e cada vez mais adaptado à mudança de era na mobilidade, o Q6 e-tron é o primeiro automóvel da Audi baseado na Premium Platform Electric (PPE), plataforma para elétricos desenvolvida em conjunto com a Porsche (Macan, por exemplo), com todos os benefícios que daí resultam.

 

Com 4,771 m de comprimento, 1,965 m de largura (sem espelhos) e 1,648 m de altura, o SUV novo destaca-se, ainda, pelo muito espaço a bordo, garantido por uma distância entre eixos de 2,899 m, tendo esta sido uma das preocupações da Audi no processo de desenvolvimento do Q6 e-tron. O tema da plataforma é mesmo um dos mais importantes, já que permite não só um melhor aproveitamento do espaço a bordo, devido à arrumação otimizada de todos os componentes, mas também uma melhoria dos atributos técnicos, especialmente no carregamento. A bagageira acomoda 526 litros com os bancos traseiros na configuração normal, na vertical, mas disponibiliza até ao máximo de 1529 litros, rebatendo-se os encostos posteriores (40:20:40). Acrescentam-se ainda 64 litros de espaço de arrumação na dianteira ("frunk").



A tecnologia de 800V incrementa a potência máxima de carregamento para 270 kW, de série, podendo "recuperar" energia para cerca de 255 km em apenas 10 minutos, se ligado a uma tomada de carga rápida (DC). O aumento do nível de carga de 10 a 80% demora apenas 21 minutos, de acordo com os dados preliminares da Audi. Tal como o Macan novo, também o Q6 e-tron pode carregar a bateria de forma inteligente: se estiver num posto de carregamento com tecnologia de 400V, o sistema de controlo pode carregar por bancadas, ou seja, dividindo a bateria de tração de 800V em dois acumuladores de igual voltagem, as quais podem depois ser carregadas em paralelo até 150 kW.

 

Outra inovação aplicada pela marca neste Q6 e-tron é a arquitetura eletrónica E3, a qual permite um nível mais complexo de conectividade. O nome E3 significa Arquitetura Eletrónica "End-to-End", com o fabricante a indicar que teve por missão criar uma estrutura padronizada e preparada para o futuro. A arquitetura orientada para as funções baseia-se numa nova estrutura de computadores de domínio com cinco computadores de elevado desempenho (High-Performance Computing Platform, HCP), que controlam todas as funções do veículo - desde as funções de infoentretenimento às de condução até à condução semiautónoma em fases evolutivas posteriores. Simultaneamente, está constantemente conectada com ligação em rede segura.



Reforço dos ecrãs e da conectividade

O lado digital do interior foi reforçado, graças a essa mesma arquitetura elétrica E3. O grande destaque vai para o Digital Stage (palco digital), composto pelo ecrã panorâmico Audi MMI Panoramic (que engloba os da instrumentação e o central do infoentretenimento) e pelo monitor do passageiro, apresentando-se ambos integrados no desenho do "tablier". Os painéis digitais da instrumentação (11,9”) e do infoentretenimento (14,5”) têm um desenho curvo e aparência flutuante, dispondo de tecnologia OLED. O próprio desenho da área do condutor é curvo, demonstrando uma melhoria da ergonomia para o condutor. Outra novidade é o ecrã do passageiro, de 10,9”, com um modo de privacidade para impedir que o condutor seja distraído pelos conteúdos visionados pelo passageiro dianteiro. O habitáculo dispõe ainda de iluminação ambiente que pode também interagir com os ocupantes.


A função de realidade aumentada para o Head-Up Display revela nova evolução, com grafismos renovados e mais dinâmicos, tendo uma orientação mais inclinada para se sobrepor aos elementos reais por diante (a impressão é a de que os elementos apresentados flutuam até 200 metros de distância para a frente).



O sistema de infoentretenimento tem por base o sistema operativo Android Automotive, com conteúdo sempre atualizado graças às atualizações "over-the-air". A mais recente versão do Audi Connect permite que a função de planeamento de rotas seja sempre a mais atual, enquanto as aplicações como o YouTube estão disponíveis na loja virtual para as ‘apps’ de terceiros, que são integradas diretamente no sistema do Q6 e-tron. No lançamento, estarão disponíveis aplicações de música, vídeo, jogos, navegação, estacionamento, carregamento, produtividade, meteorologia e serviços noticiosos. A loja está em constante expansão e a carteira de aplicações é específica para cada mercado.

 

O novo elétrico integra também um novo assistente virtual com controlo por voz, que serve para controlar diversas funções do veículo. Este assistente tem por base a inteligência artificial e, pela primeira vez, é representado por um avatar no ecrã central e no head-up display. Este assistente percebe mais de 800 comandos por voz, aprendendo algumas rotinas e efetuando sugestões com base no comportamento apreendido ao longo do tempo. A bordo, o Q6 e-tron poderá ainda ter um sistema de som Bang & Olufsen Premium com 22 altifalantes para um total de 830 watts de potência – quatro estão integrados nos encostos de cabeça dos bancos dianteiros, permitindo assim zonas de som pela primeira vez num Audi.



Mais potência e maior eficiência 

A nova geração de sistemas motrizes elétricos surge também no Q6 e-tron, com motores potentes, compactos e escaláveis (alterando-se consoante as necessidades de gama) e uma nova bateria de iões de lítio com 12 módulos e 180 células prismáticas para uma capacidade bruta de 100 kWh (94.9 kWh útil).

 

No lançamento estarão disponíveis duas versões, ambas de tração integral (com motor assíncrono na dianteira e máquina síncrona de ímanes permanentes na traseira): o Q6 e-tron quattro tem uma potência de 285 kW/388 cv, ao passo que o SQ6 e-tron apresenta uma potência total de 380 kW/517 cv (ativando o modo ‘launch control’; de base, "apenas" 360 kW). A marca alemã promete mais versões de elevada eficiência, de tração traseira, todas pensadas para o aumento da autonomia.



Quanto a prestações, o Q6 e-tron quattro acelera dos 0 aos 100 km/h em 5,9 segundos, com o SQ6 e-tron a cumprir o mesmo arranque em 4,3 segundos. As velocidades máximas anunciadas são de 210 km/h e de 229 km/h, respetivamente. A autonomia em ciclo combinado WLTP é de 598 km.

 

Os novos motores elétricos são mais compactos (necessitando de menos 30% de espaço do que os utilizados em modelos anteriores), enquanto o peso foi reduzido em cerca de 20%. De igual forma, os avanços levados a cabo pela Audi permitem que os motores sejam mais eficientes, reduzindo as perdas motrizes em cerca de 50% comparativamente com os anteriores e-tron. A utilização de metais raros também substancialmente reduzida.



O chassis foi afinado para aproveitar as vantagens da plataforma PPE em termos de dinamismo e de conforto, beneficiando ainda de novas competências na distribuição de binário variável e na direção. A maior parte dos sistemas e componentes agora apresentados são estreias absolutas. A suspensão foi desenvolvida para oferecer uma maior precisão de resposta e maior rigidez nos elementos suspensos, ao passo que a coluna de direção está agora fixa no sub-chassis, o que também tem o condão de incrementar a rigidez estrutural.

 

A distribuição do binário na traseira como parte do sistema de tração integral foi pensada para  melhorar as características dinâmicas, uma vez que as diferentes dimensões dos motores elétricos nos eixos traseiro e dianteiro permitem uma distribuição de binário a favorecer o eixo traseiro. Pela primeira vez num modelo da Audi, os pneus traseiros do Q6 e-tron são mais largos do que os pneus dianteiros para acomodar a distribuição de peso na traseira, para ainda mais aderência e dinâmica de condução.



Desenho esculpido 

O desenho exterior é uma evolução da filosofia estética da Audi, com diversas superfícies pautadas por arestas e linhas de carácter, emprestando assim uma sensação de dinamismo. Na dianteira, o destaque recai sobre a grelha Singleframe completamente fechada, com uma máscara associada em prata "selenite" ou em preto brilhante.

 

A linha de tejadilho e a área do habitáculo foram idealizadas com a intenção de conceber uma silhueta simultaneamente desportiva e requintada, sendo ligeiramente afunilada em direção à traseira e os pilares D, suavemente inclinados, assentam em linhas de ombros musculadas. Uma linha proeminente que vai dos faróis traseiros até às portas traseiras realça a secção superior inspirada na filosofia quattro.



Iluminação inovadora 

Um dos parâmetros que a Audi mais destaca é o do novo princípio de iluminação digital, estreando a assinatura digital luminosa ativa. Um módulo de "software" num dos cinco computadores de domínios anteriormente referidos encarrega-se deste aspeto de iluminação inteligente.

 

Este sistema avançado recorre a conceitos de personalização e de interação pensados para que cada condutor. Com um total de até oito assinaturas digitais de iluminação disponíveis para os faróis Matrix LED e para as luzes traseiras digitais OLED 2.0, os proprietários podem personalizar o seu Q6 e-tron de uma forma completamente nova. Adicionalmente, a tecnologia OLED digital não só molda a aparência, mas também aumenta a gama de funções.

 

Pela primeira vez, as luzes traseiras digitais OLED podem comunicar com o seu ambiente imediato de uma forma direcionada ("Car-to-X"). A iluminação pode também avisar antecipadamente os outros utentes da estrada em caso de acidentes e avarias. Para além dos gráficos normais das luzes traseiras, a luz de comunicação apresenta uma assinatura estática específica com símbolos de aviso integrados na luz traseira em situações críticas de condução ou de trânsito.

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