A Audi revelou Q5 Sportback, Sport Utility Vehicle (SUV) com ares de "coupé" que apela a um tipo de condutor que valoriza tanto a imagem como o desempenho dinâmico. Todas as motorizações disponíveis no lançamento dispõem de algum tipo de eletrificação.
Combinando as características tradicionais de um SUV com a silhueta mais dinâmica de um coupé, o Q5 Sportback de nova geração foi agora revelado pela Audi, dando mais um passo no sentido da renovação da sua gama de modelos.
Na segunda geração do Q5 Sportback, a marca dos “quatro anéis” renova o desenho deste SUV coupé, aplicando os mais recentes códigos linguísticos, como a dianteira com a grelha “Singleframe” mais ampla e ladeada por cortinas de ar verticais e funcionais. Sob a grelha dianteira encontra-se uma entrada de ar na qual estão alojados também os sensores, ao passo que os faróis são mais afilados contemplam iluminação Full LED com a opção de tecnologia Matriz LED também disponível.
As linhas de ombro que percorrem as cavas das rodas traseiras elevam-se até à zona superior dos farolins, apoiando também a estética visual coupé, reforçada pelo vidro traseiro plano. A linha do tejadilho é alongada e mais dinâmica, criando então um perfil mais dinâmico. As barras de tejadilho são opcionais. Mais abaixo, no para-choques, encontra-se um difusor com saídas de escape em cada lado, sendo que o modelo SQ5 Sportback conta com saídas duplas em cada lado.
Em termos de funcionalidade, a bagageira deste modelo varia entre os 515 litros do Q5 Sportback e os 470 litros do SQ5 Sportback, podendo chegar aos 1415 e 1388 litros, respetivamente. A capacidade de reboque é de 2400 kg.
Interior refinado
O interior do novo Q5 Sportback incorpora a nova filosofia de design da Audi, com materiais mais refinados e pensados logo desde o início da conceção, dispondo de uma vertente tecnológica elaborada graças ao ecrã panorâmico Audi MMI e o ecrã opcional para o passageiro – a marca dá-lhe o nome de “palco digital”.
O interior tem um ambiente mais acolhedor e envolvente, com materiais também sustentáveis, como os estofos “Cascade” e a microfibra Dinamica, concebidos principalmente de poliéster reciclado.
Eletrificação presente
Os novos Q5 Sportback têm por base a plataforma PPC (Premium Platform Combustion) dedicada aos modelos de combustão interna, mas também com atenção à eletrificação, já que todas as versões terão sempre um módulo “mild hybrid” (MHEV) plus. Este novo sistema de 48 V apoia o motor térmico nas acelerações e retomas, mas também reduz as emissões poluentes.
O novo motor/gerador (PTG) oferece mais 24 cv (18 kW) de potência e 230 Nm de binário, assistindo o motor nalgumas funções também, podendo estacionar em modo totalmente elétrico. O sistema elétrico de 48 V também permite a utilização de um compressor elétrico para o ar condicionado, garantindo a sua utilização ininterrupta, mesmo quando o motor térmico é desligado numa fase de “start-stop”, por exemplo.
A bateria de iões de lítio para veículos com MHEV plus baseia-se na química de fosfato de ferro-lítio (LFP) e tem uma capacidade de armazenamento de 1,7 kWh. A principal função do motor de arranque do alternador de correia (BAS) é ligar o motor e fornecer energia elétrica à bateria. Durante a travagem, a bateria armazena energia cinética até 25 kW de potência graças ao efeito de regeneração.
Na Europa, o Q5 Sportback terá três motores no lançamento, com outras variantes previstas para uma fase posterior. Inicialmente, todos têm tecnologia “mild hybrid” e caixa automática S tronic de sete velocidades e dupla embraiagem. Em Portugal, no entanto, apenas duas versões estão previstas, com a de entrada a ser a 2.0 TDI, cuja base é o motor EA288 evo, com 204 cv e 400 Nm de binário máximo, apenas disponível com tração quattro. No topo da lista estará, por enquanto, o SQ5 Sportback com motor V6 TFSI de 367 cv e 550 Nm. Mais tarde, chegarão híbridos “plug-in”.
O Q5 Sportback estará disponível em versões advanced e S line, esta última com apontamentos visuais mais desportivos. As jantes disponíveis começam nas 18 polegadas.
A marca adianta que os novos modelos da gama Q5 Sportback estarão disponíveis para encomenda a partir de dezembro, com os preços a serem revelados no próximo ano.
Comments