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Foto do escritorPedro Junceiro

Audi Q4 e-tron 45 quattro

À primeira vista, este automóvel elétrico não tem nada de novo, mas a verdade é que beneficiou de uma atualização: a composição da gama mudou e registam-se desenvolvimentos tanto na eficiência do sistema de propulsão como no equipamento de série. Tração integral quattro entre as mais-valias da versão em exame.



O mercado automóvel é, atualmente, caracterizado pela rapidez de evolução e por um ato de progresso contínuo que obriga as marcas a lançarem pequenas novidades ou atualizações de forma muito mais rápida do que acontecia num passado recente. No Q4 e-tron, essa inovação constante torna-se ainda mais relevante, desde logo pelo facto do Audi competir num dos segmentos de referência, o dos SUV compactos elétricos, que tem concorrentes como o Tesla Model Y, o modelo mais vendido na Europa em 2023.


O automóvel da marca dos quatro anéis tem algumas novidades relevantes, nomeadamente a afinação otimizada da suspensão e a reorganização da gama

 

O automóvel da marca dos quatro anéis tem algumas novidades relevantes, nomeadamente a afinação otimizada da suspensão e a reorganização da gama, que passa a contar com três versões: 45 e-tron, 45 e-tron quattro e 55 e-tron quattro. Todas têm motores síncronos de ímanes permanentes (PSM) no eixo traseiro, máquinas que foram concebidas para serem bem mais eficientes do que as antecessoras. No Q4 em exame, tração integral, devido à associação de motor traseiro com 204 cv a motor dianteiro com 70 cv. A potência combinada de 286 cv (210 kW) é igual à da versão básica, apenas com tração traseira.



Esta solução concede ao Q4 e-tron 45 quattro uma maior desenvoltura de andamento, com prestações semelhantes às de um desportivo compacto (6,6 segundos de 0 a 100 km/h), mesmo não sendo particularmente impetuoso na forma como transfere a potência para o asfalto. Ao invés, evidencia uma maior progressividade na aceleração, o que lhe confere uma sensação refinada de condução, que é acompanhada por um dinamismo muito competente e em linha com os pergaminhos da marca alemã. Como o motor dianteiro intervém quase só em episódios de perda de motricidade, a eficiência nunca é comprometida, com o consumo médio neste ensaio a cifrar-se nos 16,8 kWh/100 km, registo quase em linha com o registo combinado WLTP anunciado pelo fabricante de Ingolstad (17,4 kWh/100 km, no caso da versão que testámos, com mais equipamento).



Suspensão revista

A suportar essa ideia de condução muito satisfatória está o comportamento estável, seguro e capaz de agradar a quem procura uma proposta familiar, mas também envolvente, graças não só à suspensão renovada para maior controlo direcional, mas também ao novo acerto da direção e ao baixo centro de gravidade proporcionado pelo posicionamento entre eixos e sob o piso do habitáculo da bateria com 77 kWh (82 kWh brutos) de capacidade. No caso da unidade ensaiada, a suspensão desportiva (260 €) rebaixa a altura ao solo em 15 mm, o que se traduz em maior controlo de movimentos e eficácia nas mudanças de direção, embora a troco de alguma perda de conforto de rolamento sobre mau piso. E as jantes Audi Sport de 21’’, também opcionais (2375 €), também contribuem para esta avaliação, já que o automóvel fica mais sujeito a transmitir as irregularidades do piso ao interior, que prima pela boa insonorização – sublinhe-se esta informação.


A potência de carregamento, que aumenta para o máximo de 175 kW nos postos rápidos nas versões quattro

Outra melhoria no Q4 passa pela potência de carregamento, que aumenta para o máximo de 175 kW nos postos rápidos nas versões quattro, graças à otimização da química das células da bateria, o que faz com que recupere de 10 a 80% do nível de carga em cerca de 28 minutos. Adicionalmente, caso o condutor utilize a programação de rotas otimizada na navegação, a bateria pode “preparar-se” para receber potência de carga mais elevada ainda antes de chegar ao ponto selecionado, assim reduzindo o tempo necessário para a operação durante a viagem.



Interior mantém créditos

No interior (tal como no exterior, aliás), o Q4 e-tron não apresenta novidades, mas mantém a imagem moderna e tecnológica conferida pelo ambiente desprovido de muitos botões físicos, com o módulo da climatização a manter a solução mista de ecrã com teclas de controlo num plano inferior.


Construção sem mácula e recurso a materiais de muito boa qualidade

Com construção sem mácula e recurso a materiais de muito boa qualidade (embora também encontremos alguns plásticos duros, sobretudo em zonas menos expostas ao nosso olhar), o habitáculo destaca-se pela combinação de painel de instrumentos digital (Audi virtual cockpit) de 10,25’’ com diferentes configurações e ecrã tátil central para o sistema multimédia com 11,6’’, com ótima leitura e rapidez apreciável, no caso de optarmos pelo Pacote MMI Navigation Plus opcional (2335 €), que acrescenta funcionalidades como a navegação conectada.



 O espaço a bordo é outro dos atributos elogiáveis no Q4 e-tron: ao utilizar plataforma específica para automóveis elétricos, o Audi sobressai pelo desafogo oferecido aos ocupantes dos bancos traseiros. Mesmo um adulto de maior estatura encontra espaço mais do que suficiente para as pernas e na altura do assento ao tejadilho. Os bancos desportivos opcionais são mais-valia para o conforto dos ocupantes dianteiros.



Lista de considerações

Sendo um modelo refinado, hábil no dinamismo e com prestações competentes, o Q4 e-tron 45 quattro preenche muitos dos requisitos que os condutores de elétricos procuram, como o estatuto “premium” que anda de “braço dado” com a qualidade geral, o consumo moderado e a experiência de condução agradável para quem procura alguma ação e emoção.


Nesta categoria, Q4 e-tron entre os automóveis mais competentes e sólidos.

Mas, como é comum nos automóveis das marcas com este posicionamento, a lista de opcionais apresenta-se, também, bem recheada. Sim, quase todos itens somam competências ao produto, mas o preço aumenta de forma significativa (por exemplo, cobram-se 1690 € pelo pacote S Line, 1165 € pela pintura metalizada Violeta Aurora, 2310 € pelo pacote interior S Line com bancos desportivos, etc.). Assim, embora o preço base desta versão seja de 61.814 €, o modelo que ensaiámos custa 78.273 €! Mesmo assim, nesta categoria, Q4 e-tron entre os automóveis mais competentes e sólidos.




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