top of page
Logotipo | e-auto

AUDI E5 Sportback abre capítulo na China

Após a criação da submarca AUDI para o mercado chinês, é agora revelado o primeiro modelo, o E5 Sportback, assinalando a transformação da marca para novos clientes e estabelecendo novos padrões tecnológicos. Este modelo 100% elétrico anuncia potências de até 787 cv (579 kW) e versões de autonomia até 770 km.



Baseado na plataforma “Advanced Digitized Platform” e pensado especificamente para os gostos e necessidades dos clientes chineses, o AUDI E5 Sportback inaugura um capítulo inédito para o Grupo Volkswagen na China, já que dá maior liberdade à submarca que partilha o nome com a Audi, mas que dispensa o logótipo tradicional dos quatro anéis.

 

O AUDI E5 Sportback de quatro portas é um “fastback arrojado”, totalmente elétrico, com proporções dinâmicas e avantajadas: mede 4.881 mm de comprimento, 1.959 mm de largura e 1.478 mm de altura, sendo construído com base numa plataforma totalmente nova desenvolvida em parceria com a SAIC para automóveis de gama alta e com foco na digitalização e conectividade.


Após o E5, serão lançados mais dois modelos AUDI totalmente elétricos em 2026 e 2027.

 

Aproveitando os pontos fortes de ambas as empresas em dois fusos horários, uma equipa global de engenheiros da Audi e da SAIC trabalhou em estreita colaboração e em simultâneo na Alemanha e na China, conseguindo reduzir o tempo de desenvolvimento do primeiro modelo de produção da marca, o AUDI E5 Sportback, em 30%, aproximando-se, portanto, dos tempos de desenvolvimento dos fabricantes locais.



Desenho repensado 

O desenho oferece uma nova interpretação da linguagem de “design” da Audi, repensando vários elementos icónicos da herança da marca, como as cavas das rodas arrojadas e extremidades dianteira e traseira marcantes num visual minimalista e aerodinâmico.

 

Um dos pontos mais interessantes é a reinterpretação da grelha dianteira “Singleframe” com o novo “AUDI Light Frame”, conjunto luminoso bastante esguio que conta com mais de 1.000 unidades de luz individuais para assinatura específica. A tecnologia de faróis Matrix LED, típica da Audi, também marca presença, aumentando a segurança durante a condução noturna e evitando o encandeamento dos outros condutores. Há várias animações de boas-vindas.


No que diz respeito ao desenho, nota ainda para elementos como o “spoiler” dianteiro flutuante, a asa traseira e as cortinas de ar estão integrados no desenho geral, otimizando a eficiência sem comprometer a estética.



Interior entre passado e futuro 

O interior integra materiais de luxo e de conforto, como a iluminação ambiente, altifalantes envolventes (incluindo altifalantes nos encostos de cabeça) e saídas de ar inteligentes ocultas, complementadas por um difusor de fragrâncias com três perfumes distintos. O ecrã panorâmico curvo da AUDI, partilhado pelo condutor e passageiro, integra a tecnologia de espelhos retrovisores exteriores digitais, enquanto a consola central oferece arrumação aberta para dois telefones e carregamento sem fios de 50 watts com arrefecimento ativo.Os materiais selecionados pela AUDI incluem elementos naturais para elevar a sensação de qualidade no habitáculo: as portas apresentam incrustações de madeira tridimensionais em forma de lamela com luz indireta, inspiradas na arquitetura contemporânea, ao passo que o tejadilho panorâmico em vidro tem regulação automática da intensidade da luz.


Tecnologicamente, distingue-se por apresentar o AUDI OS, sistema operativo de conceção nova e de grande rapidez de atuação que se adapta às necessidades de cada condutor. Está equipado com o “chipset” automóvel Qualcomm Snapdragon 8295 com capacidade para realizar 30 mil milhões de operações por segundo e tem como “base” o ecrã 4K de 27 polegadas, a todo o comprimento do painel de bordo, possibilitando uma vista abrangente e personalizável de vários tipos de informação.



As mais importantes têm sempre prioridade no menu de nível superior, facilitando a navegação através de gestos táteis. O AUDI OS beneficia de um ecossistema de entretenimento e aplicações, facilmente acedido através de uma loja de aplicações com reconhecimento facial que está totalmente integrada no mundo digital da China. Recorde-se que as aplicações daquele mercado são totalmente chinesas das do mundo ocidental.

 

Não falta, ainda, o Assistente AUDI, avatar com tecnologia de toque e de voz alimentado por IA que visa humanizar a interação digital através de comportamentos amistosos e com a ambição de estabelecer uma interação simples e intuitiva entre o condutor e o veículo. A capacidade de computação dinâmica permite o processamento de linguagem natural, a memória pessoal, a seleção de comportamento (Vohico by ByteDance) e o “feedback tátil”, entre outros. A arquitetura eletrónica do AUDI E5 permite a funcionalidade de veículos conectados da próxima geração e atualizações “over-the-air” para todos os sistemas do veículo.



Alta potência, grande autonomia 

Se não é um Audi na identidade, este AUDI E5 Sportback incorpora muita coisa dessa, tendo sido afinado pelo centro de investigação e desenvolvimento da marca na Alemanha. Previsto para ser lançado no próximo verão, terá quatro variantes totalmente elétricas (com tração traseira ou integral quattro), com 299 cv (220 kW), 408 cv (300 kW), 578 cv (425 kW) ou 787 cv (579 kW), sendo esta última a mais rápida na aceleração dos 0 aos 100 km/h – 3,4 segundos.

 

A direção progressiva a todas as rodas é apoiada pela suspensão pneumática adaptativa com Controlo Contínuo de Amortecimento (CDC) para condução envolvente. A marca aponta ainda como argumento uma bateria com capacidade até 100 kWh para uma autonomia que pode chegar aos 770 km, beneficiando ainda de carregamento ultrarrápido de 800 V, o que lhe permite recuperar 370 km em dez minutos.

 

Também na condução, tira partido de tecnologia de assistência AUDI 360 baseado em LiDAR, tendo sido testado para cumprir as normas de segurança locais. Está equipado com 29 unidades de “hardware” de perceção, incluindo um LiDAR de 100 linhas com capacidade de deteção de longo alcance, três radares de ondas milimétricas de longo alcance, 12 sensores ultra-sónicos, 11 câmaras e várias unidades de deteção multimodal.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page