Mais dinâmico e eficiente, o Audi A6 Avant integra a “família” A6, propondo uma gama de motores de combustão interna (alguns dos quais eletrificados) e tecnologia de ponta no interior. Esta carrinha destaca-se ainda pela aerodinâmica cuidada e pela promessa de interior funcional e de qualidade superior. As encomendas abrem ainda este mês, com as primeiras entregas previstas para o início do verão.
Integrado no esforço estratégico de alargamento da gama Audi, o A6 Avant reveste-se de grande importância para a marca germânica, já que oferece motorizações a gasolina e a gasóleo (ainda que associadas a algum tipo de eletrificação) para responder às necessidades de muitos clientes tradicionais da companhia dos “quatro anéis”.
A ideia é dar à Audi um posicionamento mais forte no segmento “premium”, sustentando-se em características como a digitalização, refinamento, eficiência e funcionalidade. Mas uma das “estórias” pertinentes deste A6 Avant passa pela denominação, com o A6 Avant a nascer para ser A7 antes da revisão da estratégia de denominações para diferenciar os modelos elétricos e térmicos. Assim, passa a fazer parte da família A6 na companhia dos e-tron, diferenciando-os apenas a sigla das motorizações – TFSI e TDI para os térmicos e e-tron, naturalmente, para os elétricos.
Integrado no esforço estratégico de alargamento da gama Audi, o A6 Avant reveste-se de grande importância para a marca germânica, já que oferece motorizações a gasolina e a gasóleo (ainda que associadas a algum tipo de eletrificação) para responder às necessidades de muitos clientes tradicionais da companhia dos “quatro anéis”.
A ideia é dar à Audi um posicionamento mais forte no segmento “premium”, sustentando-se em características como a digitalização, refinamento, eficiência e funcionalidade. Mas uma das “estórias” pertinentes deste A6 Avant passa pela denominação, com o A6 Avant a nascer para ser A7 antes da revisão da estratégia de denominações para diferenciar os modelos elétricos e térmicos. Assim, passa a fazer parte da família A6 na companhia dos e-tron, diferenciando-os apenas a sigla das motorizações – TFSI e TDI para os térmicos e e-tron, naturalmente, para os elétricos.

Com um comprimento total de 4.990 mm, o Audi A6 Avant é 60 mm mais comprido do que o modelo anterior, caracterizando-se ainda pela distância entre eixos de 2.927 mm e pela largura pouco abaixo de 1.880 mm (sem espelhos).
Adicionalmente, a personalização desempenha um papel importante, incluindo na iluminação. O condutor pode escolher entre sete assinaturas digitais de luz à frente e atrás. Os segmentos ativos que se iluminam e escurecem de forma “inteligente” atestam os esforços da Audi na evolução desta tecnologia, especialmente em combinação com as luzes traseiras OLED digitais de segunda geração.

Interior tecnológico
A bordo, este modelo segue os conceitos já vistos noutros Audi, com painel de instrumentos digital de 11,9 polegadas associado ao ecrã central de 14,5 polegadas e, opcionalmente, um terceiro ecrã para o passageiro da frente, de 10,9 polegadas. Estes são elementos que sublinham a sua ambição de conectividade avançada, ajudando a dar um visual moderno proporcionado pelo “digital stage” (palco digital) da nova geração dos modelos de Ingolstadt. O “head-up display” também é característica incluída no A6 Avant.
A Audi indica que o conceito por detrás do interior esteve em características “premium” e de grande conforto, apontando como exemplos o teto panorâmico de vidro com opacidade ajustável (entre totalmente opaco e totalmente transparente) e proteção solar acrescida.

Além disso, será ainda disponibilizado um pacote opcional de climatização automática de quatro zonas para um nível particularmente elevado de conforto climático para o condutor, passageiro dianteiro e passageiros traseiros. Outro pacote opcional, o de qualidade do ar, inclui ionizador e sensor de poeiras finas, que melhoram a qualidade do ar no interior.
O sistema de som “premium” 3D da Bang & Olufsen é outro dos elementos de destaque, com altifalantes nos apoios de cabeça dianteiros.
Eletrificação ligeira MHEV plus
O A6 Avant conta também com algum tipo de eletrificação para os motores de combustão, graças à tecnologia híbrida MHEV plus aplicada à versão 2.0 TDI de quatro cilindros com 204 cv e à 3.0 TFSI de seis cilindros com 367 cv.
Mais evoluído, o sistema MHEV plus apoia o motor de combustão, melhora o refinamento e reduz as emissões de escape. É composto por três componentes principais: uma bateria de iões de lítio com 1,7 kWh de capacidade, o motor de arranque com alternador por correia (BAS) e motor elétrico (ao qual a marca dá o nome de gerador motriz, ou PTG) com unidade eletrónica de gestão integrado. Esta unidade permite que o A6 Avant seja manobrado em modo elétrico ao estacionar ou em condução urbana de muito baixa velocidade, baixando os consumos e as emissões.
Noutra função, pode também assistir o motor de combustão ao fornecer até 24 cv (18 kW) de potência e 230 Nm em caso de necessidade de maior potência, enquanto, em ato oposto, pode recuperar energia cinética (até 25 kW) para armazená-la na bateria.

O sistema de 48 volts também permite a utilização de um compressor de ar condicionado acionado eletricamente. A principal vantagem aqui é que, mesmo quando o motor está desligado – por exemplo, em marcha lenta ou num semáforo vermelho – o ar condicionado continua a funcionar na potência máxima, mantendo o interior a uma temperatura confortável.
A gama será composta por versões A6 Avant TFSI de 204 cv e 340 Nm (tração dianteira), A6 Avant TDI MHEV de 204 cv e 400 Nm (tração dianteira ou integral quattro) e A6 Avant TFSI quattro de 367 cv.

Chassis avançado
Ao nível do chassis, este A6 Avant procura obter um equilíbrio aperfeiçoado entre o lado desportivo e o conforto, graças a opcionais como a direção integral às quatro rodas e a suspensão pneumática adaptativa, esta última regulando a altura da carroçaria e a absorção das irregularidades do piso. Além disso, o diferencial desportivo quattro também faz parte das características deste modelo.
A direção progressiva de série foi afinada
A direção progressiva de série foi afinada para resposta mais direta e para oferecer mais informação da estrada. Em comparação com o seu antecessor, a ligação do volante até às rodas foi concebida para ser mais rígida, incluindo a barra de torção, a cremalheira de direção rigidamente aparafusada e casquilhos dos braços de controlo mais rígidos. O camber do eixo dianteiro também foi ligeiramente aumentado.
A direção integral está disponível como opção em conjunto com a tração integral quattro. A sua atuação está relacionada com a velocidade de circulação: a baixas velocidades, as rodas traseiras viram até cinco graus na direção oposta à das rodas dianteiras, tornando-se mais ágil em cidade ou em estacionamento (reduzindo o diâmetro de viragem em até um metro), enquanto a velocidades médias e elevadas, as rodas traseiras viram na mesma direção das dianteiras para maior estabilidade.
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