Segundo automóvel da Audi baseado na plataforma PPE (o primeiro foi o Q6), o A6 e-tron tem desenho moderno, qualidade acima da média e, sobretudo, motorizações elétricas muito eficientes (até 756 km de autonomia). Na gama, duas variantes (Sportback e Avant).
Segundo modelo produzido pela Audi com base na plataforma PPE (Premium Platform Electric), o Audi A6 e-tron revela novos atributos em termos de desempenho, autonomia, eficiência e carregamento, embora o visual seja também apontado como um dos principais elementos de destaque do modelo germânico, que terá carroçarias Sportback e Avant.
O novo A6 e-tron destaca-se pelo dinamismo em ambas as carroçarias
Partindo pelo desenho, muito aproximado do concept revelado em Xangai, em 2021, o novo A6 e-tron destaca-se pelo dinamismo em ambas as carroçarias, nomeadamente, na dianteira, com luzes diurnas de circulação bastante esguias e grelha “Singleframe” invertida de grandes dimensões que, embora coberta, tem elementos tridimensionais no seu interior. A ladear a grelha está uma “máscara” preta na qual estão escondidos os faróis avançados, as tomadas de ar e os sensores dos sistemas de assistência. Os modelos S6 recebem detalhes específicos, como inserções cinzentas na máscara e visual mais desportivo.
Tanto o Sportsback, como o Avant contam com as já icónicas cavas das rodas robustas a evocar a filosofia “quattro”, enquanto a bateria elétrica é representada como se fosse o “coração” do veículo” por uma inserção em preto nas laterais. A carrinha tem uma aparência mais alongada, numa impressão que é reforçada pelo novo elemento em alumínio que se estender do pilar A ao spoiler traseiro.
Na secção posterior, a Audi procurou obter linhas mais limpas, com o Sportback a dispor de um pequeno spoiler na bagageira e um difusor inferior em destaque. Já a carrinha tem um spoiler de tejadilho superior e um difusor inferior também em destaque. O trabalho de design tem também efeitos aerodinâmicos, com um coeficiente de arrasto de apenas 0,21 para o Sportback, tornando-o no melhor Audi de todos os tempos em termos de aerodinâmica e também de todo o Grupo Volkswagen. Já a Avant atinge um valor de 0,24. Ambos os modelos contam com trabalho oculto, por exemplo, no fundo, sendo otimizado em locais como a zona imediatamente antes das rodas.
Os “espelhos” digitais opcionais são outros elementos que ajudam a melhorar a aerodinâmica, sendo uma evolução em relação à tecnologia anterior aplicada no Q8 e-tron, podendo também rebater eletricamente quando estacionados.
Os modelos de base contam com jantes de 19 polegadas (de efeito aerodinâmico), havendo ainda unidades de 20 e de 21 polegadas, estas últimas para o S6 e-tron. Já a palete de cores prevê até oito cores exteriores no lançamento, incluindo a tonalidade de série “Magnetic gray solid”.
Iluminação inovadora
Com o A6 e-tron, a Audi evolui novamente a componente da iluminação, com os grupos óticos dianteiros e traseiros a disporem de desenho tridimensional com assinaturas personalizáveis (há oito conceitos luminosos nos faróis Matrix LED).
Na frente, as luzes diurnas podem ser em LED, enquanto atrás pode beneficiar de tecnologia OLED
Na frente, as luzes diurnas podem ser em LED, enquanto atrás pode beneficiar de tecnologia OLED, a qual permite comunicação “car-to-x”. Mais evoluída, a tecnologia OLED de segunda geração consiste em dez painéis OLED com 450 segmentos, que utilizam um algoritmo desenvolvimento especificamente para gerar uma imagem nova várias vezes por segundo. Entre os novos desenvolvimentos estão os sinais de alerta de acidentes ou avarias para outros utilizadores criados pelos próprios farolins OLED.
Outro aspeto destacado pela Audi é o facto de, pela primeira vez num modelo europeu da marca, o símbolo traseiro poder contar com iluminação, dependendo do nível de equipamento.
Mais refinado e tecnológico por dentro
No interior, o novo A6 e-tron segue de perto o conceito geral já visto noutros modelos, como no Q6 e-tron, procurando oferecer uma experiência de vivência refinada, graças aos muitos materiais de maior qualidade, mas também muito tecnológica. Neste sentido, o ecrã MMI panorâmico com tecnologia OLED consiste num ecrã de 11,9 polegadas para o Audi virtual cockpit e noutro, de 14,5 polegadas, para o sistema multimédia. A experiência digital pode ainda ser complementada com um terceiro ecrã para o passageiro, de 10,9 polegadas, com tecnologia de ocultação de conteúdos para o condutor.
O sistema de infoentretenimento de nova geração tem por base o sistema operativo Android Automotive atualizável remotamente
O sistema de infoentretenimento de nova geração tem por base o sistema operativo Android Automotive atualizável remotamente, dispondo de tecnologias como o planeamento de rotas melhorado para ter em conta os processos de carregamento ou de eficiência do trajeto em cada momento. Aplicações como o YouTube estão disponíveis na loja virtual da Audi, podendo ser integradas diretamente no MMI – no lançamento do A6 e-tron estarão disponíveis várias aplicações de “streaming”, navegação, estacionamento ou de trabalho.
Os controlos por voz foram muito melhorados, com assistente pessoal com função de aprendizagem para operar diversas funções do veículo, ao passo que o ChatGPT (fornecido pela Microsoft Azure OpenAI) também está integrado. Nota adicional para a possibilidade de equipar um sistema de áudio da Bang & Olufsen Premium Sound System com altifalantes nos encostos de cabeça, num total de 20 altifalantes e 830 watts de potência.
O sistema head-up display conta com tecnologia de realidade aumentada
O sistema head-up display conta com tecnologia de realidade aumentada, com informação relevante e dinâmica para o condutor. Também noutro detalhe avançado, os ecrãs das câmaras retrovisoras estão agora em posição mais cimeira nas portas. Uma vez mais, o interior beneficia também de muito cuidado ao nível da iluminação, com elementos dinâmicos de interação na base do para-brisas, que podem alertar o condutor da proximidade de outro veículo no ângulo morto, por exemplo. A maior parte dos comandos de controlo de itens como os espelhos ou a iluminação está concentrada na porta do condutor.
Em termos de conforto, nota para o sistema de ar condicionado de quatro zonas opcional e para o tejadilho panorâmico, também opcional, com possibilidade de opacidade total ou parcial a partir do toque de um botão, tendo por base a tecnologia PDLC (cristal líquido disperso em polímero).
Autonomia até 756 km
O A6 e-tron recorre a motores elétricos altamente eficientes e a uma bateria nova desenvolvida para a plataforma PPE (composta por 12 módulos e 180 células prismáticas), com 100 kWh de capacidade bruta (94,9 kWh úteis) que, na melhor das hipóteses, autorizam até 756 km de autonomia com um único carregamento no Sportback (720 km na carrinha).
No lançamento, quatro versões, duas para cada variante de carroçaria. De base, os A6 Sportback e-tron performance e Avant e-tron performance contam com motor elétrico de 367 cv (270 kW), tração traseira e aceleração de 0 aos 100 km/h em 5,4 segundos. A velocidade máxima de ambos é de 210 km/h.
Depois, os S6 Sportback e-tron e S6 Avant e-tron recorrem a dois motores elétricos com potência total de 503 cv (370 kW), que pode chegar aos 551 cv (405 kW) com o sistema “launch countrol”. Estas versões têm tração integral quattro e aceleram dos 0 aos 100 km/h em 3,9 segundos. Atingem os 240 km/h de velocidade máxima. Neste caso, os modelos têm uma autonomia de 675 km e de 647 km, respetivamente.
Dependendo do mercado, seguir-se-ão outros modelos com tração traseira ou tração integral.
Quanto ao carregamento e beneficiando da PPE com arquitetura elétrica de 800 volts, pode carregar a 270 kW (DC), repondo até 310 km em apenas 10 minutos num posto adequado. Para passar dos 10 aos 80% precisa de 21 minutos, sendo importante o contributo do sistema de gestão térmica inteligente. No caso das estações de carga de 400 volts, o A6 e-tron consegue dividir a bateria de 800 volts em duas “bancadas” com 400 v cada uma também para serem carregadas em paralelo em potências até 135 kW. Em corrente alternada (AC), admite até 22 kW opcionalmente, sendo de 11 kW de série.
Importante no processo de eficiência é também o sistema de travagem regenerativa, que foi melhorado e que pode agora levar a cabo até 95% de todas as situações de travagem no quotidiano graças ao poder de recuperação – até 220 kW. O condutor pode ajustar a intensidade e também permitir função de “roda livre” durante a condução. Por outro lado, o modo “B” simula aquilo que se convencionou chamar de condução com um só pedal.
Ao nível do chassis e da afinação, a Audi promete uma condução típica da Audi, combinando conforto e dinamismo. Entre os destaques adiantados pela marca estão o sistema de suspensão pneumática adaptativa com quatro níveis de altura ao solo e firmeza, em associação ao sistema Audi drive select de modos de condução. No modo “efficiency”, por exemplo, a altura ao solo reduz-se em até 20 mm para melhorar a aerodinâmica. Os modelos S6 dispõem de tração integral com ligeira “preferência” para o eixo traseiro para maior desportividade, além de pneus de medidas diferentes entre os dois eixos.
A gama está também repleta de novos assistentes tecnológicos para a segurança, como o assistente de condução adaptativa plus, que ajuda o condutor a manter a velocidade ou a distância segura para o veículo precedente. Para além de vários sensores, dependendo da região, o sistema utiliza dados de mapas de alta resolução e dados recolhidos por outros veículos e agregados na nuvem para melhorar o comportamento de condução.
Os A6 e-tron têm chegada prevista aos mercados europeus em setembro de 2024, com os preços ainda por conhecer para o mercado nacional.
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