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Audi A3 é renovado e ganha “allstreet”

Atualizado: 20 de mar.

O modelo da marca alemã, precursor dos compactos “premium”, encontra-se na 4.ª geração. Quatro anos depois do lançamento, apresenta-se-nos moderniza e com uma variante inédita na gama (allstreet), que tem aspeto mais robusto e versátil. O que muda…



Lançado em 1996, o A3 ganhou, rapidamente, o estatuto de pilar do crescimento da Audi no mercado europeu, apoiando-se em segmento criado pela Audi: compactos “premium”. Esta fórmula, ao longo dos anos, foi otimizada – também como resposta ao aumento (rápido…) da concorrência. A 4.ª geração do modelo surgiu em 2020 e, agora, recebe atualização que torna o modelo mais confortável, desportivo e moderno no plano tecnológico.

 

Naturalmente, a marca dos quatro anéis procura tirar partido da paixão pelo formato da moda no automóvel (Sport Utility Vehicle) e, durante este processo de modernização, empenhou-se no desenvolvimento de variante nova (allstreet), replicando a fórmula ensaiada com sucesso no A1. Nesta configuração, compacto com imagem mais arrojada e, também, maior altura ao solo (mais 3 cm, na comparação direta com o A3 Sportback de que deriva).



Estética mais desportiva

Os renovados A3 Sportback e A3 Limousine contam com mudanças importantes no desenho, como a adoção de uma nova grelha Singleframe hexagonal sem moldura, que é mais plana e larga. Esta grelha domina a dianteira e é ladeada por entradas de ar laterais muito angulares.  A imagem dinâmica também é reforçada pelo “spoiler” inferior na frente do automóvel.

 

O mesmo se aplica à traseira, mais desportiva com o novo para-choques e difusor integrado. Parcialmente inspirados nos RS, os elementos de “design” são ainda mais impactantes com a linha exterior S line. Nota, ainda, para os novos acabamentos metalizados Verde District ou Vermelho Progressive, a que se junta um inédito acabamento mate em Cinzento Daytona.

 

Os faróis apresentam, também, uma novidade importante, com a possibilidade de selecionar até quatro “assinaturas” digitais de luzes diurnas no sistema MMI. Os faróis LED e Matrix LED criam a iluminação digital de circulação diurna utilizando 24 elementos de pixéis em três filas na extremidade superior da ótica.



Interior mais elegante

Também no interior, várias melhorias a reportar, desde os desenhos da alavanca da caixa de velocidades e das saídas de ar até às aplicações decorativas em tecido e à nova iluminação. Paralelamente, a Audi aumentou o equipamento de série, com volante multifunções de três raios e em pele, ar condicionado, pacote de luzes ambiente e apoio de braço central entre os bancos dianteiros. Noutros detalhes, a consola central, redesenhada, tem acabamento novo e apoio de braço que se ajusta em comprimento e ângulo. Os puxadores interiores das portas também mudam de visual.

 

De série, a iluminação interior realça as portas e a zona dos pés, sendo que, em opção, estão disponíveis elementos de iluminação adicionais de contorno do painel de controlo e nas soleiras das portas. Com a atualização do A3, a iluminação percorre o contorno da consola central, os suportes para copos instalados de série e zona interior das portas dianteiras, com a Audi a proceder ao corte a laser do painel em tecido por 300 vezes para permitir esta caraterística (a qual pode ser personalizada em até 30 cores através do MMI). Os altifalantes de grandes dimensões do novo sistema de som Sonos estão localizados na parte inferior das portas, para uma experiência envolvente com som 3D.

 

No A3 novo, dois revestimentos decorativos em tecido: um técnico texturado que também é feito de poliéster 100% reciclado e uma microfibra Dinamical que é usada, igualmente, como revestimento dos bancos (tem aspeto e toque de camurça, mas fabrica-se, parcialmente, em poliéster reciclado).



Uma “ponte” entre o campo e a cidade

Tal como já havia sucedido com o A1, o A3 adota uma variante allstreet com aspeto robusto e aventureiro. Distingue-se pela grelha Singleframe (estrutura em favo de mel) posicionada mais na vertical e em preto mate, elemento inspirado nos modelos da família Q da Audi. As três ranhuras, à frente e atrás, exclusivas deste modelo, reforçam o caráter todo-o-terreno: na dianteira integram-se no “spoiler”, fazendo lembrar uma placa de proteção e, na traseira, e encontram-se no difusor.

 

Complementarmente, no A3 allstreet, embaladeiras escuras e frisos na zona inferior da porta para acentuação da altura livre da carroçaria ao solo. A este respeito, o aumento de 30 mm deve-se tanto à afinação específica das molas/amortecedores (15 mm) como à utilização de rodas com maior diâmetro – 17’’ de série, 18’’ e 19’ em opção.


 A bordo, esta variante tem posição de condução ligeiramente mais elevada e assegura maior conforto nas entradas e saídas do veículo, além de um melhor controlo da estrada. Tal como no A3 Sportback, a bagageira tem uma capacidade de 380 litros – 1200 com os encostos dos bancos traseiros rebatidos. As barras no tejadilho são de série.

 

Os equipamentos opcionais incluem o portão elétrico, um engate de reboque amovível e um pacote de arrumação que permite arrumar pequenos objetos em redes fixas nas costas dos bancos dianteiros ou no compartimento do lado do condutor.



Mais conectado e funções “on demand”

Esta atualização do A3 incide ainda na vertente tecnológica, com novos serviços conectados, funções ‘on demand’ e acesso a uma loja de aplicações para melhorar a experiência a bordo. O equipamento de série inclui rádio digital DAB+ e ecrã tátil de 10.1’’, juntamente com o Audi virtual cockpit, além de carregador indutivo para “smartphone”. Também existem portas de carregamento USB-C na consola central, à frente, e mais duas na traseira.

 

Os equipamentos opcionais incluem o MMI navigation plus, juntamente com o portefólio connect e o acesso à loja de aplicações, que permite ao condutor utilizar uma vasta oferta de aplicações através do ecrã do veículo. Por isso é possível aceder-se diretamente a aplicações populares no monitor tátil do MMI, através de uma ligação de dados no automóvel – as ‘apps’ passam a estar instaladas no sistema multimédia. Os utilizadores também podem interagir com as aplicações através de comando de voz e a assistente Amazon Alexa também transmite música e opera dispositivos domésticos inteligentes.


Quanto à oferta de funcionalidades “on demand”, a Audi assegura até cinco funções individuais de infoentretenimento e conforto, todas passíveis de instalação posterior através da aplicação myAudi. Além do MMI navigation plus com serviços Audi connect, o A3 e o A3 allstreet podem ser atualizados por ação dos sistemas operativos iOS e Android no sistema MMI, através do Apple CarPlay ou do Android Auto. Outras funções incluem o cruise control adaptativo, o assistente das luzes de máximo e a possibilidade de expandir o sistema de ar condicionado de série para duas zonas de conforto. Todas as funções podem ser ativadas por um mês, seis meses, um ano, três anos ou permanentemente, dependendo das necessidades individuais.



No que diz respeito às tecnologias de segurança, os novos A3 contam com um pacote alargado de sistemas inteligentes, como o Audi pre sense front, sistema de prevenção de colisões, aviso de saída da faixa de rodagem, cruise control adaptativo e assistente ativo de faixa de rodagem. Este último controla a aceleração, a travagem e a direção até 210 km/h e também auxilia nas mudanças de faixa a velocidades superiores a 90 km/h em autoestradas. Ativado através do MMI, o sistema utiliza dados do radar traseiro para indicar através de setas brancas no painel de instrumentos e no Head-Up Display quando e em que direção é possível mudar de faixa. Se o condutor iniciar a mudança de faixa tocando no indicador de mudança de direção, o sistema assiste-o ativamente na direção.


No trânsito citadino, o sistema Park Assist com Park Assist Plus ajuda o condutor a estacionar e a sair dos lugares de estacionamento através de manobras de direção precisas. O aviso de mudança de faixa, o aviso de saída e o assistente de tráfego cruzado na traseira utilizam os sensores traseiros para monitorização do tráfego tanto atrás como ao lado do veículo, para ainda mais conforto e segurança.



Em Portugal no final do segundo trimestre

Na Europa, os modelos da nova gama A3 estarão inicialmente disponíveis em duas versões de motor/transmissão. O 30 TFSI assenta na mecânica a gasolina de 1,5 litros e 116 cv e é proposto, no lançamento, numa versão com caixa automática S tronic de 7 velocidades e tecnologia MHEV. Mais tarde, também estará disponível com caixa manual de 6 velocidades.

 

Existe uma versão a gasóleo deste A3 (com a denominação 35 TDI), que tem por base o motor 2.0 TDI de 150 cv (apoia-o a caixa S tronic de 7 velocidades). Seguir-se-ão outras versões a gasolina e a gasóleo do Sportback e do Limousine, assim como uma versão PHEV. A abertura das encomendas está planeada para o 2.º trimestre do ano.

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