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Foto do escritorJoão Isaac

Audi 50: primeiro citadino alemão comemora 50 anos

A Audi está a celebrar meio século do 50, automóvel que assumiu, em 1974, o estatuto de primeiro citadino de um construtor alemão



Lançado há 50 anos, o Audi 50 deu início a uma era na história automóvel da Alemanha, assumindo-se como o primeiro utilitário de um construtor germânico e uma resposta à crise petrolífera de 1973.


O pequeno 50 destacou-se pelo seu "design" pioneiro, um "hatchback" de tração dianteira, com motor em posição frontal-transversal, bem como pelo seu baixo consumo de combustível. Foi, igualmente, este Audi que serviu de modelo àquela que seria a 1.ª geração do VW Polo, estruturalmente semelhante, que chegou ao mercado cerca de sete meses depois.


Complementando uma oferta composta por modelos de posicionamento superior, como o 80 e 100, o projeto teve início logo em 1970, quando a equipa técnica e de engenharia da Audi NSU Auto Union AG começou a trabalhar no sucessor do NSU Prinz, sob o manifesto “Um automóvel contemporâneo deve ter o tamanho certo para os imperativos de hoje.” A responsabilidade do "design" foi entregue a Hartmut Warkuß.



Dois motores na fase de lançamento

O seu sucesso teve por base a colocação inteligente do motor, favorecendo a habitabilidade de um modelo que não chegava aos 3,5 m de comprimento. No que respeita às mecânicas, o pequeno Audi, que pesava apenas 685 kg, tinha duas e ambas com 1,1 litros: 50 LS com 50 cv e 50 GL com 60 cv, sendo que a segunda exigia gasolina de qualidade superior. As velocidades máximas anuncidas eram 142 km/h e 152 km/h, respetivamente. Em 1977, lançamento de um topo de gama com 1,3 litros.


O 50 foi planeado e desenvolvido em Neckarsulm, primeiro, só depois passando para o centro de Desenvolvimento Técnico de Ingolstadt, tendo sido, no entanto, produzido na fábrica da VW em Wolfsburg. Já a apresentação do “mini Audi” à imprensa internacional decorreu na Sardenha, Itália, durante o verão, tendo chegado aos concessionários da marca a 26 de outubro de 1974. A versão LS era proposta por 8195 marcos alemães e a GL por 8510.



Em quatro anos, foram produzidas cerca de 180 mil unidades

Até ao lançamento do Polo, no final de março de 1975, tinham já sido produzidos 43.002 Audi 50. Até ao verão de 1978, altura em que a produção do modelo chegou ao fim, foram fabricadas 180.828 unidades. A carreira do 50 pode até ter sido curta, mas abriu as portas a um novo segmento e, de certa forma, introduziu um dos mais bem-sucedidos modelos da Volkswagen, o Polo, ainda hoje em comercialização.

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