A Aston Martin, na “passadeira vermelha” da 81.ª edição do Festival Internacional do Cinema de Veneza, no Lido, o nome da ilha que separa a Lagoa do Golfo com o mesmo nome da cidade italiana no Mar Adriático, e com a participação de muitas estrelas da Sétima Arte, nomeadamente George Clooney, Michael Douglas, Adrien Brody, Kevin Costner ou Benedict Cumberbatch, apresentou a terceira geração do Vanquish, o automóvel mais rápido da história do fabricante britânico, com os 345 km/h de velocidade máxima anunciada!
No ano em que comemora os 60 anos da associação icónica a James Bond, para a estreia mundial do sucessor do desportivo apresentado, originalmente, em 2002 e substituído por máquina nova em 2012, o último 007, o ator britânico Daniel Craig, também participou num evento em que os dois pilotos da Aston Martin no Mundial de Fórmula 1, Fernando Alonso e Lance Stroll, foram os protagonistas principais.
“É o topo de gama, o expoente máximo da capacidade de engenharia e inovação"
O Vanquish-2025, de acordo com Lawrence Stroll, o multimilionário canadiano de 65 anos que controla tanto o fabricante fundado há 111 anos como a escuderia de Fórmula 1, “é o topo de gama, o expoente máximo da capacidade de engenharia e inovação de marca icónica posicionada no segmento do superluxo e renascida. E, agora, ambicionamos conquistar uma geração nova de condutores”. Lawrence é o pai de Lance.
A Aston Martin anunciou que não pretende produzir mais de 1000 Vanquish/ano, o que certifica a exclusividade do desportivo com motor de V12 5.2 com sistema de sobrealimentação e sem qualquer tecnologia de eletrificação, o que é quase uma raridade na atualidade! Esta mecânica baseada na que equipa o DBS 770 Ultimate com 770 cv mobiliza 835 cv e 1000 Nm, números que permitem tanto os 345 km/h de velocidade máxima como o arranque 0-100 km/h em 3,3 segundos. O aumento de rendimento, muito expressivo, deve-se a otimização da unidade de 12 cilindros, que conta com função “Boost Reserve” – aumenta a pressão da sobrealimentação sempre que a pressão no acelerador é reduzida, de forma a responder de imediato a movimento no pedal.
O Vanquish tem caixa automática de 8 velocidades com programa manual ativado de forma sequencial, autoblocante comandado eletronicamente e, ainda, sistema de escape em titânio que subtrai 10,5 kg ao peso do automóvel e soma sonoridade mais atrativa e poderosa ao V12. A Aston Martin recorreu ao alumínio para fabricar chassis e à fibra de carbono para produzir os painéis da carroçaria. Na suspensão, amortecedores Bilstetin DTX e, nos travões, discos carbocerâmicos. Finalmente, o painel de bordo apresenta-se digitalizado, com monitores para a instrumentação e o sistema multimédia.
“Veni, Vidi, Vanquish” foi a expressão introduzida pela Aston Martin em Veneza.
コメント