Entrando em pista pela primeira vez na semana passada, o Aston Martin Valkyrie AMR-LMH deu o “pontapé de saída” oficial para o seu programa de testes com vista ao ingresso da marca britânica na categoria principal dos campeonatos WEC e IMSA já no próximo ano. Logo, também na agenda, a participação nas 24 Horas de Le Mans, a corrida de resistência mais importante e mediática do desporto automóvel.
Confirmada sua participação a nível oficial no Mundial de Endurance (WEC) já a partir de 2025, a Aston Martin está a trabalhar de forma acelerada no processo de desenvolvimento do Valkyrie AMR-LMH em parceria com a The Heart of Racing. O objetivo é tentar estar na luta pelos lugares cimeiros na edição de 2025 das 24 Horas de Le Mans.
O novo carro da classe Hypercar está a ser desenvolvido pela Aston Martin Performance Technologies e a The Heart of Racing, tendo cumprido o seu primeiro teste de pista e verificações esta semana, nos circuitos de Silverstone e Donington Park, em Inglaterra.
Aos comandos do Valkyrie AMR-LMH, Darren Turner, piloto de testes da Aston Martin com vasta experiência nas competições de resistência e GT, mas também Mario Farnbacher e Harry Tincknell, membros da The Hearts of Racing que venceram a classe GTE das 24 Horas de Le Mans de 2020, precisamente com um Aston Martin.
A Aston Martin e a The Heart of Racing vão dar início a um calendário de desenvolvimento completo para preparar o carro antes da homologação pela FIA, no outono, e da estreia em competição no início de 2025, nas 24 Horas de Daytona. Concebido para ser utilizado em simultâneo no Mundial de Resistência (WEC) e no IMSA WeatherTech SportsCar Championship, na América do Norte, o Valkyrie AMR-LMH tem a particularidade de ser o primeiro membro da categoria Hypercar a derivar de automóvel produzido de série. A The Heart of Racing competirá com dois carros no WEC e um no IMSA.
Motorização revista
O chassis em fibra de carbono otimizado conta com uma motorização modificada do V12 atmosférico de 6,5 litros produzido pela Cosworth, que desenvolve, na sua configuração básica, mais de 1000 cv e atinge o “redline” apenas às 11.000 rpm. Neste caso, o motor foi revisto e adaptado para se adaptar aos regulamentos das competições e, também, para cumprir com os parâmetros de fiabilidade necessários para cumprir as provas de resistência.
Para assegurar um desenvolvimento contínuo e eficaz do Valkyrie AMR-LMH, a The Heart of Racing estabeleceu uma base no Reino Unido para o programa WEC, perto do local onde os carros de corrida estão a ser construídos com a Aston Martin Performance Technologies, que está baseada em Silverstone.
“As primeiras voltas do Valkyrie AMR-LMH foram um momento de imenso orgulho no programa. Sonhamos com este projeto há um par de anos e, por isso, levar o carro para a pista e vê-lo rodar ao vivo é um momento importante para a The Heart of Racing”, afirmou Ian James, diretor da The Heart of Racing. “Estamos no auge das corridas de automóveis, os concorrentes são formidáveis e já estão na resistência há muito tempo. Alguns deles têm recursos infinitos. Sabemos que estamos a enfrentar os melhores, por isso tencionamos representar a Aston Martin ao mesmo nível. Pelo que vimos até agora e com o ADN original deste carro, acredito que temos as ferramentas certas para conseguir fazê-lo com sucesso”, acrescentou.
Os vídeos do primeiro teste do Valkyrie AMR-LMH não demoraram a aparecer nas redes sociais, evidenciando, em primeira análise, uma sonoridade bastante característica, devido ao motor V12.
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