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Aston Martin Valiant a pedido de Alonso

Atualizado: 28 de jun.

Concebido a partir de um automóvel muito especial encomendando por Fernando Alonso, piloto da Aston Martin na Fórmula 1, o Valiant apresenta tecnologias direcionadas para a pista, fazendo uso de um V12 com 745 cv. Produção limitada a 38 unidades.



Exclusivo e com prestações focadas no mundo das pistas, o Aston Martin Valiant representa a mais recente abordagem da marca britânica ao universo dos superdesportivos de conceção especial, uma vez mais elaborada pela divisão de projetos especiais Q by Aston Martin. Na génese do Valiant está, no entanto, um pedido especial feito por um piloto de grande carisma – Fernando Alonso, que defende as cores da formação britânica na Fórmula 1.

 

Espanhol encomendou à Aston Martin a conceção de desportivo purista com tecnologia de pista – mas também homologado para estrada. E pediu-o extremo na dinâmica e leve no peso.

O ponto de partida foi o Valour, outro projeto especial da companhia, mas Alonso acompanhou todo o desenvolvimento do Valiant para se moldar aos seus gostos. Porém, agora, também será produzido em edição bastante limitada (e já esgotada) de 38 exemplares.



"O Valour foi uma celebração espetacular do 110º aniversário da Aston Martin e incitou-me a criar uma versão mais extrema, inspirada nos carros de corrida, centrada na pista, mas que também proporcionasse uma condução emocionante em estrada. O Valiant nasceu da minha paixão pela condução no limite e gostei de trabalhar em estreita colaboração com a equipa Q by Aston Martin, tanto no design como nas especificações técnicas, e acredito que criámos uma obra-prima", refere Alonso, bicampeão do mundo de Fórmula 1 e também o mais experiente ainda em ação na modalidade.


Mais visceral 

No âmago deste projeto está, então, o objetivo de produzir algo mais emocionante e purista, pelo que o Valiant recorre a um motor V12 5.2 biturbo com 745 cv e 743 Nm, estando associado a uma caixa manual de 6 velocidades, uma escolha que privilegia a interação com o carro. De série, este Aston Martin conta também com discos de travão em carbocerâmica com 410 mm x 38 mm na frente e 360 mm x 32 mm atrás, proporcionando uma maior capacidade de travagem.



Do mundo da competição vêm alguns princípios de construção, como o recurso a soluções de baixo peso: o sub-chassis traseiro poupa 3 kg e foi concebido através de impressão aditiva (vulgo impressão 3D) sem prejuízo para a rigidez, enquanto o veio de transmissão em magnésio permite reduzir as massas suspensas no centro do veículo em 8,6 kg. Produzidas no mesmo material, as jantes de 21 polegadas (pneus 275/35 à frente e 325/30 atrás) melhoram a precisão e o dinamismo e retiram mais 14 kg ao conjunto. Outro elemento de poupança foi a bateria de iões de lítio semelhante às utilizadas na competição, a qual poupa mais 11,5 kg.


Na suspensão, o Valiant adota amortecedores Multimatic com tecnologia Adaptive Spool Valve (ASV), capazes de ajustar simultaneamente cada amortecedor em menos de seis milissegundos. Também inspirado nos conceitos de pista e extremamente avançado, o sistema ASV proporciona aos engenheiros da Aston Martin uma vastíssima margem de manobra para afinar as características de condução e comportamento. Para explorar os limites do veículo, o Valiant dispõe também de modos de condução para pista – Sport, Sport+ e Track, cada um com carácter definido em termos de prestações e dinamismo.



Aerodinâmica reforçada

O desenho é também muito mais agressivo e a pensar na eficácia aerodinâmica. Com recurso a muitos painéis em fibra de carbono, o Valiant foi pensado para gerar elevados níveis de carga aerodinâmica. Na dianteira, destaque para o “splitter” dianteiro para ajudar a colar o “nariz” do carro ao asfalto, enquanto várias aletas laterais ajudam a direcionar o fluxo de ar pelas cavas das rodas.


A grelha em carbono permite que o motor receba o fluxo de ar necessário para uma refrigeração muito otimizada.

 

Entre as características funcionais mais distintivas do Valiant encontram-se os discos aerodinâmicos em fibra de carbono (inspirados no carro de competição RHAM/1 "Muncher" de Le Mans de 1980) montados nas jantes de 21" em magnésio. Seis entradas de ar estrategicamente colocadas conduzem o ar de arrefecimento para os travões em carbocerâmica, essencial sobretudo quando usado em pista. Em conjunto com as aletas e splitter dianteiro, as largas saias laterais e com os geradores de vórtice ascendentes localizados à frente das rodas traseiras, o Valiant consegue reduzir a turbulência, a resistência e o efeito de elevação.



A traseira demarca-se também pelo impacto visual e funcional, com uma grande asa conectada à carroçaria e por um difusor de grandes dimensões, cujo desenvolvimento teve em conta análises e simulações computacionais (CFD) para reduzir efeitos de atrito e incrementar a carga sobre o eixo traseiro. O difusor enquadra também as quatro saídas de escape para o motor V12, oferecendo uma nota sonora muito especial. Na traseira, há também um painel amovível sob o qual se esconde uma área para guardar capacetes de competições e o fato.


Interior sem devaneios 

Tal como o seu exterior, o interior do Valiant obedece à lógica da funcionalidade, dispensando então os devaneios que acrescentam peso e retiram foco ao condutor. Apenas com dois lugares, o habitáculo também recorre extensivamente à fibra de carbono com acabamento acetinado exposto, embora a marca também aplique detalhes de requinte, por exemplo, nos bancos. O volante é novo e exclusivo do Valiant, sendo perfeitamente redondo, com um aro de diâmetro mais fino e raios desprovidos de botões para zero distrações.



Com o Valiant a ser concebido tendo em mente a utilização em pista, possui uma “jaula de segurança” em aço (de série), juntamente com bancos Recaro Podium com acabamentos personalizados, maior apoio lateral e almofadas inovadoras que incluem ventilação passiva do tórax para maior conforto durante a condução extrema.


Para realçar a natureza mecânica da caixa manual (em “H”), corte no túnel de transmissão expõe a ligação das mudanças ao eixo.

Disponível com escolha de acabamentos do habitáculo em Alcantara ou pele semi-anilina, o Valiant continua a sua abordagem focada em materiais leves. Como exemplo, os painéis das portas, feitos à medida, apresentam "design" esculpido em malha para reduzir o peso, juntamente com puxadores em tecido leve.

 

As primeiras entregas estão previstas para o último trimestre de 2024, mas a estreia pública está agendada para o Festival de Velocidade de Goodwood de 11 a 14 de julho, com o seu primeiro cliente, Fernando Alonso, a levar o Valiant numa das prestações pela emblemática rampa organizada naquele evento em Inglaterra.









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