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Aston Martin em Le Mans-2025

Atualizado: 16 de jun.

A marca inglesa confirmou a participação na categoria principal do Mundial de Resistência (WEC) com dois Valkyrie AMR-LMH já em 2025, com a ambição de repetir o êxito alcançado na corrida de 24 horas pela última vez em 1959!



Com a edição de 2024 das 24 Horas de Le Mans já em curso, a Aston Martin confirmou a participação em todas as rondas do Mundial de Resistência (WEC) já em 2025, o que inclui, também, a presença nas 24 horas no Circuito de La Sarthe, numa das mais icónicas corridas do desporto automóvel mundial.

 

A marca britânica apresenta-se em parceria com a equipa "Heart of Racing", com dois hipercarros no WEC de 2025

Esta decisão foi anunciada depois da organização da prova e do promotor do Mundial, o Automobile Club de l’Ouest (ACO), e da Federação Internacional do Automóvel (FIA) terem anunciado que todas as marcas terão de inscrever pelo menos dois hipercarros em todas as rondas do campeonato (oito) a partir da próxima temporada.



 Para este regresso à categoria de topo da resistência, a Aston Martin conta com os Valkyrie AMR-LMH com chassis em fibra de carbono otimizado e uma variante modificada do motor V12 atmosférico de 6,5 litros, que debita mais de 1000 cv na versão de série. A mecânica está a ser evoluído para ter em conta as medidas do “Balance of Performance” (BoP), regulação que assegura uma paridade nas prestações entre os diversos carros que aceleram no Mundial. Mas, no Valkyrie AMR Pro de competição, o sistema híbrido/elétrico será removido.



“Em 2025, com a nossa parceira, a 'Heart of Racing', pretendemos colocar dois Aston Martin Valkyrie AMR-LMH na grelha de partida, para competir ao lado de um conjunto fantástico dos melhores fabricantes de automóveis desportivos do mundo e estamos a fazer tudo o que podemos para garantir que podemos posicionar-nos na frente”, afirmou Adam Carter, da marca inglesa. “O programa do Valkyrie AMR-LMH está dentro do prazo, com uma quantidade significativa de desenvolvimento a decorrer nos bastidores e antes da estreia em pista, no final do verão. Espera-nos um período intensivo de testes para fazermos quilómetros e aprender tudo o que pudermos antes da homologação prevista somente para o outono", complementou.


Adam Carter, responsável da Aston Martin pela área das competições de resistência

Entre os circuitos escolhidos para esse desenvolvimento estiveram o de Portimão, no Algarve, onde a marca efetuou alguns testes, bem como o de Silverstone, no Reino Unido. No sentido de ajudar neste processo, a Heart of Racing, estrutura originária de Phoenix, no Arizona (EUA), montou uma estrutura em Inglaterra, junto do local onde os Valkyrie estão a ser produzidos em cooperação com a Aston Martin Performance Technologies, em Silverstone.



Neste sentido, também é esperado um programa de competição da Aston Martin no IMSA, o campeonato norte-americano de resistência, embora com regulamentos GTP, que são muito semelhantes ao dos Hypercars no WEC. Aliás, diversos construtores têm os seus carros a competir nos dois campeonatos, casos de BMW, Cadillac ou Porsche.

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