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As patentes automóveis mais loucas de 2023

Se 2023 foi ano de crescimento acelerado no processo de eletrificação no automóvel, não é menos verdade que os departamentos de desenvolvimento e investigação dos construtores também trabalharam noutras áreas, como demonstram os registos de patentes de soluções novas com potencial de aplicação na condução e na mobilidade, independentemente de até poderem parecer-nos algo excêntricas ou demasiado… estapafúrdias. Conhecem-se (muitos) exemplos de sistemas, equipamentos e tecnologias patenteados que nunca saíram do papel. Eis algumas das criações do ano passado.



Ferrari troca volante por “joysticks”

Uma das tecnologias patenteadas em 2023 que mais surpreendeu, até por vir de quem vem, sugere-nos que o Ferrari até admite a dispensa do volante, trocando-os por “sidesticks”, isto é, por dois “joysticks”! A marca italiana preocupa-se muito com a exclusividade e a tradição, sim, mas também ambiciona reinventar elemento fundamental no automóvel. E este registo novo não é mais do que a evolução de patente apresentada em 2019 no USPTO, o Gabinete de Patentes e Marcas dos Estados Unidos.



Ford: condução fora do carro

Talvez embalada pelas soluções de versatilidade que integrou na geração nova do Bronco, a Ford arriscou e submeteu pedido de registo de patente de um sistema que permite conduzir fora do carro… em pé! Explicamos: como as portas e os painéis do tejadilho daquele modelo podem retirar-se, a marca da oval azul estudou forma de elevar a posição de condução para os momentos de evasão comuns no TT, nomeadamente aqueles em que é necessário avaliar a possibilidade de transposição de obstáculos. Se não conseguirmos fazê-lo com cabeça fora da janela, comandos alternativos no topo da moldura do vidro dianteiro permitem-nos guiar o veículo desde o exterior e em pé, a uma velocidade máxima que não excede os 5 km/h.



Peão colado no “capot” e outros inventos bizarros

Na lista de patentes mais estranhas não figuram só grandes marcas de automóveis. Também lá está a Google, com proposta para “capot” revestido por material colante capaz de agarrar um peão, em caso de atropelamento. A ideia é reduzir as lesões.

Adicionalmente, a Tesla propôs-se reinventar o limpa para-brisas, investindo numa invenção que substitui as escovas por laser que elimina a sujidade, a Ford desenvolveu tapete rolante para montar na bagageira, para não termos de esticar-nos para alcançarmos, por exemplo, a lata de sumo que rolou para fora do saco das compras, e também criou moto elétrica muito fácil de arrumar no automóvel, sob o “capot” dianteiro, assim aproveitando, otimamente, o espaço libertado pela mudança do motor térmico para o elétrico.

Finalmente, a General Motors, porventura inspirando-se em fórmula ensaiada pela Audi, no A8, desenvolveu sistema para os bancos que consegue até massajar(-nos) os… pés!



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