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Medimos as autonomias reais de 14 novidades!

Atualizado: 22 de fev.

Na terceira edição do EcoBest Challenge, com E-AUTO a representar Portugal na ação da associação de jornalistas especializados AUTOBEST, esgotámos as baterias de mais de uma dúzia de elétricos novos, a “fórmula” para conhecermos tanto as autonomias como as diferenças reais para os números oficiais das marcas. Testámos, também, os tempos de (re)carregamento



Nesta terceira edição do EcoBest Challenge, em exame, apenas automóveis novos com autonomias mínimas de 350 km entre cargas das baterias e preços, nas versões básicas e antes de impostos, até 70.000 €. A fórmula de apuramento dos consumos reais e das autonomias de todos os carros elétricos que testámos em Itália, auditada pela primeira vez por entidade independente (Bureau Veritas), foi igual à utilizada no passado. Todos os carros foram analisados em condições que simularam a nossa condução quotidiana, cumprindo um percurso com 55% de autoestrada, 25% de estrada e 20% em ambiente citadino.



Durante o teste, os automóveis reuniram-se em grupos de cinco, com um carro-guia no comando do pelotão. Simultaneamente, para não aproveitamento de qualquer tipo de vantagem aerodinâmica, manutenção de distâncias mínimas entre os participantes. Os condutores foram selecionados entre os membros do painel de jurados do AutoBest e, a cada 30 km, assumiam o comando de outra viatura, com o objetivo de anular o efeito da condução do resultado. Os veículos movimentaram-se sempre nos modos normais e com as temperaturas dos sistemas de climatização normalizadas entre os 21 e os 23º C. Os equipamentos de som mantiveram-se ligados. Em cidade, dispondo-se do programa Brake para aumento da capacidade de regeneração de energia durante desacelerações e travagens, ativou-se esta funcionalidade.



Também repetindo a fórmula experimentada na edição de 2022 do EcoBest Challenge, os automóveis conduziram-se até pararem por completo, depois de ficarem sem carga nas baterias. A fase final do programa cumpriu-se toda em Vairano, no centro de testes da publicação italiana Quattroruote. No circuito, contávamos com o apoio de viatura de assistência para que pudéssemos recuperar 1 kW só em 3 minutos, para conduzimos os carros até aos pontos de carregamento disponíveis na pista.


Igualmente a exemplo do que sucedeu em 2022, a Quattroruote desenvolveu aplicação e conectou-a à centralina de cada automóvel, obviamente com o objetivo de registar as informações do teste, sobretudo no campo da gestão da energia, incluindo quilómetros percorridos, consumo, autonomia e, ainda, potência e tempo da recarga elétrica.


Os resultados

O Quadro 1 permite-nos observar a autonomia teórica de cada automóvel, informação comunicada pelas marcas, com real registada no teste e a percentagem de quilómetros percorridos, adotando-se a norma europeia WTLP como base dos cálculos. Os modelos que mais conseguiram aproximar-se dos registos homologados foram o Subaru Solterra (92,7%) e o Tesla Model 3 (92,6%). O Aiways U6 fica só uma décima abaixo dos 92% e o BMW iX1 e o Hyundai Ioniq 6 também transpuseram a fasquia dos 90% Bravo!


Subaru Solterra

No extremo oposto da tabela, com as autonomias reais muito aquém dos números que as marcas reclamam encontramos Nissan Ariya (79%), Citroën ë-C4 X (74,2%) e Polestar 2 (72,4%). Sem surpresa, os automóveis que percorreram mais quilómetros neste teste foram os que apresentavam autonomias (teóricas) maiores – entenda-se Tesla Model 3 (574 km) e Hyundai Ioniq 6 (559 km). Apenas o Citroën ë-C4 X não foi capaz de cumprir 300 km, ficando sem carga na bateria ao quilómetro 267 do percurso de teste. Todavia, aqui, importa sublinhar facto muito importante, por penalizar o resultado do compacto francês: Jeep Avenger (320 km) e Opel Astra (351 km), ambos equipados com o sistema elétrico mais moderno da Stellantis, superaram aquela fasquia facilmente. Brevemente, garante-o fonte do consórcio, pacote tecnológico novo (bateria, motor, etc.) no Citroën.


Quadro 1

O Quadro 2 apresenta-nos a eficiência de cada automóvel – para interpretação (muito) mais fácil, leia-se os quilómetros percorridos com 1 kWh de energia! O Hyundai Ioniq 6 impõe-se, com 7,6 km por kWh, registo que o coloca, marginalmente, à frente do Tesla Model 3. A terceira posição do Opel Astra surpreende e há mais três automóveis acima dos 6 km/kWh: Subaru Solterra, Jeep Avenger e Aiways U6.


Hyundai Ioniq 6

No aproveitamento da energia armazenada nas baterias, VW ID. Buzz e Nissan Ariya na cauda do pelotão, respetivamente, com 4,8 km e 4,7 km por kWh. Estes resultados não espantam, por falarmos de automóveis com aerodinâmicas (muito!) comprometedoras e pesos elevados. No teste, também registámos os quilómetros cumpridos por todos os participantes após o aparecimento da indicação «Autonomia Zero» na instrumentação. Aqui, referência para o Aiways U6, por não mentir: no automóvel chinês, zero é mesmo zero! Citroën ë-C4 X, Opel Astra Electric e Mercedes-Benz EQB comportam-se quase da mesma forma, enquanto o Subaru Solterra sobressai por conservar reservas de energia acima da média, considerando os 14 carros em exame.


Quadro 2

No Quadro 3, primeira prova dos nove à recarga das baterias. Inicialmente, recorremos aos carregadores de corrente alterna (lentos), com potências até 11 kW. Apresentamos a potência da energia e os tempos para 100% de armazenamento ou para conduzirmos apenas 100 km. Durante o processo, sublinha-se esta informação, todos os automóveis utilizam mais energia, devido à necessidade de alimentação do sistema de fio a pavio e, nalgumas situações, assegurar a refrigeração da operação. Na nossa tabela, os modelos apresentam-se ordenados de acordo com o nível de eficiência – portanto, o automóvel no topo da lista foi o que utilizou menos energia. Neste particular, vitória do Aiways U6: apenas mais 5,9% de carga! Lexus e Citröen também conseguiram posicionar-se abaixo dos 10%. Em contrapartida, BMW e BYD necessitaram de mais 15% (e esta energia tem de pagar-se!), enquanto o excesso do Tesla ascendeu a 14,9%. Em 2022, recordamo-lo, o número um foi o Aiways U5.


Aiways U6

No que respeita aos tempos, o Subaru Solterra, que não recarrega a mais de 7 kWh, e o Nissan Ariya, que tem o carregador de 22 kW inscrito entre os opcionais, foram os mais lentos. Jeep e Opel impressionaram pela rapidez da operação, apresentando-se a 100% em menos de 6 horas! O sistema novo da Stellantis, neste particular, tem qualidade(s)…


Quadro 3

Finalmente, no Quadro 4, números dos carregamentos rápidos, com corrente contínua. Neste caso, considerámos operações de 20% a 80% da capacidade de armazenamento, as mais comuns em autoestrada, socorrendo-nos de carregador capaz de proporcionar-nos até 350 kW de potência. Informação complementar (muito) importante: a potência máxima de carga, conseguindo-se atingi-la, é constante só muito raramente e diminui à medida que há mais energia armazenada nas baterias, com o recarregamento dos 20% finais a destacar-se pela lentidão do processo.



Mas, acelerando... Neste particular, o Hyundai Ioniq 6 parece um relâmpago! Carrega à média de 200 kW, recupera a capacidade de armazenamento apenas em 15 minutos e, em 4, encontra-se preparado para percorrer 100 km. O VW também supera os 100 kW de potência média de recarga. BMW, Mercedes-Benz, Polestar e Tesla aproximam-se, é verdade, mas não iguala a rapidez do sistema montado no ID. Buzz. Já o Citroën precisa mesmo de ganhar a bateria estreada pela Stellantis no Jeep e no Opel


Quadro 4

CONCLUSÃO

Números reais. Números auditados. Números fiáveis. No final do EcoBest Challenge de 2023, missão muito bem cumprida! Fizemos tudo o que pretendíamos, aproveitando o facto de dispormos de condições que não temos todos os dias, tanto por falta de meios técnicos como de recursos humanos, duas limitações eliminadas em encontro anual da equipa do AutoBest. As informações sobre automóveis elétricos não são abundantes e, aqui, em exclusivo para Portugal, publicamos números tão rigorosos como valiosos, por trazerem certezas e eliminarem dúvidas.



Os 14 participantes

Na edição de 2023 do EcoBest Challenge, 13 automóveis participantes. Privilegiaram-se as novidades (à época...) na Europa, mas a disponibilidade da Testa para participar na "prova dos nove", inédita, "obrigou-nos" à inclusão do Model 3 no programa. O ano passado, recorda-se, a marca norte-americana teve o modelo mais vendido na região, o Model Y, com 254.936 exemplares, enquanto a berlina terminou 2023 como a berlina elétrica mais bem-sucedida comercialmente no Velho Continente, com 99.952 unidades matriculadas!



AIWAYS U6 PRIME

O U6 de origem chinesa tem desenho mais desportivo que o U5, o SUV de que deriva.

Potência: 160 kW (218 cv); Bateria (capacidade): 61,5 kWh; Autonomia (homologada): 405 km; Consumo (homologado): 16,6 kWh/100 km; Preço: 54.173 €



CITROËN ë-C4 X FEEL PACK

O ë-C4 X tinha motor de 136 cv. A Stellantis decidiu substituí-lo por máquina com 156 cv.

Potência: 100 kW (136 cv); Bateria (capacidade): 46,0 kWh; Autonomia (homologada): 360 km; Consumo (homologado): 15,1 kWh/100 km; Preço: 40.745 €



NISSAN ARIYA EVOLVE 2WD

Eficiência: o ‘calcanhar de Aquiles’ do Ariya, SUV atrativo e tecnologicamente moderno.

Potência: 178 kW (242 cv); Bateria (capacidade): 87,0 kWh; Autonomia (homologada): 525 km; Consumo (homologado): 18,4 kWh/100 km; Preço: 63.540 €



JEEP AVENGER SUMMIT

No elétrico da Jeep, em estreia na Stellantis, motor com 156 cv e a bateria com 54 kWh.

Potência: 115 kW (156 cv); Bateria (capacidade): 54,0 kWh; Autonomia (homologada): 400 km; Consumo (homologado): 15,6 kWh/100 km; Preço: 43.700 €


BYD ATTO 3 DESIGN

O Atto 3 da chinesa BYD, na qualidade, rivaliza com as marcas generalistas europeias.

Potência: 150 kW (204 cv); Bateria (capacidade): 60,0 kWh; Autonomia (homologada): 420 km; Consumo (homologado): 15,6 kWh/100 km; Preço: 43.490 €



OPEL ASTRA ELECTRIC GS LINE

À época, estreia em Portugal planeada para breve. Antecipando-a, a Opel ‘cedeu-o’.

Potência: 115 kW (156 cv); Bateria (capacidade): 51,5 kW; Autonomia (homologada): 418 km; Consumo (homologado): 14,9 kWh/100 km; Preço: Por anunciar



POLESTAR 2 LONG RANGE DUAL MOTOR PERFORMANCE

Outra marca nova no EcoBest Challenge! Versão de topo do 2 ‘representou’ a Polestar.

Potência: 350 kW (476 cv); Bateria (capacidade): 75,0 kWh; Autonomia (homologada): 555 km; Consumo (homologado): 19,8 kWh/100 km; Preço: 65.900 €



VOLKSWAGEN ID. BUZZ PRO

Peso e volume explicam consumo de energia do automóvel inspirado no "Pão de Forma".

Potência: 150 kW (204 cv); Bateria (capacidade): 77,0 kWh; Autonomia (homologada): 402 km; Consumo (homologado): 20,9 kWh/100 km; Preço: 51.144 €



LEXUS RZ 450e DIRECT4 LUXURY

Gémeo do Toyota bZ4X, o Lexus, todavia, vende-se apenas com dois motores elétricos.

Potência: 230 kW (313 cv); Bateria (capacidade): 64,0 kWh; Autonomia (homologada): 404 km; Consumo (homologado): 18,7 kWh/100 km; Preço: 88.882 €



SUBARU SOLTERRA TOURING

O Solterra baseado no bZ4X, no EcoBest Challenge, surpreendeu(-nos) pela eficiência.

Potência: 160 kW (218 cv); Bateria (capacidade): 64,0 kWh; Autonomia (homologada): 465 km; Consumo (homologado): 18,0 kWh/100 km; Preço: Indisponível em Portugal



MERCEDES-BENZ EQB 350 4MATIC

Depois do teste ao EQA no EcoBest Challenge de 2022, prova ao EQB com 5 ou 7 lugares.

Potência: 215 kW (292 cv); Bateria (capacidade): 66,5 kWh; Autonomia (homologada): 387 km; Consumo (homologado): 18,3 kWh/100 km; Preço: 67.450 €



BMW iX1 xDRIVE30

Na BMW, independentemente das gamas, coabitam versões térmicas e elétricas.

Potência: 230 kW (313 cv); Bateria (capacidade): 64,7 kWh; Autonomia (homologada): 417 km; Consumo (homologado): 16,9 kWh/100 km; Preço: 63.780 €



TESLA MODEL 3 RWD LONG RANGE

O Model 3 não é novo, mas a Tesla, pela primeira vez, participou no EcoBest Challenge.

Potência: 258 kW (351 cv); Bateria (capacidade): 79,0 kWh; Autonomia (homologada): 620 km; Consumo (homologado): 14,7 kWh/100 km; Preço: 39.990 €*

*-Valor da versão de acesso; o 3 RWD Long Range não integra o catálogo nacional



HYUNDAI IONIQ 6 PREMIUM

Aerodinâmica do Ioniq 6 explica os números excecionais do consumo e da autonomia.

Potência: 168 kW (228 cv); Bateria (capacidade): 74,0 kWh; Autonomia (homologada): 614 km; Consumo (homologado): 14,3 kWh/100 km; Preço: 59.390 €




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