top of page

Fogo-de-artifício contra Hurácan pode valer 10 anos de prisão!

Atualizado: 11 de jun.

Em vídeo produzido para canal próprio no YouTube, Alex Choi conduziu Lamborghini Hurácan de que é proprietário sob fogo-de-artifício lançado a partir de helicóptero. Problema: as autoridades detetaram ilegalidades e o YouTuber arrisca mesmo uma pena de prisão!



Em busca de mais visualizações para o seu canal de Youtube, Suk Min Choi, popularmente conhecido como Alex Choi, decidiu gravar um vídeo em que simulava uma cena de um filme de ação, conduzindo o seu Lamborghini enquanto um helicóptero disparava “mísseis” – na verdade, seria fogo-de-artifício – num lago seco.

 

O vídeo, apropriadamente denominado “Destruir um Lamborghini com Fogo-de-Artifício”, foi publicado no dia 4 de junho de 2023 e foi entretanto retirado. Durante cerca de 11 minutos, nas imagens, via-se- uma perseguição na qual Choi conduzia o seu Huracán pelo lago seco, enquanto duas mulheres disparavam fogo-de-artifício de um helicóptero, com o superdesportivo italiano a ter também supostos “mísseis” de contra-ofensiva. Na prática, Choi procurou replicar uma cena de um filme de ação com troca de disparos para efeitos dramáticos.

 

Porém, as autoridades da Califórnia, onde o vídeo foi gravado, viram motivos judiciais para agir e acusaram o Youtuber de utilização ilegal de explosivos ou objetos incendiários numa aeronave, de acordo com a informação mais recente, providenciada pela NBC News, que aponta o facto de Choi não ter obtido a devida autorização da Administração Federal de Aviação (FAA), nem licença para utilização de explosivos por parte do Departamento de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos.


Os explosivos, segundo as autoridades que estão a investigar este caso, foram adquiridos em Las Vegas (estado de Nevada), já que a aquisição dos mesmos é ilegal no estado da Califórnia.


Depois de ter sido detido, Choi foi libertado mediante o pagamento de uma caução de 50.000 dólares, devendo ser ouvido em tribunal no próximo dia 2 de julho.

 

A investigação envolve mesmo a análise de dados de radar, determinando que o helicóptero utilizado no vídeo levantou voo de Pacoima, na Califórnia, rumando depois para o lago seco de El Mirage, onde foi gravado o vídeo, embora o seu piloto tenha desligado o “transponder” (transmissor rádio via radar) durante um período de tempo que terá coincidido com o final da gravação. O piloto, que também foi identificado pelas autoridades federais de aviação, perdeu a sua licença em janeiro, devido a este caso.



Estabelecer exemplos 

Embora a pena de 10 anos de prisão possa não vir a ser aplicada, as autoridades americanas, mais concretamente, as do estado da Califórnia, estarão interessadas em não deixar a temática da procura por visualizações e por fama sair de controlo. Recentemente, outro Youtuber orquestrou um vídeo no qual simulou a queda de uma pequena aeronave, de forma intencional, para incrementar o número de visualizações e, consequentemente, as receitas daí provenientes.

 

Nesse caso, Trevor Jacob foi condenado a seis meses de prisão efetiva na Califórnia, por diferentes crimes, incluindo os de obstrução à justiça e de destruição ostensiva.

 

Agora, com mais esta situação, protagonizada por Choi, a ideia será estabelecer exemplos de condenação, para demonstrar que a procura de proezas pode acarretar consequências pesadas em termos legais.



0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page