Assinalando-se o regresso da submarca Nismo à Europa, o Nissan Ariya mais desportivo contará com um grupo motriz de 435 cv (320 kW), tecnologia e-4ORCE e vários detalhes estéticos e de equipamento específicos.
Submarca diretamente associada aos modelos mais desportivos da Nissan, a Nismo prepara o seu regresso ao mercado europeu com o SUV elétrico Ariya, dando-lhe atributos dinâmicos reforçados, fruto de um processo de desenvolvimento mais elaborado que visa oferecer uma condução mais emocionante.
Com base na versão Ariya e-4ORCE de 87 kWh, a versão Nismo inspira-se no desporto automóvel tanto para a vertente técnica, como para a estética, aqui sobressaindo pela aerodinâmica mais cuidada. A este respeito, sublinhando esse mesmo cruzamento de inspirações, Oliver Rowland, piloto da Nissan na Fórmula E, já foi um dos que pôde experimentar as emoções do Ariya mais desportivo.
Entre os diversos elementos que se destacam no desenho do Ariya Nismo estão os para-choques mais agressivos, à frente com um pequeno spoiler inferior e atrás com um difusor integrado para melhorar o fluxo de ar na zona inferior do veículo. Paralelamente, o spoiler traseiro de estilo “ducktail” também tem influência aerodinâmica no Ariya Nismo, tornando-o mais equilibrado a velocidades mais elevadas.
O Ariya Nismo também beneficia de um acabamento de porta mais largo em comparação com os modelos Ariya já em comercialização, assegurando maior carga aerodinâmica. Os pneus Michelin Pilot Sport EV estão associados a jantes Enkei “MAT Process” de 20 polegadas com desenho de raios finos que reduzem a resistência do ar e o peso. Além disso, as jantes também evidenciam uma grande abertura que permite a evacuação do ar e a melhoria da refrigeração.
Esta adição à gama estará disponível em quatro cores, incluindo a nova “Nismo Stealth Grey” com combinação de tejadilho preto. As cores serão ainda complementadas por um toque vermelho à volta do rebordo inferior do modelo.
Técnica melhorada
Em linha com as suas pretensões mais desportivas, o Ariya Nismo conta com uma afinação específica e características técnicas bastante melhoradas. Com bateria de 87 kWh, o modelo dispõe de 435 cv (320 kW) de potência e 600 Nm de binário, anunciando aceleração dos 0 aos 100 km/H em cerca de 5,0 segundos e recuperação de 80 a 120 km/h em meros 2,4 segundos. Os modos de condução também foram adaptados, passando a oferecer um dedicado “Nismo” para prestações mais desportivas.
O Ariya Nismo oferece uma capacidade de curva e força lateral superiores à do GT-R Nismo
Mais relevante é a promessa da Nissan de que o Ariya Nismo oferece uma capacidade de curva e força lateral superiores à do GT-R Nismo, graças a um conjunto de suspensão com molas, barras estabilizadoras e amortecedores modificados. Em conjunto, estes componentes permitem eliminar movimentos exagerados da carroçaria e aumentar o controlo do movimento de rolamento, oferecendo um nível melhorado de rigidez na estrada. A direção assistida também foi alterada, adaptando-se de forma mais eficaz consoante a velocidade: em autoestrada, por exemplo, a velocidades mais elevadas, a assistência é reduzida.
No que diz respeito aos travões, o Ariya Nismo adota tecnologia i-Booster, que aumenta a eficácia do sistema. Já a tecnologia e-4ORCE foi melhorada para este modelo em específico, procurando tornar o comportamento do modelo japonês mais preciso e seguro numa ampla variedade de situações de condução.
Nismo também por dentro
O cunho mais vincado da Nismo também é aplicado no interior, sendo possível observar o
emblema “Nismo” gravado nos bancos, os quais foram fabricados em material semelhante a camurça e especialmente concebidos para uma condução desportiva, fornecendo maiores índices de apoio do corpo.
As vendas do veículo estão previstas para janeiro de 2025, com preços ainda por conhecer.
Além disso, há que contar com pespontos vermelhos no volante, iluminação vermelha “Andon” e uma melhoria da qualidade de alguns dos materiais e revestimentos para oferecer uma postura mais desportiva do Ariya em versão Nismo.
Komentar