top of page
Foto do escritorPedro Junceiro

Aramco adquire 10% da HORSE

Divisão da Renault responsável pelo desenvolvimento de motores de combustão interna conta com o envolvimento e o investimento da petrolífera saudita para a investigação e a produção de combustíveis e lubrificantes sintéticos "zero emissões". Este negócio está avaliado em 7,4 mil milhões de euros!



Após a declaração de interesses já demonstrada no passado, a petrolífera Aramco confirmou ter chegado a acordo para adquirir 10% das participações na HORSE Powertrain, a nova empresa de produção de motores de combustão de âmbito global que nasceu a partir da combinação dos esforços entre o Grupo Renault e a Geely.

 

Esta companhia, confirmada oficialmente no final do mês de junho deste ano, está dedicada ao desenvolvimento de motores de combustão interna de nova geração para híbridos e modelos direcionados a outros mercados que não aqueles onde a eletrificação segue mais avançada, aliando as competências de dois dos maiores grupos automóveis do mundo para a criação de soluções de elevada eficiência.



Por seu turno, a Aramco irá ajudar na obtenção de combustíveis sintéticos mais sustentáveis e com custos mais acessíveis que permitam reduzir as pegadas ambientais dos motores de combustão. O acordo prevê ainda a cooperação entre a Aramco e a Valvoline em tecnologias de lubrificantes e combustíveis que melhorem as "performances" dos motores de combustão interna produzidos pela HORSE.

 

São abrangidos todos os tipos de soluções – híbridos e híbridos Plug-In, bem como motores de combustão interna que utilizam combustíveis como etanol, metanol, GPL, GNC e hidrogénio, entre outros.

 

A companhia petrolífera irá receber 5% de cada uma das duas outras acionistas, o Grupo Renault e a Geely, com estas a manterem assim uma participação igual de 45%. O preço a pagar pela Aramco no final do negócio, que ainda está sujeito a aprovação pelas autoridades competentes.



"Espera-se que o investimento da Aramco contribua diretamente para o desenvolvimento e a implementação de motores de combustão interna acessíveis, eficientes e com baixas emissões de carbono a nível mundial. Com a Geely e a Renault, tencionamos tirar partido da nossa experiência e recursos coletivos para apoiar avanços revolucionários nas tecnologias de motores e combustíveis”, refere Ahmad O. Khowaiter, Vice-Presidente Executivo para a Tecnologia e Inovação da Aramco.

 

A HORSE Powertrain Limited destaca-se por ter uma presença global, graças à junção de unidades de investigação e de produção do Grupo Renault e Geely, traduzindo-se em 17 fábricas por todo o mundo, nove clientes industriais em 130 países, cinco centros de investigação e de desenvolvimento e cerca de 19.000 funcionários, incluído em Portugal, com a fábrica da HORSE em Cacia a estabelecer-se como uma das unidades de referência na produção de componentes para os motores de combustão.

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page