Marca francesa esteve no mercado automóvel australiano durante 102 anos, mas as vendas muito reduzidas levaram importador a abandonar o negócio...
A Citroën vai abandonar o mercado automóvel australiano. O importador oficial decidiu por um fim às suas atividades comerciais com a icónica marca francesa, fechando, de vez, as encomendas dos automóveis do “double chevron” no dia 1 de novembro de 2024.
Após esta data o importador continuará a prestar serviços pós-venda nos seus 35 concessionários oficiais, mas focará a sua atividade comercial nos automóveis Peugeot.
“Embora reconheçamos e celebremos a rica história da Citroën no mercado australiano, devemos olhar para o futuro e ter em conta a rápida evolução, a natureza dinâmica e competitiva da indústria e do mercado local, bem como a evolução das exigências dos consumidores”, afirmou David Owen, Diretor-Geral da Citroën Austrália.
O importador refere que a decisão não foi tomada de ânimo leve, tendo sido feito o essencial trabalho de análise ao produto atual e futuro disponível para o mercado australiano, considerando aquilo que são as exigências e preferências dos seus clientes.
Vendas baixas ditam o fim
A redução drástica nas vendas da Citroën no mercado australiano levou o importador a tomar esta decisão. Em 2007, por exemplo, a marca vendeu ali mais de 3.800 automóveis. Já em 2021, o volume total de vendas foi de apenas 175 unidades. Nos últimos dois anos registou-se uma ligeira subida, mas as vendas acumuladas de 87 unidades entre janeiro e julho de 2024 representam uma queda de 35,6% relativamente ao período homólogo do ano passado.
87 unidades vendidas entre janeiro e julho de 2024
Atualmente, a Citroën vende apenas quatro modelos na Austrália, o C3, C4, C5 Aircross e o C5 X. A motorização híbrida plug-in do C5 X será o último modelo da marca a ser lançado no país depois de mais de 100 anos de atividade contínua naquele mercado, onde celebrou o primeiro contrato oficial com um importador em 1923.
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