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Foto do escritorJosé Caetano

Ao volante do Peugeot E-5008

A Peugeot, iniciado o processo de comercialização do 3008 novo, que privilegiou o E-3008 ao Hybrid e ao Hybrid Plug-In – na gama, nenhuma mecânica sem sistema de eletrificação, muito menos a gasóleo! –, não demorou a apresentar-nos a terceira geração do 5008. Tem a mesma base (Stellantis Medium) e pode contar com uma terceira fila de bancos, para sete de lugares de lotação. Registo das primeiras impressões de condução.



O 5008, comparado com o 3008, tem desenho menos desportivo, principalmente na zona posterior, por isso não apresentando o mesmo tipo de limitações quer na capacidade de carga, quer na habitabilidade. Concentremo-nos, portanto, no que distingue mais o primeiro SUV do segundo! As dimensões exteriores, por exemplo, aumentam, com crescimentos de 26,7 cm no comprimento e 16,2 cm entre eixos.


O Peugeot e-5008 novo apresenta-se-nos como uma referência no espaço nos bancos da terceira fila.

Assim, a Peugeot apresenta-se como referência no espaço nos bancos da terceira fila, que também beneficiam de acessos mais simples do que habitual, devido ao sistema “Easy Access” – desliza os assentos e reclina os encostos dos bancos da fila central, permitindo fazê-lo em simultâneo e num só comando específico.



A capacidade da bagageira depende da configuração do habitáculo, mas a marca anuncia 748 litros com cinco lugares, 259 com sete e 1815, dispensando-se todos os bancos posteriores! E o piso atrás da terceira fila pode levantar-se e arrumar-se atrás dos bancos, o que cria espaço em profundidade para mais bagagens. Existe, ainda, compartimento sob os assentos da terceira fila, com cerca de 80 litros.


Versões e preços

Para o arranque da carreira comercial do 5008, repetição da fórmula adotado para o 3008. Versões Allure e GT, e três pacotes de opcionais para as três motorizações. Hybrid com 136 cv, Plug-In Hybrid com 195 cv e E-5008 com 210 cv (preços desde 39.150 €, 47.150 € e 49.150 €, respetivamente). O PHEV é capaz de até 82 km EV e o elétrico, segundo a homologação WLTP, tem 502 km de autonomia – bateria com 73 kWh de capacidade. Numa tomada rápida, encontrando 160 kW de potência, o recarregamento de energia, de 20% para 80%, demora meia hora. Cumprindo-se o programa de manutenção na marca, 8 anos/160.000 km de garantia.



No 5008, para a instrumentação e o sistema multimédia, e dependendo da versão, dois monitores de 10’’ ou o i-Cockpit Panorâmico, com ecrã curvo de 21’’. Somam- se os i-Toggles, comandos táteis para acessos às funções utilizadas regularmente. No E-5008, potência disponível dependente do modo de condução: 170 cv no Eco, 190 cv no Normal, 210 cv no Sport. No entanto, a eletrónica de controlo é reativa e disponibiliza o máximo de 210 cv sempre que aceleramos a fundo.

 

Para este E-5008 com 210 cv, anunciam-se 170 km/h de velocidade máxima, 9,7 s de 0 a 100 km/h e 17,7 kWh/100 km de consumo médio e até 502 km de autonomia entre recargas.

Dinamicamente, parece-se com o E-3008, pois a firmeza do amortecimento, combinada com o centro de gravidade baixo, torna-o ágil nos movimentos de apoio (entenda-se transferências de massa em curva) sem diminuição da capacidade de filtragem das irregularidades do piso, qualidade que beneficia o conforto ou a suavidade de rolamento. A capacidade de arranque e recuperação não é estonteante, mas há reserva de energia sempre que pressionamos o acelerador.



Finalmente, possibilidade de regulação da intensidade da recuperação da energia durante as desacelerações e travagens. Os três níveis são controlados em patilhas no volante, mas nenhum tem a capacidade dos programas do tipo One-Pedal, que quase dispensam o recurso ao pedal do travão, não existindo carga no acelerador.

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