Antonelli já tem carta, mas…
- José Caetano
- 30 de jan.
- 2 min de leitura
Andrea Kimi Antonelli, italiano de 18 anos contratado pela equipa Mercedes para parceiro de George Russell no Mundial, após a mudança de Lewis Hamilton para a Scuderia Ferrari, foi aprovado no exame de condução, mas a legislação do país não autoriza este “teenager” a conduzir carros com mais de 74 cv/tonelada durante os próximos três anos! Na Fórmula 1, os monolugares têm cerca de 1000 cv e atingem velocidades (muito) acima de 300 km/h.

O piloto italiano Andrea Kimi Antonelli encontra-se entre as muitas caras novas no “plantel” da Fórmula 1 para 2025. O “teenager” (18 anos comemorados só a 25 de agosto) integra a escuderia Mercedes, como parceiro do britânico George Russell, e substituto de Lewis Hamilton, que decidiu transferir-se para a Scuderia Ferrari. O ano passado, na Fórmula 2, sexta posição, com duas vitórias, três pódios e, ainda, quatro voltas mais rápidas em 26 corridas. Também em 2024, primeiras voltas aos comandos de monolugares da equipa alemã, quer durante testes privados (Imola, Silverstone e Spa-Francorchamps), quer participando nos treinos livres em Itália e na Cidade do México ou teste de pós-temporada no Yas Marina do Abu Dhabi.

Antonelli, devido à sua precocidade, acelerou na Fórmula 1 antes mesmo de obter a licença de condução. Conseguiu-a agora, após aprovação num exame em Itália, momento que comemorou em publicações nas redes sociais. No entanto, o piloto italiano está confrontado com limitação que é problema, também, para a equipa… De acordo com a legislação italiana, durante os primeiros três anos da habilitação legal para conduzir, Andrea não pode assumir o comando de carro com mais de 93 cv (ou 74 cv/tonelada), facto que o impede, por exemplo, a utilização de máquinas da marca que representa na categoria mais importante da competição automóvel, a Mercedes-AMG!
De resto, na gama da Mercedes, também não existem automóveis com mecânicas tão pouco potentes, desconhecendo-se, por isso, que carro Antonelli utilizará nas deslocações diárias. O piloto tem estreia na Fórmula 1 marcada para a ronda 1 do campeonato de 2025, o Grande Prémio da Austrália, no Albert Park de Melbourne, a 16 de março. Na Fórmula 1, os monolugares têm cerca de 1000 cv, combinando-se os 850 cv dos V6 1.6 Turbo com os 150 cv dos sistemas híbridos, e são capazes de velocidades (muito) acima de 300 km/h.
Antonelli, na estreia num treino livre de Grande Prémio do Campeonato do Mundo, em Monza, Itália a 30 de agosto, foi protagonista de acidente violento – despistou-se contra as barreiras no exterior da Curva Alboreto, colisão que registou forças na ordem dos 52 g, semidestruindo o W15 de George Russell –, quando ainda detinha a volta mais rápida da sessão, não faltando, depois, quem o comparasse a muitos prodígios da história do desporto automóvel, como o compatriota Tazio Nuvolari… A relação do piloto natural de Bolonha com a Mercedes iniciou-se em 2019.
Comentarios