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Foto do escritorJosé Caetano

Antonelli na Mercedes e Lawson na RB em 2025

Atualizado: 26 de ago.

A confirmação pela Alpine-Renault do acordo com o australiano Jack Doohan para 2025 deixa apenas três vagas por preencher na Fórmula 1, nas equipas Mercedes, RB e Kick Sauber. O italiano Andrea Kimi Antonelli prepara teste com a primeira e o neozelandês Liam Lawson está quase confirmado na "equipa-satélite" dos austríacos. Hoje, nos treinos livres, Norris (McLaren) mais rápido no primeiro e Russell (Mercedes) no segundo.



Na Fórmula 1, após a pausa para férias, regresso à ação muito movimento, com os dois primeiros treinos para o Grande Prémio dos Países Baixos, corrida a realizar já este domingo (14 horas em Portugal Continental), em Zandvoort – Lando Norris, da McLaren-Mercedes, foi o mais veloz na primeira (1.12,322 m) e George Russell, da Mercedes, superiorizou-se à concorrência na segunda (1.10,702 m). Mas, a notícia do dia é mesmo o acordo de Jack Doohan com a Alpine-Renault para companheiro de equipa de Pierre Gasly a partir de 2025.

 

O australiano de 21 anos, filho de ex-ás do motociclismo (Mike Doohan, piloto que ganhou cinco títulos na categoria de topo do Mundial de Velocidade), é o sucessor de Esteban Ocon na formação francesa. Jack, ex-membro do Red Bull Junior Team, já trabalha com a escuderia, na condição de piloto de reserva e testes, facto que o coloca numa posição privilegiada, por estar (bem) identificado com os bastidores da equipa. No currículo desportivo de Jack, segundo na Fórmula 3 em 2021, com a Trident, e terceiro na Fórmula 2 em 2023, com a Invicta Virtuosi Racing.



A contratação de Doohan pela Alpine-Renault deixou só três vagas para preencher no plantel-2025 da Fórmula 1, nas escuderias Mercedes, RB e Sauber. Segundo as informações mais recentes, a primeira está cada vez mais seduzida pela hipótese de contratar o prodígio italiano Andrea Kimi Antonelli, de 17 anos, e a segunda tem pré-acordo com o neozelandês Liam Lawson, de 22, que competiu no Mundial em 2023, com a AlphaTauri, acelerando em cinco corridas, em substituição de Daniel Ricciardo. Melhor resultado: nono classificado (e dois pontos) em Singapura.



Já Kimi Antonelli, o “nome de guerra” do “teenager” natural de Bolonha, Itália, tem estreia ao volante do W15 da Mercedes programada para o primeiro treino livre no programa do Grande Prémio de Itália, no dia 30, após experiências bem-sucedidas aos comandos do W13 e do W14, este ano, durante testes privados. Atualmente, o italiano encontra-se na Fórmula 2, com a Prema e Oliver Bearman, piloto que está comprometido com a Haas para 2025, depois de experiência muito positiva com a Ferrari (substituiu Carlos Sainz na Arábia Saudita e terminou a corrida em sétimo). Realizadas as primeiras 10 rondas da temporada, Andrea sétimo, com 87 pontos, contra 165 de Isack Hajdar, franco-argelino da Campos Racing, e tem duas vitórias em 20 corridas (Silverstone e Hungaroring).


Em 2024, o piloto italiano que comemora 18 anos este domingo representa a Prema no Mundial de Fórmula 2.

Em Monza, no primeiro contato com o W15 (e na primeira participação num treino livre na Fórmula 1), Antonelli com o apoio de Peter Bonnington, ainda o engenheiro de corrida de Hamilton. Andrea está sob contrato com a Mercedes desde 2019, na condição de membro da equipa júnior da escuderia alemã.



“Esta temporada não arrancou como ambicionava, mas a Mercedes conhece-me. Sinto-me tranquilo. Se a oportunidade aparecer, aproveitá-la-ei com entusiasmo», disse Andrea Kimi Antonelli ao “site” britânico autosport.com.

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