Monolugares de Fórmula 1 aceleram pela 20.ª vez em Sakhir. Hamilton detém o recorde de vitórias (5), Leclerc ganhou em 2022 e Verstappen comemorou o 1.º sucesso no ano passado
Na ronda 1 do 75.º Campeonato do Mundo de Fórmula 1, 20.º Grande Prémio do Bahrain, 57 voltas a circuito com 5,412 km em Sakhi inscrito no mapa da categoria mais mediática do desporto automóvel desde 2004. Lewis Hamilton e Scuderia Ferrari são os recordistas de vitórias – cinco e sete, respetivamente. Em 2023, prenúncio do que assistimos durante toda a temporada: primeira posição para Max Verstappen, em Red Bull-Honda RBPT, após o melhor registo na qualificação, com 1.29,708 m. Sergio Pérez, parceiro do neerlandês na escuderia austríaca, completou a corrida com 308,238 km em segundo, à frente do Aston Martin-Mercedes de Fernando Alonso.
No Bahrain, corrida ao final da tarde (15 horas em Portugal), para “tiro de partida” durante o dia e “bandeira de xadrez” já à noite, sob luz artificial, o que eleva a espetacularidade de grande prémio que tem, também, a particularidade de realizar-se num sábado e não num domingo – anuncia-se o mesmo para a ronda 2 do Mundial, em Jeddah, na Arábia Saudita. Por isso o programa inicia-se numa quinta-feira, com dois treinos livres (11h30 e 15h00) e tem a qualificação marcada para a tarde de sexta-feira (16h00), depois da terceira sessão de preparação (12h30).
Mão cheia de mudanças nos regulamentos desportivos e técnicos
De 2023 para 2024, por razões diversas, introduziram-se alterações tanto no regulamento desportivo como no técnico, mas mantendo o essencial do que foi alterado em 2022, ano da introdução de geração nova de monolugares. Por exemplo, FIA e Fórmula 1, voltaram a mudar o formato das corridas de Sprint, para diferenciá-lo mais dos grandes prémios – no calendário deste ano, encontram-se seis – China, Miami, Áustria, EUA, São Paulo e Catar. Na prática, nestes fins de semanas, nos arranques dos programas, após o primeiro treino livre, qualificação para a prova com 30 m a realizar logo no início do segundo dia, antes da sessão que arruma a grelha de partida para o evento principal.
Também existem mudanças na utilização do DRS, sistema que proporciona o aumento da velocidade, através de mecanismo na asa posterior que reduz a resistência aerodinâmica. Em 2024, os pilotos podem recorrer ao sistema uma volta mais cedo quer depois do início da corrida, quer após uma intervenção do Safety Car ou o relançamento do grande prémio na sequência da exibição de uma bandeira vermelha. Esta solução foi experimentada nas corridas de Sprint realizadas no ano passado, com resultados positivos.
Por fim, depois do aumento registado em 2023, (outra!) expansão do número de unidades de potência por piloto durante a temporada, de três para quatro, tanto em 2024 como em 2025.
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